Saiba mais sobre o café torra média

Saiba mais sobre o café torra média

O café torra média conquista cada vez mais pessoas ao redor do mundo porque suas características únicas oferecem uma bebida de sabor incrível. Portanto, saiba mais sobre isso neste artigo e veja se essa é a melhor maneira de consumir a bebida.

O que é o café torra média?

Café torra média é a bebida que tem características peculiares, como um amargor baixo. No entanto, para entender melhor sobre como isso se dá e como funciona essa classificação, é necessário entender sobre o processo para obter o produto.

Torra do café

A torra acontece no torrador de café, seja ele industrial ou caseiro, e se divide em 3 etapas principais, quais sejam:

  • desidratação;
  • reações intermediárias;
  • pirólise.

1- Desidratação

Aqui, o grão do café vai perdendo a sua umidade, visto que ele ainda possui um pouco após o processo de secagem. No entanto, ela está na forma de vapor e essa fase se caracteriza por uma grande elevação na temperatura.

2- Reações intermediárias

Nessa etapa ocorre a quebra dos açúcares dos grãos e acontece a caramelização. Dessa forma, tem-se aqui um aroma que lembra nozes e amendoim. Inclusive, muitas pessoas amam essa fase, devido ao cheiro.

3- Pirólise

A última etapa é a que demanda mais esforço. Afinal, é aqui que acontece a formação das moléculas complexas de aroma. Além disso, na pirólise também é liberada energia. Então, perceba que tudo se define como um conjunto de reações químicas.

Saiba mais sobre o café torra média
O café torra média-clara é diferente do torra média. Imagem de Roman Bengaiev no Pexels.

Qual é a diferença entre o café torra média e torra média-clara?

A diferença entre o café torra média e o média-clara se dá por meio de aspectos como acidez a cor quando moído. No entanto, é essencial entender outras questões antes de entrar nesse tópico.

Sabe-se que o tipo de torra afeta muito o sabor final da bebida. Então, ainda que se tenha um mesmo café, se ele tem diferentes torras, a experiência ao ingeri-lo será distinta.

Um dos motivos para isso é o tempo no torrador. Assim, quanto mais tempo o café fica nele, mais o açúcar que vem do grão é consumido. Diante disso, quanto mais escura a torra, mais amargo ele será.

Elementos importantes

Os elementos que merecem destaque para diferenciar esses cafés são vários. Então, o primeiro é a acidez, que se refere a percepção do cítrico, acético e tartárico. Inclusive, ela é sentida em especial na região lateral da língua.

Já o segundo é o amargor que se percebe no paladar, que se distancia do sabor doce. Além disso, o terceiro elemento é o aroma, ou seja, o cheiro do café após ser hidratado, bem como a cor que se torna mais escura.

Por último, tem-se o corpo, a sensação que se tem na boca, gerada por uma persistência. Dessa forma, note que são muitos tópicos que diferenciam a torra de um café. Com isso, você já consegue entender melhor esse processo.

Torra média

Aqui, os ácidos ganham mais intensidade e sofrem uma atenuação devido ao doce. Inclusive, esse último lembre um caramelo. No entanto, ainda é possível identificar um toque de amargor e características como:

  • cor: voltada para o marrom escuro;
  • corpo: médio;
  • amargor: presente, mas em baixo nível;
  • aroma: rico em aromas;
  • acidez: notável, mas não muito intensa;
  • sabores: diversos.

Torra média-clara

Nesse tipo de torra, os detalhes únicos dos grãos são mais preservados. Dito isso, veja abaixo como fica a classificação desse café:

  • cor: marrom médio e não tem óleos na região superficial do grão;
  • corpo: leve;
  • amargor: nível muito baixo;
  • aroma: mediano;
  • acidez: intensa, voltada para um cítrico brilhante;
  • sabores: diversos e exóticos.

Com isso é possível perceber que o sabor final é muito impactado pelo tipo de torra. Dessa forma, nem todo mundo vai gostar do mesmo café. No entanto, o interessante é testar opções diferentes conforme a preferência por algo mais forte ou uma bebida menos intensa.

Saiba mais sobre o café torra média
O café pode ser harmonizado com diversos alimentos. Imagem de Mwabonje Ringa no Pexels.

Com o que harmonizar o café torra média?

É possível combinar o café torra média com diversos alimentos. Assim, bolos, salgados, tapioca, pão de queijo e biscoitos são apenas alguns exemplos. Além disso, muitos preferem ingerir a bebida sozinha para apreciar cada detalhe dela.

O importante é testar essas diversas harmonizações e ver quais são mais agradáveis ao seu paladar e também conforme o momento do dia.

Vale a pena investir no café torra média?

Sem dúvidas vale a pena investir em café torra média. Afinal, esse tipo da bebida tem um sabor único e pode ser o ideal para o seu gosto. De toda forma, caso nunca tenha experimentado, é interessante testar.

Onde encontrar café de qualidade?

Um ponto importante é que existem diversos níveis de qualidade no mercado do café. Então, não pense que tudo é igual, pelo contrário. Portanto, procure marcas conhecidas no mercado e que não vão desapontar nesse sentido.

A Bicafé conta com inúmeras opções para você se divertir escolhendo quais mais lhe agradam. Além dos grãos, também tem diversas cápsulas para experimentar. Dessa forma, não perca tempo, acesse o site já e aprecie as variações dessa bebida tão incrível.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.