Conheça o café de açaí

Conheça o café de açaí

Café de açaí é uma bebida brasileira, que surgiu no Norte do país e é feita a partir da infusão de grãos de açaí torrados e moídos, do mesmo modo que os grãos de café. Dessa forma, tem um sabor parecido com o da bebida original, mas a grande diferença, é que não possui cafeína. 

O que é o café de açaí?

O café de açaí nada mais é do que uma bebida onde os grãos da fruta brasileira passam pela torra, assim como os tradicionais, de café. Em seguida, o açaí passa para moagem, que torna o produto muito parecido com o pó cafeeiro.

Para que serve?

Esse drink atua como uma variação do sabor comum, que mesmo que ainda não tão conhecida, é muito aceita. Isso porque, tem um sabor parecido com o do café tradicional, o que o torna uma ótima opção para quem não pode consumi-lo. 

Conheça o café de açaí
Conheça o café de açaí e veja seus benefícios. Imagem de Johnny Willz em Pexels.

A bebida pode ser tomada tanto pela manhã como ao longo do dia, porque o seu sabor é apenas um pouco mais ácido, mas ele não possui cafeína. Além disso, o refresco pode oferecer bem mais benefícios nutricionais do que outros cafés.

Quais são os seus benefícios?

O café de açaí é tido como um subproduto da fruta, portanto, tem uma cor mais clara do que o café preto, sabor leve e vários benefícios a saúde. Dessa forma, algumas das vantagens são um intestino que funcione melhor, por conta do seu alto teor de fibras e controle de:

  • hipertensão;
  • glicemia; 
  • diabete; 
  • colesterol.

A bebida ainda possui óleos essenciais ótimos para manter as pessoas saudáveis. Assim, é rico em vitaminas A, D, E, e K. onde todas são cruciais para melhorar e fortalecer muitas funções do organismo, desde a pele até os ossos. 

Conheça o café de açaí
Descubra porque tormar café de açaí. Imagem de Lisa Fotios em Pexels.

Ele é fonte de vitamina A, que combate o envelhecimento, bem como ajuda a construir a imunidade e protege a saúde dos olhos. Enquanto isso, a D se relaciona a fortalecer os ossos e ajudar a absorver cálcio.

A E é um potente antioxidante, o que para deixar a pele e o cabelo ainda mais bonitos. Então, a vitamina K ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e combate sangramentos.

Qual é a maior diferença para o café tradicional?

Apesar de ser chamado de café de açaí, o produto não tem cafeína, como o tradicional. Portanto, isso torna uma ótima opção para os que não podem consumir o comum, por problemas de saúde e não quer abdicar dessa bebida no dia a dia. 

Como surgiu o café de açaí?

O café de açaí surgiu devido a alguns agricultores que sofriam com a falta de café tradicional na região do estado do Pará. Dessa forma, eles acharam no caroço da fruta, um modo sustentável, já que o caroço costuma ser jogado fora.

Conheça o café de açaí
Entenda o que é café de açaí e porque ele ganha cada vez mais fama. Imagem de Elle Hughes em Pexels.

Nessa região da fruta é onde ficam a maioria dos seus nutrientes. Assim, isso garante muitas vantagens do consumo desse tipo de bebida para a saúde e o nosso bem-estar de quem os consome, além de fomentar o mercado de café.

Como se faz o café a partir do açaí?

O processo para fazer o café de açaí é muito similar ao tradicional. Então, após colher as plantas é crucial selecionar os seus grãos, que depois passam por um processo de exposição ao sol para secarem e assim perderem sua pelagem que estão junto ao fruto.

Depois eles passam pela peneira e chegam à fase de torrefação. Por isso, em seguida, eles passam pela moagem para dar origem ao pó, que deve seguir para a embalagem de forma rápida logo após. 

A rapidez para embalar é um passo essencial no processo de produção. Isso porque, é essencial para preservar o aroma e o sabor da bebida quando se “passar” ela.

Como preparar o café?

Quem gosta de adoçar o café pode colocar uma colher de açúcar na sua xícara. No entanto, se indica o café sem açúcar, já que a semente é menos amarga que o grão tradicional.

Produção sustentável

O café de açaí é benéfico para o meio ambiente e para a sociedade em si. Isso porque, surgiu a partir da produção de uma fruta muito consumida no país e representa reaproveitar todas partes, o que diminui o impacto ambiental de seu cultivo. 

Conheça o café de açaí
Conheça o café de açaí e entenda porque essa é uma das bebidas mais populares no norte. Imagem de Igor Starkov em Pexels.

Em relação à sociedade, a sua produção gera emprego e renda em regiões que muitas vezes não vivem do mercado de café. Portanto, com a filosofia de aproveitar da polpa do fruto até a sua semente, ele ajuda a diminuir a produção de resíduos e despejo em locais inadequados.

Gostou de conhecer o café de açaí? Então, conheça os melhores produtos da Bicafé Brasil. Aliás, ela tem ótimas opções para quem deseja descobrir novos sabores com os seus grãos de primeira linha.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.