Conheça as melhores combinações para tomar café no lanche e no prato principal

Tomar café é um hábito diário de boa parte dos brasileiros na refeição pela manhã ou no lanche da tarde. Mas, para quem quer inovar e experimentar diversas misturas com essa bebida, há muitas opções doces e salgadas, seja para incrementá-la ou acompanhá-la.

O que você pode adicionar na bebida na hora de tomar café?

Não há dúvidas de que o café puro já é uma bebida completa e ideal para qualquer momento do dia. No entanto, há opções interessantes para os que querem incrementá-lo, a fim de sair um pouco da rotina e experimentar novos sabores, por exemplo:

  • Canela;
  • Baunilha;
  • Conhaque ou Whisky;
  • Leite de coco.

Canela

Incluir um pouco de canela na xícara na hora de tomar café, de fato, pode trazer um toque mais doce e amadeirado. Então, na versão em pó, pode-se acrescentá-la na hora do preparo.

Baunilha

A baunilha também pode levar mais um sabor doce e frutado para a bebida. Assim, pode-se usar tanto uma versão líquida ou mexer a fava dela dentro do café, por exemplo.

Conhaque ou Whisky

São duas opções para quem gosta de bebidas alcoólicas, portanto, basta misturar um dos dois com o seu café e aproveitar. Aliás, elas são ideais para climas frios, pois o teor de álcool unido à bebida quente aquece o corpo.

Tomar café com leite de coco

Fãs do café com leite podem usar esse ingrediente, a fim de evitar produtos de origem animal. Além de ser mais atrativo para veganos, de fato, ele também tem menor índice de gordura.

A melhor combinação sempre leva em conta seu gosto pessoal

Bebidas e comidas são também uma questão de gosto. Portanto, vale a pena provar e repetir o que mais agrada ao seu paladar. Essas são apenas algumas opções para começar.

Aprenda a preparar combinações incríveis e saborosas

Para os que desejam incrementar o café ou fazer combinações deliciosas há algumas técnicas que realçam o sabor dos alimentos. Desse modo, eles se harmonizam e juntos, criam um sabor único. 

Quando isso acontece, eles se equilibram, isto é, um não se destaca mais do que o outro. Com esse objetivo, os principais critérios para fazer boas escolhas na hora de tomar café são a semelhança e o contraste.

Semelhança

Aqui, usa-se duas opções que tenham o mesmo sabor, doce ou salgado, por exemplo. Assim, o objetivo é unir os dois, a fim de intensificá-los na hora de degustar.

Contraste

Em oposição à semelhança, nesse critério é essencial unir dois alimentos com sabores distintos. Doce e amargo podem se completar e se equilibrar no paladar.

Frutas são boas combinações para tomar café?

Um café gelado ou quente também pode se combinar com diversas frutas, o que provoca sabores ainda mais inovadores e energéticos. Assim, algumas das que você pode acrescentar na xícara são:

  • Laranja;
  • Morango;
  • Framboesa;
  • Amora;
  • Mirtilo;
  • Pêssego;
  • Ameixa;
  • Damasco.

Quais são as formas de adicionar frutas para tomar café?

Existem várias formas de incluir o sabor das frutas na hora de tomar café, basta testar e escolher a que mais gostar. Algumas opções, então, são usar a casca, pedaços da fruta, suco, calda ou geléia.

Foto: Doces e sobremesas também combinam na hora de tomar café.

Tomar café com doces?

Bolos, tortas e outras sobremesas podem ser acompanhados por essa bebida também. Essa é a mistura ideal para os fãs do sabor doce, tanto mais suave quanto mais forte. Então, é possível acompanhar o café com os seguintes alimentos:

Chocolate

Esse é um dos mais queridos por muitas pessoas e inclusive, faz parte de muitas receitas e cafés em cápsula. Assim, a forma mais simples de consumir esse alimento com essa bebida é colocar uma pequena barra na xícara, ela se derrete e harmoniza o sabor.

Donuts

São ótimos acompanhantes para qualquer tipo de café durante a manhã ou à tarde. Desse modo, uma forma de aproveitar o sabor dos dois é intensificar o doce ou equilibrar com bebidas mais fortes e amargas.

Cookies

Tomar café com cookies também é uma das melhores misturas disponíveis aos que querem aproveitar os sabores doces. Portanto, caseiros ou não, eles combinam bem com essa bebida.

Busque variedades

Mais uma vez, o gosto pessoal é o aspecto mais importante na hora de fazer um lanche com essa bebida. Então, vale a pena experimentá-la com bolos de cenoura, laranja e fubá, além de outras sobremesas.

Café combina com alimentos salgados?

O contraste de sabores da bebida mais suave, amarga, doce ou forte, pode ser a alternativa ideal para uma refeição pela manhã ou no fim da tarde. Portanto, alguns exemplos são:

  • Pão;
  • Croissants;
  • Pão de queijo;
  • Omelete;
  • Queijo.

Pão

Apenas ele com uma das bebidas quentes mais consumidas no Brasil, sem dúvida, é o favorito de muitos. Aliás, ele é uma das opções mais práticas para acompanhar uma xícara de café.

Croissants

Também não há regras para tomar café com croissants, basta escolher um e aproveitar. Há os que têm recheios salgados e doces, então, pode-se usar isso para escolher a intensidade da bebida.

Pão de queijo

O sabor salgado do pão de queijo é uma excelente opção para contrastar com o doce suave de um café. Então, vale a pena experimentar essa combinação em seu lanche.

Omelete

Uma opção saudável para consumir pela manhã e que funciona com o café. O sabor salgado com a bebida em cápsula é uma combinação que vale a pena conhecer e saborear.

Queijo

Os vários tipos de queijo também combinam com cafés de diferentes origens e características. Assim, para realçar o sabor de cada um deles, uma alternativa é usar a semelhança com os de intensidades mais suaves, por exemplo.

Diversas opções para você escolher

Essas são apenas algumas dicas para experimentar novas combinações com sua bebida favorita. Entre os tipos de queijos há o parmesão, coalho, ricota e o gorgonzola para provar.

Tomar café com carne? Uma combinação bem exótica

Para os brasileiros que estão habituados a consumir essa bebida em lanches, isso pode soar muito estranho. Mas, muitos chefs no país já têm receitas que incluem o café nos pratos principais.

Segundo os profissionais que usaram essa combinação, adicionar a bebida pode alterar o sabor, a textura e o cheiro de molhos, por exemplo. Além disso, a acidez e amargor do café surpreendem o paladar.

Água com gás: uma opção mais tradicional na hora de tomar café

Muitos talvez não saibam disso, mas beber água com gás antes de ingerir essa bebida limpa as papilas gustativas e acentua o sabor do café na boca. Portanto, ela pode ser uma opção para quem vai provar várias combinações.

Agora, depois de todas essas dicas, fica difícil saber por qual delas começar. Assim, reúna os amigos, experimente todas e crie os seus próprios acompanhamentos para a hora do cafezinho.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.