Dicas de cafeteria gourmet pelo mundo

Dicas de cafeteria gourmet pelo mundo

O espaço chamado de cafeteria gourmet é comum em todo o mundo pela vasta opção de receitas com café que oferecem aos clientes. Nesse sentido, conheça dicas de lugares como este para conhecer ao visitar os locais que estão na lista a seguir.

O que é uma cafeteria gourmet?

Cafeteria gourmet é um local voltado a criar, preparar e/ou servir bebidas de alta qualidade com um café especial como base. Além disso, é comum que esses locais ofereçam ainda alguns alimentos junto dos cafés, como bolos e pães, por exemplo.

O que define um bom café gourmet?

O preparo de cafés especiais ou gourmet passa por algumas etapas que definem a qualidade da bebida, como:

  • a seleção dos grãos;
  • técnicas de preparo;
  • a atenção aos detalhes.

Vale destacar que isso também pode ajudar a definir uma boa cafeteria. Por isso, sempre analise as opções de bebidas que um ambiente oferece, para ter a melhor experiência.

O espaço de uma cafeteria é muitas vezes feito para criar uma atmosfera que agrada e convida, onde os clientes podem desfrutar do café com calma e sossego. Assim, isso pode incluir assentos confortáveis, iluminação suave e música ambiente baixa e agradável.

Quais são as melhores opções de cafeteria gourmet pelo mundo?

Existem ótimas opções de cafeteria gourmet ao redor do mundo, como a La Cafeotheque, que fica em Paris. Portanto, veja mais adiante uma lista de ótimos ambientes para visitar em sua viagem pelo Brasil ou pelo exterior.

1. La Cafeotheque

A cafeteria fica na cidade de Paris, na França, e é um local voltado para os amantes de café e da arte do seu preparo. Isso porque, o espaço oferece, além de bebidas e comidas de tirar o fôlego, uma experiência única em todo o mundo.

O local também conta com um ambiente com dados e curiosidades sobre a história do café. Por isso, a visita é crucial para os adoradores dessa bebida que estão ou vão viajar para a França.

Dicas de cafeteria gourmet pelo mundo
Uma das melhores opções de cafeteria gourmet ao redor do mundo é o La Cafeotheque. Imagem de Nick Hillier no Unsplash

2. Coffee Academics

A segunda dica fica na cidade de Hong Kong e surgiu como um local para trocar ideias sobre a bebida, entre baristas e amantes do café. Em seguida, veio a ideia de tornar o espaço um negócio.

Hoje em dia, o lugar oferece diversos cafés feitos no lugar com receitas com condimentos e adocicados com néctar, por exemplo.

Dicas de cafeteria gourmet pelo mundo
O Coffee Academics é uma ótima opção de cafeteria gourmet. Imagem de No Revisions no Unsplash

3. Cafeteria Johan & Nystrom

O espaço foca na qualidade das bebidas que oferece ao seu público e fica na cidade de Estocolmo, na Suécia. Da mesma forma, seus cafés são feitos com grãos que vem do mundo todo, cultivados por pequenos agricultores.

Este local também incentiva boas práticas, como a redução de danos à natureza em todas as etapas da produção do grão, por exemplo, como o cultivo do café sem usar produtos químicos.

Dicas de cafeteria gourmet pelo mundo
A Johan & Nystrom é uma ótima cafeteria gourmet, que oferece uma experiência única aos amantes dessa bebida. Imagem de Joshua Rodriguez no Unsplash

4. Café Majestic

O Café Majestic fica na cidade do Porto e é considerado um símbolo da cultura local da região. Isso porque, o café foi aberto ainda no ano de 1921 e já foi eleita uma das cafeterias mais bonitas de todo o mundo.

Afinal, o seu espaço é muito agradável, clássico e com uma linda vista histórica da cidade do Porto.

5. Cafeteria Rosetta Roastery

O ambiente na Rosetta Roastery é bem simples e minimalista, além disso, esbanja charme, junto de um ar vintage graças à sua decoração. Por isso, é ideal para amantes:

  • café;
  • arquitetura clássica;
  • aconchego.

Aqui, é possível adquirir pacotes com cafés únicos de produção própria do local. Com isso, você pode lembrar por muito mais tempo da sua visita na cafeteria.

6. Coffee Lab

O local é realmente um laboratório de novas receitas e preparos de café e fica na cidade de São Paulo. Desse modo, você pode se divertir ao combinar a sua bebida com comidas como chocolates e outros acompanhamentos.

No Coffee Lab, os grãos são moídos na hora, para garantir um sabor único na bebida servida no lugar. Por fim, você pode aprender um pouco mais sobre o preparo e outros processos, como a torra, com os cursos que o local oferece.

7. La Biela

Essa é uma cafeteria gourmet com mais de 150 anos e que fica em Buenos Aires, no vizinho país Argentina. Por sua vez, preserva o seu design de interior igual à época de sua inauguração.

O lugar acomoda cerca de 700 pessoas em seu espaço no salão e terraço. Por fim, se trata de um ponto turístico da cidade, dada a sua simplicidade e importância.

Dicas de cafeteria gourmet pelo mundo
As cápsulas de café Bicafé te traz a sensação de estar em uma boa cafeteria gourmet. Imagem de Radek Grzybowski no Unsplash

Onde estão as melhores opções de cafeteria gourmet?

Existem muitas opções de cafeteria gourmet ao redor do mundo, mas alguns lugares são produtoras de cafés de qualidade, como a Colômbia. Além disso, outros destinos também são famosos por seus cafés, como é o caso:

  • Indonésia;
  • Vietnã;
  • Croácia;
  • Equador.

Do mesmo modo, outros lugares também são famosos por seus cafés, mas não são os únicos que oferecem boas bebidas à base desse grão tão gostoso.

Ainda assim, o aumento do número de máquinas para fazer bebidas com cápsulas de café permite tomar um café gostoso a qualquer hora do dia dentro da sua própria casa.

Quais são as vantagens de uma cafeteria gourmet?

Em uma cafeteria gourmet o café que você irá encontrar é de altíssima qualidade, ou seja, é o local perfeito para os amantes de café. Isso porque esses lugares focam na escolha dos melhores grãos que, muitas vezes, vem de regiões bem específicas de plantio.

O resultado é uma bebida cujo sabor é indispensável para todos os tipos de paladar. Além disso, ir a um estabelecimento desse nível é vantajoso por uma série de outros benefícios que todo apaixonado por café deve saber, por exemplo:

  • um preparo especializado, uma vez que os baristas treinam para isso;
  • são, em geral, ambientes aconchegantes, elegante e bem agradável;
  • possuem uma variedade de bebidas, desde o café tradicional a sabores especiais;
  • mostram a cultura do café e origem dos seus grãos, bem como o modo de preparo.

Como é possível notar, ir a um café gourmet em qualquer lugar do mundo é a garantia de uma experiência única aos amantes da bebida. No entanto, vale citar que nem sempre tais locais irão oferecer as regalias, uma vez que cada estabelecimento possui suas diferenças.

Dicas de cafeteria gourmet pelo mundo
Uma cafeteria gourmet oferece uma experiência personalizada para os amantes de café. Imagem de Maria Orlova no Pexels.

Uma experiência personalizada

Vale destacar esse ponto, pois ele é algo que diferencia um estabelecimento gourmet de café, uma vez que oferecem um atendimento personalizado. Em suma, isso significa que os baristas buscam conhecer os gostos de cada cliente.

É a partir disso que, muitos dos locais que você visitar, irão recomendar um tipo de bebida bem específica conforme suas preferências. Dessa forma, a experiência se torna algo ainda mais rico, ao passo que, terá uma receita de café que agrade os seus gostos.

Cardápio de alimentos

Outro ponto que vale citar neste artigo é que algumas das melhores cafeterias pelo mundo também servem cardápios de alimentos diversos. Em suma, a ideia é que os clientes possam ter uma refeição com a sua bebida favorita com uma ótima gastronomia, como:

  • pães artesanais;
  • sanduíche gourmet;
  • bolos;
  • entre outras iguarias.

Isso torna a sua experiência ainda mais rica, pois não vai desfrutar apenas de um bom café, mas de uma comida de qualidade. Então, considere tais pontos antes de fazer a sua visita a uma cafeteria tipo gourmet.

O que considerar ao visitar uma cafeteria gourmet?

Ao visitar uma cafeteria gourmet, considere a variedade, bem como a qualidade dos grãos e busque conhecer a sua origem. Em suma, ter essa informação é vital para saber o sabor da bebida, uma vez que há locais do mundo que o gosto é diferente.

Uma ótima forma de fazer isso é ter uma interação com o barista. Dessa forma, ele lhe dará detalhes sobre as características distintas do café, do mesmo modo, observe o nível de conhecimento que eles têm.

Considere o ambiente e o preço

Para concluir, considere o ambiente, visto que o local é vital para que você se sinta bem e à vontade para degustar sua bebida. Contudo, avalie a personalização do atendimento, afinal, isso conta muito na escolha de uma cafeteria, pois torna a experiência bem mais agradável.

O preço é sempre algo que você deve analisar, todavia, tenha em mente que, os locais mais caros tendem a ser melhores. Porém, o seu gosto é o que mais importa, então, experimente e defina quais são os melhores locais que lhe agrada e tem um bom café.

Como fazer receitas de cafeteria gourmet em casa?

Você pode ter a sensação de estar em uma cafeteria gourmet na sua casa de forma simples, com cápsulas de café da Bicafé. Dessa forma, escolher cápsulas de café premium são uma garantia de que o sabor da sua bebida será o melhor possível.

Contudo, é ideal ter cuidado ao escolher, pois existem diferentes modelos, já que são feitas para máquinas de cafés específicas. 

Onde comprar boas cápsulas de cafe?

Você pode comprar cápsulas de café para a sua máquina na Bicafé Brasil, uma empresa que entrega para todo o país e trabalha com as melhores linhas e sabores. Assim, é possível ter a sensação de estar em um local relaxante mesmo com uma rotina puxada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *