White Russian

White Russian: a melhor receita para impressionar seus amigos

Aqui está uma bebida que leva 2 minutos e acerta em qualquer estação, o White Russian. Este coquetel mistura vodka com licor de café e creme em uma bebida deliciosamente cremosa e extremamente doce. Continue lendo e ganhe de brinde uma versão com café.

O que é um russo branco?

O White Russian é um coquetel feito com vodka, creme de leite e licor de café. Sendo assim, uma variação do Black Russian, que mistura licor de café e vodca. 

O coquetel Black Russian remonta a 1949, quando foi criado para o embaixador americano em Luxemburgo em um bar de hotel em Bruxelas. Portanto, a bebida não é de origem russa, foi simplesmente batizada com o nome de vodka!

A adição de creme para fazer o coquetel White Russian começou em 1955 em Oakland, Califórnia. No entanto, dá à bebida uma sensação cremosa na boca e uma riqueza que é quase como café com leite. 

Ele explodiu em popularidade devido ao clássico filme cult de 1998, The Big Lebowski . E assim, quando o personagem principal, “o cara”, bebe este drink, você tem que experimentar por si mesmo.

drink em cima de uma mesa e do lado de um notebook
Feito com vodka, licor de café e creme, o White Russian é um clássico no mundo dos coquetéis. Imagem de Fan Crosby do site Pexels.

Ingredientes russos brancos

Esta receita de White Russian é uma bebida de três ingredientes que é muito simples de fazer. Entretanto, é um daqueles coquetéis que você pode construir no copo, não é necessário coqueteleira ou copo misturador. Então, os ingredientes da White Russian são:

  • 60 ml de vodka;
  • 30 ml de licor de café como Kahlua;
  • 30 ml creme de leite ou leite.

Como fazer um russo branco

Siga o passo a passo e coloque esta receita de bebida no seu menu para impressionar os convidados? Sendo assim, veja como fazer um White Russian:

  • Adicione a vodca e o Kahlua em um copo baixo. Encha-o com gelo;
  • Cubra com o creme;
  • Mexa até esfriar ou mexa um pouco para obter o efeito redemoinho.

Qual usar, leite ou creme?

Quer fazer uma versão mais light dessa receita de White Russian, então, use 2% de leite ou leite integral. Portanto, veja em detalhes os prós e os contras de usar leite nesta receita clássica de bebida.

O ponto negativo é que o leite produz uma bebida mais aquosa e assim, com menos nuances do que o creme. Por outro lado, ele torna este coquetel mais fácil de beber, pois não é tão rico e reduz as calorias. Você também pode tê-lo à mão com mais regularidade.

Sobre Kahlua e licor de café

Kahlua carrega a maior parte da magia nesse russo branco. Mas o que de fato é? Aqui está o que precisa saber sobre este licor de café e outros tipos que você pode usar:

  • Kahlua é um licor de café feito no México com rum, açúcar e café. 
  • O que usar em vez de Kahlua? Outros tipos de licor de café, como Tia Maria ou Sheridan’s.

Melhor vodka para um russo branco

Uma regra de ouro para vodka em um russo branco, use uma vodka de preço médio, evite vodka muito barata ou sofisticada. Pois, o Kahlua e o creme são muito fortes e facilmente dominam uma ótima vodca. 

Marcas como Tito’s e Smirnoff funcionam bem aqui, assim como outras marcas de gama média como Grey Goose.

Variações russas brancas

Existem várias variações famosas do clássico White Russian. Ele é doce e cremoso, entretanto, funciona antes do jantar, depois ou a qualquer momento. Então, aqui estão todas as bebidas da família:

  • Black Russian é o original, um clássico criado em 1949 com licor de café e vodka;
  • Mind Eraser é um Black Russian em camadas, coberto com bolhas;
  • Colorado Bulldog é um White Russian com um toque de cola.

Café no white russian?

Troquei alguns ingredientes simples para dar um toque doce de café. Pois, um russo branco é uma receita clássica de coquetel que sabemos ser deliciosa. Mas, com as opções da Bicafé fica fácil acrescentar seu cafezinho favorito à receita. 

Em vez de vodka, use rum de coco. Acrescenta outra camada de sabor que combina muito bem com um cafeinado e também com o creme de leite. Contudo, leva apenas alguns minutos para preparar esta bebida e é tão fácil fazer uma quanto para uma multidão. 

copo de café com cima de uma tábua
Uma ótima opção para White Russian, é acrescentar café ao drink para dar um sabor a mais. Imagem de Denys Gromov do site Pexels.

Ingredientes do Coffee White Russian

Muito fácil e rápido de fazer, mas se tiver dificuldade com algum ingrediente como o rum de coco ou o Kahlua. Pode usar um rum normal e licor troque por um Tia Maria ou similar. Então, aqui estão todo o material da receita:

  • Café em cápsula da Bicafé (escolha um forte e intenso, como Espresso ou Lungo);
  • Rum de coco;
  • Kahlua;
  • Creme de leite;
  • Canela.

Como fazer o café russo branco?

Adicione o café frio à sua coqueteleira, em seguida, adicione o rum de coco, Kahlua, creme de leite e canela. Adicione o gelo, agite-o vigorosamente, Coe sobre gelo fresco em um copo de coquetel curto. Finalize com um espeto com furos para rosquinhas.

Qual é o gosto desta bebida?

Esta bebida dá um soco, mas é uma bebida que pode ser saboreada como um cafezinho gelado para adultos. É um pouco doce, mas não excessivamente. Sirva a bebida com alguns biscoitos  e rosquinhas de sua preferência.

Acompanhe mais conteúdos da Bicafé

Nós da Bicafé temos um blog recheado de conteúdos sobre café e drinks. Assim, seria um prazer ter você na nossa página aproveitando cada post que fizemos com muito carinho. E não esqueça de escolher seu cafeinado preferido enquanto aproveita nosso conteúdo.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.