White Russian

White Russian: a melhor receita para impressionar seus amigos

Aqui está uma bebida que leva 2 minutos e acerta em qualquer estação, o White Russian. Este coquetel mistura vodka com licor de café e creme em uma bebida deliciosamente cremosa e extremamente doce. Continue lendo e ganhe de brinde uma versão com café.

O que é um white russian?

O White Russian é um coquetel feito com vodka, creme de leite e licor de café. Sendo assim, uma variação do Black Russian, que mistura licor de café e vodca. 

O coquetel Black Russian remonta a 1949, quando foi criado para o embaixador americano em Luxemburgo em um bar de hotel em Bruxelas. Portanto, a bebida não é de origem russa, foi simplesmente batizada com o nome de vodka.

A adição de creme para fazer o coquetel russo branco começou em 1955 em Oakland, Califórnia. No entanto, dá à bebida uma sensação cremosa na boca e uma riqueza que é quase como café com leite. 

Ele explodiu em popularidade devido ao clássico filme cult de 1998, The Big Lebowski . E assim, quando o personagem principal, “o cara”, bebe este drink, você tem que experimentar por si.

drink em cima de uma mesa e do lado de um notebook
Feito com vodka, licor de café e creme, o White Russian é um clássico no mundo dos coquetéis. Imagem de Fan Crosby do site Pexels.

Ingredientes da bebida

Esta receita de White Russian é uma bebida de três ingredientes que é muito simples de fazer. Entretanto, é um daqueles coquetéis que você pode construir no copo, não é necessário coqueteleira ou copo misturador. Então, os ingredientes são:

  • 60 ml de vodca;
  • 30 ml de licor de café como Kahlua;
  • 30 ml creme de leite ou leite.

Sobre Kahlua e licor de café

Kahlua carrega a maioria da magia nesse russo branco. Mas o que de fato é? Aqui está o que precisa saber sobre este licor de café e outros tipos que você pode usar:

  • Kahlua é um licor de café feito no México com rum, açúcar e café. 
  • O que usar em vez de Kahlua? Outros tipos de licor de café, como Tia Maria ou Sheridan’s.

Melhor vodca para um russo branco

Uma regra de ouro para vodca em um russo branco é usar uma de preço médio, evite uma muito barata ou sofisticada. Pois, o Kahlua e o creme são muito fortes e facilmente dominam uma ótima vodca. 

Marcas como Tito’s e Smirnoff funcionam bem aqui, assim como outras marcas de gama média como Grey Goose.

Como fazer um russo branco?

Siga o passo a passo e coloque esta receita de bebida no seu menu para impressionar os convidados? Sendo assim, veja como fazer um White Russian:

  • Adicione a vodca e o Kahlua em um copo baixo. Encha-o com gelo;
  • Cubra com o creme;
  • Mexa até esfriar ou mexa um pouco para obter o efeito redemoinho.

Qual usar, leite ou creme?

Para fazer uma versão mais light dessa receita, então, use 2% de leite ou leite integral. Portanto, veja em detalhes os prós e os contras de usar leite nesta receita clássica de bebida.

O ponto negativo é que o leite produz uma bebida mais aquosa e assim, com menos nuances do que o creme. Por outro lado, ele torna este coquetel mais fácil de beber, pois não é tão rico e reduz as calorias. Você também pode tê-lo à mão com mais regularidade.

Variações russas brancas

Existem várias variações famosas do clássico White Russian. Ele é doce e cremoso, entretanto, funciona antes do jantar, depois ou a qualquer momento. Então, aqui estão todas as bebidas da família:

  • Black Russian é o original, um clássico criado em 1949 com licor de café e vodca;
  • Mind Eraser é um Black Russian em camadas, coberto com bolhas;
  • Colorado Bulldog é um coquetel com um toque de cola.

Pode adicionar café no white russian?

Ao trocar alguns ingredientes simples, é possível dar um toque doce de café ao seu white russian. Aliás, com as opções da Bicafé fica fácil acrescentar seu cafezinho favorito à receita. 

Em vez de vodca, use rum de coco. Acrescenta outra camada de sabor que combina muito bem com um cafeinado e também com o creme de leite. Contudo, leva apenas alguns minutos para preparar esta bebida e é tão fácil fazer uma quanto para uma multidão. 

copo de café com cima de uma tábua
Uma ótima opção para White Russian, é acrescentar café ao drink para dar um sabor a mais. Imagem de Denys Gromov do site Pexels.

Ingredientes do Coffee White Russian

Muito fácil e rápido de fazer, mas se tiver dificuldade com algum ingrediente como o rum de coco ou o Kahlua. Pode usar um rum normal e licor troque por um Tia Maria ou similar. Então, aqui estão todo o material da receita:

  • café em cápsula da Bicafé (escolha um forte e intenso, como Espresso ou Lungo);
  • rum de coco;
  • kahlua;
  • creme de leite;
  • canela.

Como fazer o café russo branco?

Adicione o café frio à sua coqueteleira, em seguida, adicione o rum de coco, Kahlua, creme de leite e canela. Adicione o gelo, agite-o vigorosamente, coe sobre gelo fresco em um copo de coquetel curto. Finalize com um espeto com furos para rosquinhas.

Qual é o gosto desta bebida?

Esta bebida dá um soco, mas é uma bebida que pode ser saboreada como um cafezinho gelado para adultos. É um pouco doce, mas não excessivamente. Sirva a bebida com alguns biscoitos  e rosquinhas de sua preferência.

O White Russian é contraindicado para algum tipo de público? 

Por ser uma bebida que leva álcool, o White Russian não é indicado para mulheres grávidas. Desse modo, o ideal é buscar versões sem o traço alcoólico. Mas, claro que ao fazer isso, você terá uma experiência diferente. Além disso, é bom evitar:

  • os menores de idade;
  • intolerantes a álcool e laticínios.

Pessoas que estão em processo de recuperação de dependência de álcool, também devem evitar a bebida. Aliás, nesses casos, até mesmo a versão sem essa substância pode ser prejudicial. Isso porque, ela pode acabar atingindo um gatilho. 

Cuidado com o exagero

É bom evitar o consumo excessivo, ainda mais se você tem algum compromisso sério durante o dia. Então, na prática, essa bebida é ideal para quem vai curtir com os amigos ou familiares após o expediente. 

White Russian: a melhor receita para impressionar seus amigos
O White Russian leva medidas exatas que o tornam perfeito. Imagem do Freepik.

Quais são os melhores acompanhamentos para o White Russian?

Os melhores acompanhamentos para o White Russian são os petiscos salgados. Desse modo, ele combina muito bem com os amendoins torrados, batatas fritas, queijos grelhados, azeitonas, presunto, salame e mais. Além disso, ele pode ser servido com:

É bom saber que essa bebida combina muito bem com pratos principais sofisticados e receitas salgadas com café de vários gêneros. Assim, você pode servi-la com frutos-do-mar, risoto, massas cremosas ou pratos de carne suculenta. 

A realidade é que ela só não funciona bem com frutas. Isso porque, os dois juntos, não possuem uma harmonia que agrade o paladar. Mas, devido às inúmeras opções listadas, com certeza esse detalhe não será um problema. 

Pelo que foi citado, ele é ótimo tanto para as cafeteria gourmet quanto para os restaurantes. Inclusive, para deixá-lo ainda mais atraente, invista em uma boa apresentação com um torrador de café diferente ou até mesmo um moedor. 

Qual é a forma correta de provar o russo branco?

A forma correta de provar o russo branco, é começando observando apenas o visual. Isso porque, os olhos instigam a vontade de provar. Então, observe bem cada detalhe no copo. Em seguida, sinta o cheiro da bebida. 

Ao sentir o aroma, você estará elevando as expectativas do seu paladar. Desse modo, de forma inconsciente, irá criar uma tensão, que só será resolvida provando. Aliás, depois disso, pode beber. Mas, de forma lenta para sentir todas as notas.

Como garantir uma boa experiência ao preparar o russo branco?

Para garantir uma boa experiência ao preparar o russo branco, você deve investir em um café de qualidade, como os fornecidos pela Bicafé. Isso porque,  será possível destacar todos os elementos dele da forma correta. 

Em relação a Bicafé, vale dizer que ela é uma das maiores empresas do ramo no mundo. Aliás, isso só aconteceu devido ao seu alto compromisso em fornecer o melhor para os seus clientes, e um bom exemplo disso são os compatíveis Dolce Gusto

A linha citada, possui diversas versões da bebida e com isso, conquista qualquer paladar. Além disso, por ser muito versátil, ela é perfeita para quem quer preparar drinks com café diferentes e únicos, que vão surpreender qualquer um que prove.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.