Cápsulas de café: um guia para tirar todas as suas dúvidas

As cápsulas de café chegam ao mercado para tornar o mundo melhor. Ao contrário do que muitos acreditam, elas podem sim ser amigas do meio ambiente. Então, acompanhe um guia completo sobre esse assunto e tire todas as suas dúvidas.

Um contexto geral

Não é de hoje que o aumento de acúmulo de lixo é um problema. Então, seu impacto ao ambiente é imenso. Mas o que essas cápsulas de café têm de tão prejudicial?

As cápsulas geralmente são feitas de plástico ou alumínio. Então, esses materiais quando estão no meio ambiente levam 500 anos para se decompor.

Então, essas cápsulas de café que são bonitas mas não eram sustentáveis. Assim, se tornaram uma dor de cabeça para muitas marcas de café.

A partir daí, as empresas produtoras de café passaram a desenvolver alternativas para este crescente dilema.

Até que veio uma solução boa para todos e para o meio ambiente principalmente. As cápsulas de café biodegradáveis e compostáveis.

Você sabe para que servem as cápsulas de café?

As cápsulas de café servem para trazer mais praticidade para quem gosta da bebida. Afinal, não precisa de muitos utensílios para prepará-las, apenas uma máquina compatível e uma xícara.

Para quem elas são indicadas?

Esse produto é destinado para as pessoas que gostam de café e querem uma dose única. Por exemplo, quem mora sozinho. Assim, não é preciso preparar uma garrafa inteira da bebida.

Também é uma ótima opção para quem tem um consumo menor de café ao longo do dia. Ou então, quem gosta de diferentes tipos da bebida. Isso porque, há cápsulas para todos os paladares.

Vale destacar que servem tanto para consumo pessoal quanto empresarial. Aliás, ter um cantinho do café em sua empresa pode ser um diferencial. Além disso, evita o trabalho em preparar a bebida e oferece mais opções para quem consome.

Foto: As cápsulas de café são versáteis e práticas

As cápsulas preservam a qualidade da bebida

Uma boa vantagem das cápsulas de café é que elas preservam toda a qualidade da bebida. Isso se dá pelo encapsulamento hermético. Dessa forma, não há perda de sabor, aroma ou das propriedades.

Cápsulas de café são mais higiênicas

Outro fator relevante desse produto é que são mais higiênicas. Afinal, você não tem contato direto com o pó do café, apenas com a cápsula. Então, a bebida irá para a xícara sem nenhum tipo de contaminação.

Sem muitos cuidados especiais

Não é necessário nenhum tipo de cuidado especial com as cápsulas. Ou seja, além de serem tão saborosas quanto o café tradicional, ainda são práticas. Mas, para garantir sua funcionalidade:

  • Tenha um pote, vasilha ou caixa para armazenar as cápsulas;
  • Evite deixá-las expostas ao sol;
  • Também evite derrubar as cápsulas ou amassá-las.

Com esses simples cuidados você garante ainda mais a qualidade de sua bebida. Aliás, não esqueça de sempre verificar a data de validade de suas cápsulas antes do consumo.

As cápsulas te permitem preparar doses únicas de café

Quem faz uso das cápsulas de café não precisa se preocupar com a quantidade dos produtos. Afinal, ela prepara uma dose única e ideal da bebida escolhida por você.

Essa é uma boa vantagem para quem gosta de diferentes tipos de café. Por exemplo, é possível fazer uma xícara de expresso e, em seguida, um macchiato, ou o que desejar.

O valor das cápsulas de café é considerado uma vantagem por muitas pessoas

As cápsulas podem até ter um preço mais elevado do que o pó ou as pastilhas. Mas, você também economiza tempo e evita trabalho. Por isso, o valor agregado é maior e faz com que a compra valha a pena. 

É válido considerar que as cápsulas em geral são vendidas em caixas. Ou seja, você compra mais de uma dose da bebida, então o valor é justificável. Além disso, não precisa comprar diversos materiais, basta ter uma máquina compatível.

Diversas possibilidades por um valor acessível

Com as cápsulas de café você não precisa se prender a apenas um tipo de café. Afinal, tem muitas opções, por exemplo:

  • Tradicional;
  • Extraforte;
  • Intenso;
  • Capuccino;
  • Até mesmo chás.

Ao utilizar as cápsulas pode escolher as bebidas que mais lhe agradam. Assim, em poucos segundos terá a preparação pronta para o consumo, sem necessitar a compra de diversos ingredientes.

Cápsulas de café biodegradável e compostável da Bicafé

A primeira cápsula de café biodegradável veio de uma empresa no Canadá, a Club Coffee. Então, a alternativa encontrada por essa marca foi utilizar o próprio café.

Assim, as cascas provenientes da torra do café servem de matéria prima para a criação da cápsula.

Dando seguimento a Club Coffee, várias outras empresas produtoras de café encontraram suas próprias soluções. Então, a Bicafé foi uma que aderiu os materiais biodegradáveis aos seus produtos.

O Ristretto Biodegradável para Máquinas Nespresso ® e o Gourmet Biodegradável para Máquinas Nespresso® são exemplos disso. Então, vale ressaltar que ambos os produtos tem embalagem biodegradável e compostável.

Assim é uma ação da empresa que beneficia o futuro do planeta e também o nosso. O que também chama atenção é o fato de a Bicafé possuir certificação em café biológico.

Isso significa que o cultivo é feito através de práticas sustentáveis, sem impactos ao ambiente. Então, as cápsulas de café biodegradáveis e compostáveis foram uma inovação ecológica. Porém, a excelência do sabor Bicafé permanece o mesmo.

Do que as cápsulas de café biodegradáveis são feitas?

Algumas empresas optaram por utilizar a casca do café. Porém, outras marcas resolveram tomar outros rumos. Então, a Bicafé, por exemplo, faz suas cápsulas de café biodegradáveis e compostáveis de PLA.

Este poliácido láctico tem substituído o plástico que conhecemos em diversos produtos. Embalagens de alimentos e cosméticos, sacolas, garrafas, tampas, são alguns exemplos de sua aplicação.

Produção do PLA

A partir da fermentação de vegetais ricos em amido como a beterraba, mandioca e o milho. Então, confira abaixo algumas vantagens do plástico PLA:

  • Biodegradável e reciclável;
  • É obtido de fontes renováveis;
  • Não causa danos à saúde se for absorvido pelo organismo.

Como descartar a embalagem e a cápsula após sua utilização? As cápsulas de café devem ser colocadas junto ao seu lixo doméstico. A partir daí, em menos de quatro meses, as cápsulas irão se decompor e desaparecer.

Na embalagem dos produtos da Bicafé vem explicando o procedimento de forma clara e objetiva. Isso é importante para divulgar ao consumidor como deve ser feito os descartes corretos.

Já as embalagens biodegradáveis tem outra destinação. Após o seu uso, recomenda-se que a caixa seja descartada em um ecoponto azul.

Conclusão

A Bicafé e outras mais estão preocupadas não só com a qualidade de seus produtos. Mas também com o impacto que estão gerando no meio ambiente.

É importante ter esse exemplo de conscientização por parte de grandes empresas.

Investir em cápsulas de café, em especial as biodegradáveis e compostáveis, é fundamental para o futuro do nosso planeta. Faça sua parte e consuma produtos amigos do meio ambiente.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.