café com sal

Pode tomar café com sal? Veja se é possível

O café com sal é uma das bebidas que muitas pessoas estão experimentando. Nesse sentido, é útil lembrar que ele faz bem e existe uma quantidade ideal para adicionar em uma bebida, além disso, existem muitos benefícios saudáveis em consumir isto. 

Qual é a origem do café com sal?

O café com sal é uma mistura é feita há anos na Escandinávia. Contudo, ela permite diminuir o amargor e equilibrar os aromas do café. Além disso, muitos dizem que ele é capaz de adoçar a bebidas, pois atenua o sabor e ajuda as pessoas que não gostam de cafés amargos, beber com leite e açúcar. 

Para que serve a mistura?

O café com sal permite diminuir e equilibrar o amargor da bebida. Nesse sentido, ele pode realçar o sabor e até mesmo, ser melhor que o açúcar que, muitas vezes, altera o aroma.

Afinal, para muitos pesquisadores, fazer essa adição em bebidas robustas e amargas ajuda a tirar o gosto da água, que muitas vezes altera o sabor e suaviza qualquer gosto forte.

Qualquer pessoa pode tomar essa bebida?

Tomar essa bebida com sal é saudável para o corpo humano, pois é uma boa opção para aqueles que estão em uma dieta balanceada. Além disso, pode ajudar a diminuir as calorias que a adição de açúcar traria. Entretanto, usar a flor-de-sal é outra boa para suavizar o amargor. 

Por que as pessoas colocam sal no café?

Colocar sal no café é uma cultura que muitos países ainda praticam e pode ser saudável para a saúde. Entretanto, há países que adicionam uma espuma cremosa com o sal marinho por cima da bebida. 

Contudo, atualmente muitas pessoas estão aderindo a essa prática, pois ele dá alguns benefícios para o corpo. Ou seja, por mais que ele diminua o sabor amargo, ele é capaz de equilibrar os eletrólitos no corpo e evitar tonturas. 

O que acontece com quem toma café com sal?

Há alguns benefícios para quem ingere o café com sal, já que evita tonturas. Além disso, ele não apenas torna a bebida suave, como também pode ser benéfico para o corpo. Por exemplo: 

  • equilibra os eletrólitos no corpo;
  • evita tonturas;
  • deixa o café com um sabor natural;
  • reduz o amargor;
  • saudável para quem está com dieta balanceada. 

Como fazer uma bebida de café com sal? 

Muitos países preparam café com sal e a adição deste vai conforme o modo de preparo do cafezinho. Todavia, alguns países colocam uma pitada e outros colocam uma colher de chá.

Nesse sentido, você pode preparar conforme sempre faz e, ao invés de adicionar o açúcar, colocar um pouco de sal. Afinal, uma das opções é adicionar após ele finalizar de coar ou quando sair da máquina de expresso. 

Quando usar o sal no café? 

Existe o café especial que possui um amargor que é normal, porém, em produtos de baixa qualidade o índice pode ser duas vezes maior.

Então para diminuir isso é útil adicionar uma quantidade de sal. Além disso, o Scott Rao especialista em bebidas disse que em cada 100g você precisa adicionar 0,15g de sal para ser possível suavizar o sabor. Afinal, há diversos experimentos sobre este assunto.

xícara de café do lado de um notebook
Tomar café com sal pode trazer alguns benefícios para a saúde. Foto de Pixabay no Pexels.

Qual é o tipo de sal que se coloca no café? 

Ainda existe uma dúvida sobre qual tipo de sal colocar em uma xícara de café. Ou seja, essa dúvida se deu, pois em alguns lugares se usa o sal refinado, em outros o sal marinho.

Entretanto, é essencial lembrar que ele é um tipo de tempero para esta bebida, porém o mais indicado para isso é o flor-de-sal. Afinal, esse tipo é capaz de melhorar a contração muscular, a manutenção óssea, além de elevar o cálcio, ferro, minerais, zinco e magnésio.

Quais são os benefícios do café com sal?

Essa composição de café com sal possui diversos benefícios, já que energiza a pessoa. Nesse sentido, o que mais se destacam são: 

  • dar mais energia, para quem pratica esportes;
  • intensifica o sabor, pois ele corta o amargor;
  • equilibra os eletrólitos;
  • diminui riscos de tontura;
  • bom para quem faz dietas.

Muitos atletas consomem esse café antes de praticar um esporte, pois ele é capaz de dar mais energia. Afinal, ele é capaz de acelerar o metabolismo, além de ser um bom pós-treino.

Quais são os contras do café com sal?

Um dos principais contras do café com sal é que ele pode desequilibrar o sabor. Mas, isso só acontece se as medidas não forem aplicadas de forma correta. Assim, quando isso acontece, ele acaba sobressaindo e ofuscando o sabor da bebida. 

Outro ponto negativo é que ele é um pouco mais trabalhoso do que a versão original. Isso porque, você terá que encontrar o equilíbrio perfeito, que pode variar conforme o seu gosto. Contudo, esse é um problema que surge apenas no início.

É possível fazer receitas mais complexas de café com sal?

Para a felicidade dos degustadores da bebida, é super possível fazer receitas complexas de café com sal. Aliás, isso serve tanto para alimentos sólidos quanto líquidos. Ou seja, na prática, tudo vai depender da sua imaginação e disposição. 

É bom saber que cada uma delas tem o seu próprio nível de complexidade, e encaixam muito bem em uma cafeteria gourmet. Mas, para que isso fique mais claro, veja algumas opções logo abaixo:

Todos os pratos citados são de forma original doce. Então, você vai precisar adicionar o sal aos poucos, para manter o equilíbrio e a proposta inicial deles. Ou seja, na prática, será preciso seguir a receita padrão e adicionar apenas esse detalhe.

Pode tomar café com sal? Veja se é possível
Um martíni de café com sal conquista qualquer paladar. Imagem do Freepik.

Quais são as melhores opções de bebida?

As melhores opções de bebida de café que leva sal é o martíni. Isso porque, ele tem um sabor que casa muito bem com toques salgados. Então, faça a bebida cafeinada já com esse elemento, adicione a vodca e o licor.

Para adicionar um toque especial, acrescente um creme. Desse modo, você vai poder quebrar um pouco o amargo típico dessa receita. Mas, caso ela não seja do seu interesse, invista em:

  • shake de café;
  • coquetel e batida.

Qualquer uma das bebidas citadas, irá te fornecer uma excelente experiência sensorial. Desse modo, ela é perfeita para quem deseja impressionar uma visita, criar um cardápio diferente e mais. 

Quais são os melhores pratos salgados com café que levam sal?

Um dos melhores pratos salgados com café que contenham sal é a costela de poco. Isso porque, por ser uma carne mais neutra, ela combina bem com molhos que tenham um sabor forte. Inclusive, para dar um toque doce, vale a pena inserir o mel.

O frango grelhado com sal marinho e café também é uma excelente opção. Assim, como um bom risoto de cogumelos. Afinal, como o prato anterior, eles possuem um toque mais leve, que combina com sabores intensos. 

O que é preciso para executar uma receita perfeita?

Para conseguir executar uma receita perfeita, invista em cafés de alto padrão, como os vendidos na Bicafé. Então, será possível fazer pratos doces e salgados, que elevem a experiência. Inclusive, nesse caso, uma excelente opção são os compatíveis Nespresso.

A linha citada, possui diversas variantes da bebida, que agrada qualquer paladar. Além disso, por ter alta qualidade, você vai poder inserir o sal, sem isso afetar a experiência gustativa. Assim, fica claro que vale a pena investir.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.