A real relação entre café e ansiedade: descubra a verdade

A real relação entre café e ansiedade: descubra a verdade

A relação entre café e ansiedade é algo que intriga muitas pessoas, em especial os cientistas. Assim, são vários indícios que fazem essa combinação algo tão poderoso. Dessa forma, vale a pena explorar mais esse assunto e conhecer o que está por trás dele.

Qual é a relação entre café e ansiedade?

A relação entre café e ansiedade se dá muito pelo princípio ativo da bebida, a cafeína. Assim, essa última está muito presente no líquido e causa efeitos bem diversos nas pessoas.

O interessante é que cada um reage a um jeito diferente a cafeína. No entanto, já está comprovado que exagerar no consumo de café é um erro e dos grandes.

A cafeína estimula o sistema nervoso central, assim, a ingestão em excesso pode causar sintomas de ansiedade. Hoje, ela é a droga psicoativa mais consumida no mundo. Além disso, só de café, são cerca de 1,6 bilhão de xícaras por dia.

Com base nisso, uma pesquisa feita nos EUA mostra algo bem interessante. Então, cerca de 85% das pessoas bebem pelo menos uma bebida com cafeína por dia. Afinal, o café não é o único alimento com o composto, apesar de ser o mais popular.

A real relação entre café e ansiedade: descubra a verdade
A relação entre café e ansiedade existe, mas é complexa. Imagem de Andrea Picquadio no Pexels.

Excesso de cafeína

Muitos bebem café habitual para se livrar do sono e ter mais disposição no dia a dia. No entanto, o consumo em excesso causa uma série de efeitos colaterais. Inclusive, alguns dos sintomas replicam muito bem o que seria uma crise de ansiedade.

Transtorno de ansiedade 

Essa é uma doença mental bastante conhecida, na qual uma pessoa é atingida por uma onda de sentimentos ruins. Assim, a maioria deles replicam medo e mal-estar e afetam muito o dia a dia de quem lida com isso.

O Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA, NIMH, traz um dado bem alarmante. Então, segundo ele, mais de 30% de todos os adultos no país vão experimentar o transtorno de ansiedade. Isso claro, em alguma etapa da vida.

Café causa ansiedade?

Essa é uma pergunta comum, mas vale a pena pensar mais sobre ela. Afinal, existe uma grande diferença entre causar ansiedade e promover alguns sintomas semelhantes. Dessa forma, vários cientistas já se debruçaram nesse assunto.

O saldo final é que o café pode causar sensações que pessoas ansiosas vivem no seu cotidiano. Além disso, um dos principais motivos que causa essa reação é a capacidade da cafeína de bloquear os receptores de adenosina.

Esse último ajuda no combate a arritmia cardíaca. Dessa forma, tem-se um aumento de glutamato, adrenalina e dopamina. Assim, é normal a pessoa que ingere café demais sentir tremores e batimentos acelerados.

A real relação entre café e ansiedade: descubra a verdade
A relação entre café e ansiedade deve ser evitada com doses controladas da bebida. Imagem de Suzie Hazelwood no Pexels.

Doses controladas

Caso esteja pensando que a melhor opção é nunca mais tomar uma xícara de café complexo, calma. Saiba que doses baixas de cafeína melhoram a atividade motora do cérebro. Então, o problema está apenas no exagero.

Em contrapartida, lembre-se de que nem todo mundo reage a essa substância da mesma maneira. Então, é comum encontrar alguém que com apenas uma xícara sente tudo isso, enquanto outro, mesmo tomando mais, não é afetado.

Transtorno de ansiedade induzido pela cafeína

Ainda vale a pena ressaltar que algumas pessoas são mais sujeitas a ter ansiedade. Então, nesses casos, a cafeína pode induzir o transtorno de ansiedade. Portanto, é melhor tomar cuidado e ingerir aos poucos a bebida.

Mesmo assim, muitos estudos precisam ser feitos para concretizar essa afirmação, apesar de isso já ser reconhecido pelos cientistas. Afinal, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DMS-5), da Associação Americana de Psiquiatria, traz esse relado.

A real relação entre café e ansiedade: descubra a verdade
Existe um diagnóstico para a relação direta entre café e ansiedade. Imagem de Ketut Subiyanto no Pexels

Diagnóstico

Mesmo reconhecido pelas autoridades da saúde, o diagnóstico é bem específico. Então, para que alguém tenha transtorno de ansiedade causado pela cafeína, tem-se que seguir os critérios abaixo:

  • sintomas relacionados à abstinência da substância;
  • uso de cafeína, mesmo com os sintomas;
  • desejo forte ou esforço malsucedido para controlar o uso da substância.

Perceba que essa relação mais direta entre café e ansiedade não é algo tão comum. Assim, a cafeína em excesso promover sintomas semelhantes à doença é um cenário muito mais usual. Veja alguns deles a seguir, fora os que já foram citados:

  • dor de cabeça;
  • tontura;
  • desidratação;
  • insônia;
  • inquietação.

Como evitar a relação entre café e ansiedade ao consumir a bebida?

Para evitar a relação entre café e ansiedade, você precisa controlar a ingestão apenas. Então, é possível usufruir dos benefícios da bebida, sem exagerar e acabar lidando com sintomas desagradáveis.

O FDA, conhecido como a Anvisa dos EUA, já estipulou que uma pessoa deve consumir entre 3 e 4 xícaras de bom café. Além disso, elas devem ser diluídas ao longo do dia, ou seja, nada de beber tudo de uma vez.

A real relação entre café e ansiedade: descubra a verdade
Para evitar a relação entre café e a ansiedade, não é necessário para de ingerir a bebida. Imagem de Ketut Subiyanto no Pexels.

Nem todo mundo pode ou deve tomar café

Um ponto que merece atenção é que alguns cenários requerem que as pessoas evitem a bebida até consultar um médico. Assim, este é o caso das grávidas, mulheres que amamentam, hipertensos e quem sofre com asma são bons exemplos disso.

É possível evitar a relação entre café e ansiedade?

Sem dúvidas é possível evitar a relação entre café e ansiedade. Então, não exagere na ingestão e mais importante, entenda os limites do seu corpo e respeite-os. Hoje sabe-se que a cafeína tem ação contra uma série de doenças como:

  • diabetes;
  • câncer;
  • cálculo renal;
  • Parkinson.

Uma boa opção também é investir em café descafeinado. Afinal, o sabor continua incrível e você não tem os efeitos que essa substância pode causar. Para pessoas sensíveis, é uma ótima pedida.

Bebida de qualidade

Para aproveitar todos os benefícios da bebida sem abrir mão do sabor, é essencial investir em café de qualidade. Isso seja em grão ou cápsula. Portanto, conheça mais de perto as opções que a Bicafé oferece e aproveite ao máximo.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.