Pode tomar café com creatina?

Pode tomar café com creatina?

O café com creatina é uma das bebidas favoritas de quem frequenta academias ou tem treinos exaustivos. Por isso, vale a pena entender como essa mistura funciona, se você pode usá-la todos os dias e os benefícios ou riscos que pode oferecer.

Por que tomar café com creatina?

O café com creatina é uma das formas de tomar esse pó que atua como um suplemento e deve ser diluído na bebida que você preferir. Dessa forma, dá para se consumir a creatina com várias outras bebidas, como, por exemplo:

  • água;
  • suco; 
  • vitamina. 

Só que diferente das outras opções, quando se mistura ela com café, ela ganha o reforço da cafeína. Portanto, é bom saber como cada uma dessas substâncias se comporta para ter um controle melhor ao longo do uso.

Pode tomar café com creatina?
Descubra se pode tomar café com creatina e quais os efeitos. Imagem de Chevanon Photography em Pexels.

Como o café com creatina atuam no organismo?

Essa combinação de café com creatina é útil para quem deseja ter mais energia e acelerar o seu metabolismo. Isso porque, os dois tem propriedades diferentes, mas que se parecem, nos seus efeitos. 

Como atua a creatina?

A creatina tem como papel prover energia rápida durante a contração muscular. Ou seja, ela se armazena e para depois atuar nos primeiros instantes em que o músculo precisa de força para realizar uma atividade, ainda mais em tecidos cuja demanda energética é alta. 

Como atua o café?

O café em grãos é uma bebida que possui cafeína como o seu principal composto. Assim, atua como um estimulante muito efetivo para evitar a sensação de cansaço, mas, também, funciona para aumentar os níveis de energia e o estado de alerta. 

Existem riscos do uso constante?

Apesar dessa bebida ter vários benefícios, é bom tomar cuidado para não o consumir de forma exagerada. Isso porque, pode provocar o efeito rebote, que causa vício no seu uso, pois quanto mais cafeína se bebe, mais precisará para prover o mesmo efeito, além disso, pode causar: 

  • sudorese;
  • ansiedade; 
  • taquicardia; 
  • distúrbios intestinais; 
  • azia;
  • insônia;
  • má qualidade do sono.

Um bom café aliado com a creatina tem o mesmo objetivo final, ou seja, dar mais energia para a prática de exercícios. Mas, os seus mecanismos de ação e a forma com que a energia absorvida é estimulada no organismo, se diferem muito. 

Pode tomar café com creatina?
Entenda os benefícios de tomar café com creatina. Imagem de Mateusz Dach em Pexels.

A cafeína atua de modo a fornecer a energia para o sistema nervoso central e também para o muscular. Enquanto isso, a creatina atua de forma intramuscular, ou seja, age dentro do músculo.

O café corta o efeito da creatina?

Não há evidências de que não se pode tomar creatina com o café preto. Isso porque, mesmo que a cafeína seja famosa por cortar ou atrapalhar a absorção e efeito de muitos nutrientes, o consumo da creatina não sofre interferência quando se associa a ela. 

As suas substâncias promovem melhora no desempenho por meio de mecanismos independentes. Portanto, não interfere no desempenho uma da outra, apenas se complementam.

Quais são os benefícios do café com creatina?

A união de café com creatina traz efeitos ótimos para quem busca melhorar seu desempenho no esporte e ter uma boa performance na atividade física que pratica. Assim, apesar de ter meios de ação distintos, são muito usados para auxiliar a fazer exercícios.

Com o uso contínuo e ponderado dos dois juntos é possível obter uma suplementação combinada. Por isso, o corpo consegue ter ainda mais energia e explosão para cumprir as funções de força, explosão e velocidade.

Ainda há a chance de que a junção das duas substâncias seja efetiva para ampliar o acúmulo da creatina. No entanto, essas são apenas hipóteses e não há comprovação de que o efeito seja mesmo esse. 

Pode tomar café com creatina?
Descubra se pode tomar café com creatina e quais os efeitos. Imagem de Darcy Lawrey em Pexels.

Como tomar cafeína e creatina juntas?

A dose usual de creatina deve ser entre 3 a 5g por dia, ou conforme o que seu nutricionista recomendar. Além disso, é crucial que se dilua na bebida, bem como que seu consumo seja diários, mesmo nos dias em que não treina. 

Não há um melhor horário do dia para o consumo, mas, se sugere que o uso ocorra sempre no mesmo momento para evitar esquecer. Assim, ainda se aconselha que se consuma com um carboidrato para melhorar a sua absorção.

É válido ressaltar que para tomar café com creatina, o limite máximo deve ser de 4 xícaras de café coado, cerca de 400 mg. Dessa forma, evite ingerir a bebida depois das 16h, já que isso pode atrapalhar a qualidade do sono.

Cuidados com o uso da cafeína

A cafeína pode desidratar o corpo se o consumo for em excesso, assim como o mecanismo de ação da creatina também demanda água. Portanto, é crucial consumir bastante água ao longo do dia para evitar desidratação.

Pode tomar café com creatina?
Entenda como tomar café com creatina e quando evitar. Imagem de betul akyurek em Pexels.

Quando não consumir creatina e café?

Não há contraindicação do consumo de café com creatina, já que os dois não interferem na absorção e no efeito. No entanto, para quem tem dificuldade para dormir, o melhor é evitar no período noturno. 

Para facilitar seus preparos, conheça os grãos Bicafé que trazem o melhor sabor para a sua bebida e faça essas receitas em pouco tempo. Assim, a Bicafé Brasil tem ótimas opções para quem deseja combinar a bebida com a substância.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.