Como tomar café sem açúcar e quais são os benefícios para a saúde?

O café sem açúcar no seu dia a dia pode, sim, ser delicioso. Afinal, muitas pessoas só adoçam a bebida por um costume mecânico. Então, se você quer ser mais saudável e experimentar algo novo, saiba tudo sobre os benefícios de optar pelo cafezinho natural.

Café sem açúcar impacta o sabor da bebida?

Ao contrário do que muitos pensam, o gosto natural do bebida não é amarga, então, o café sem açúcar não impacta tanto. Afinal, ele é uma fruta que tem nuances cítricas e doces. Só que, esse sabor que se nota é quando a torra é feita em excesso, a fim de esconder os defeitos do produto.

Só de pensar em tomar café puro muitos já fazem uma expressão de nojo e imaginam o quão “amargo” seria beber algo assim. Mas, muitas pessoas adoçam a bebida apenas por um hábito ou cultura, pois foi desse modo que foram acostumados.

Hoje, existem marcas que investem em um café de qualidade. Então, tomar a bebida sem açúcar não irá impactar tanto no sabor. Dessa forma, basta desconstruir o conceito antigo de adoçá-la.

É verdade que o café sem açúcar ajuda a emagrecer?

O consumo de café sem açúcar pode, em alguns casos, estar associado a benefícios para o controle de peso, mas não é uma solução mágica para emagrecer. A perda de peso eficaz depende de uma abordagem ampla, que inclui:

  • dieta saudável;
  • exercícios regulares;
  • sono adequado.

Em resumo, ele pode ser parte de um plano de controle de peso saudável, mas não é uma solução isolada para isso.

Como tomar café sem açúcar e quais são os benefícios para a saúde?
A transição para o café sem açúcar deve ser suave. Imagem do Freepik.

Por que tomar café sem açúcar?

Tomar café sem açúcar não só faz bem para a sua saúde, como também pode ajudar a regular o nível de glicose no sangue. Além disso, reduz o risco de cárie nos dentes e controla os desejos por doce em geral, o que é benéfico para o bem-estar a longo prazo.

Optar por tomar a bebida em sua forma natural irá trazer novas experiências em sabor e aromas. Além disso, por ser algo que se ingere todos os dias, é importante que ela seja saudável e o açúcar é um grande vilão para a saúde.

Ao se adaptar a tomá-lo, aliás, você pode criar um paladar menos dependente de sabores adocicados, o que facilita fazer escolhas alimentares mais saudáveis.

Confira abaixo algumas das principais vantagens de adotar essa prática e como você pode sentir os efeitos disso no seu corpo, bem como no seu dia a dia.

Controle do açúcar no sangue

O café preto sem açúcar, em sua forma pura, tem um baixo teor calórico e zero doçura. Isso significa que ele, de fato, tem um impacto mínimo nos níveis de glicose no sangue, o que é crucial para manter a glicemia estável. 

Para as pessoas que têm diabetes ou com resistência à insulina, o açúcar pode trazer risco de hiperglicemia. Além disso, ele contribui para a ingestão calórica diária, então, eliminá-lo pode apoiar a perda ou a manutenção do peso.

Redução de calorias

Uma das razões pelas quais muitas pessoas optam por tomar o café sem açúcar é a busca pelo controle de peso. Isso porque, adicionado às bebidas, ele aumenta a ingestão calórica diária, sem dar os nutrientes que o corpo precisa. 

Consumi-lo em excesso, ainda, é associado ao risco de ter doenças crônicas, como, por exemplo:

  • obesidade;
  • resistência à insulina;
  • diabetes tipo 2.

A maioria das dietas para quem quer perder peso pedem que a pessoa retire o consumo de doces da sua rotina. Por isso, tomar a bebida no seu natural vai além de uma preferência, pois é uma necessidade.

O açúcar no café pode trazer riscos a sua saúde a longo prazo. Imagem do Freepik

Melhor qualidade do sono

A cafeína é um estimulante que pode afetar de forma negativa o sono. Portanto, beber café sem açúcar permite que o seu corpo metabolize a substância, o que ajuda, assim, a reduzir o impacto potencial na hora de dormir.

O consumo moderado pode levar a um melhor desempenho durante o dia e, dessa forma, a um sono não só mais profundo, mas também reparador à noite.

Como tomar café sem açúcar?

O consumo do café sem açúcar envolve explorar vários aspectos do preparo e tempo, a fim de se acostumar com essa nova versão, para, assim, apreciar os seus sabores mais naturais e agradáveis. Veja abaixo alguns métodos para ajudar no sabor da bebida:

  • escolher grãos frescos e bem torrados, pois tem sabores mais ricos e complexos;
  • moê-lo para liberar os sabores e o aroma;
  • ajustar a proporção entre o pó e água ao preparar;
  • testar outros métodos, como prensa francesa, Chemex, aeropress ou pour-over.

Evite também deixá-lo em infusão por muito tempo, pois isso pode resultar em um sabor amargo. Ou seja, siga as diretrizes de tempo recomendadas para o modo de preparação.

Como tomar café sem açúcar e quais são os benefícios para a saúde?
O café sem açúcar traz vários benefícios para a saúde. Imagem de PxHere.

Acostume-se aos poucos

Para quem tem o hábito de consumir café com açúcar, não vai ser do dia para a noite que vai começar a amar a bebida sem esse ingrediente. Pois, as suas papilas gustativas se “acostumaram” com esse sabor açucarado.

Comece de forma lenta e gradual, usando medidas menores a cada dia que passar. Logo, se você usa uma colher de sopa hoje, amanhã use uma de sobremesa e assim por diante.

Outros ingredientes podem ajudar no processo

Outra forma de passar por esse processo é substituir o açúcar por outro ingrediente, como:

  • cardamomo;
  • o cacau em pó;
  • canela. 

Com isso, eles irão incrementar o seu café e torná-lo mais rico em sabor. Além disso, vai tornar a experiência mais fácil e saborosa.

Adicionar leite também é uma opção

Beber café com leite não trará malefícios a sua saúde, apenas tome com cuidado. Isso porque, ao adicionar esse ingrediente, os valores nutricionais irão mudar, pois ele possui gorduras saturadas.

Cápsulas são uma boa opção?

As cápsulas contêm a quantidade exata de café moído que uma única xícara precisa, o que garante a consistência de sabor a cada preparo. Isso ajuda, ainda, a manter a qualidade e a intensidade da bebida, o que pode ser ótimo para quem prefere bebê-lo puro.

A preparação, por outro lado, é rápida e prática, o que é muito útil para quem tem um estilo de vida agitado. Isso permite que você desfrute de uma xícara de café sem açúcar de forma conveniente, mesmo quando estiver com pouco tempo.

Os sabores delas são um ponto positivo, visto que eles podem te fazer nem sentir falta do doce na bebida, por estar empolgado com um gosto novo na sua bebida tradicional.

Como tomar café sem açúcar e quais são os benefícios para a saúde?
O café sem açúcar ajuda a reduzir calorias. Imagem de Sonika Agarwal no Pexels.

Como fazer a transição para o café sem açúcar?

Para fazer a transição para o café sem açúcar, antes de tudo, você precisa reduzir de forma gradual, pois não é tão fácil fazer essa mudança quando já se está acostumado com a bebida adoçada. Outras dicas que podem ajudar são:

  • optar por uma marca de qualidade com um sabor mais rico e complexo;
  • usar adoçantes menos calóricos que ajudam a satisfazer o seu desejo por doçura;
  • adicionar um pouco de leite ou creme, para tornar a bebida mais suave e agradável;
  • diminuir a temperatura para fazer com que ele fique menos intenso ao paladar;
  • tomar água entre os goles de café para reduzir a sensação de amargor.

Lembre-se de que pode levar algum tempo para se acostumar com o novo sabor, então, dê tempo ao seu paladar para se ajustar. Contudo, tente se manter firme na sua decisão, por mais que seja difícil no início.

Alternativas para substituir o açúcar

Há algumas opções que você pode usar para adoçar o café enquanto não consegue tomar a bebida sem açúcar. Assim, veja a seguir as principais:

  • mel: além de adoçar, atua como um antioxidante e anti-inflamatório natural;
  • suclarose: não afeta os níveis de glicose no sangue, ideal para quem tem diabetes;
  • stevia: muito doce e tem zero calorias, ela está disponível na forma de gotas ou pó;
  • açúcar de côco: feito a partir da seiva das flores do coqueiro, lembra o mascavo;
  • néctar de agave: deve ser usado com moderação, pois ele é rico em frutose.

Vale lembrar, no entanto, que essa é uma fase da transição, uma vez que o seu objetivo é deixar de tomar a bebida adoçada de uma vez por todas.

Tomar café sem açúcar requer uma bebida de qualidade?

Uma dica de ouro aqui é escolher um café sem açúcar que seja de qualidade. Afinal, eles não precisam ser torrados de forma exagerada só para esconder as falhas. Dessa forma, o sabor natural e as propriedades serão preservadas.

Note que com um bom café você nem irá sentir tanta falta do açúcar. Aliás, além de ter uma experiência nova, também irá sentir um adocicado natural e o aroma agradável desse fruto.

Por que as cápsulas são interessantes nesse sentido?

Neste caso, as cápsulas de café são uma ótima opção. Isso porque, o pó é armazenado em um pequeno recipiente feito de plástico e alumínio. Dessa forma, o conteúdo é melhor preservado e não oxida, já que, só é aberto na hora de consumir.

Perceba, então, que além da praticidade, você ainda garante que o café será de qualidade e terá uma boa procedência.

Como tomar café sem açúcar e quais são os benefícios para a saúde?
O café sem açúcar te permite sentir o sabor natural da bebida. Imagem do Freepik.

Diversas possibilidades de sabores

Ainda mais, as cápsulas vieram para inovar o seu dia a dia, trazendo diversas opções de sabores de café. Portanto, há intensidades mais suaves ou fortes. Na loja da Bicafé na Shopee, aliás, há um catálogo de produtos à sua espera, não deixe de conferir.

Tomar café sem açúcar evidencia o sabor da bebida?

O café sem açúcar, sem dúvida, coloca em evidência o gosto natural da bebida. Afinal, é comum receber um convite para tomar um cafezinho, é algo social, um aconchego. Ainda mais, ele faz parte da rotina dos brasileiros, estando quase sempre presente pela manhã.

Busque apreciar essa bebida de forma natural e se surpreenda com a novidade de sabor e aroma que irá encontrar. Além disso, tomar café sem a adição de açúcar é um cuidado especial que dá a si.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.