Como descobrir o tipo de café ideal para você? Conheça as opções no mercado

Para cada pessoa existe um tipo de café que vai agradá-la mais. Ou seja, existe uma variedade de opções e modos de preparo para o paladar de cada pessoa. Por isso, conheça mais da bebida mais consumida no Brasil e saiba qual combina mais com você.

Quais são os tipos de café existentes?

O café é sucesso no mundo todo e faz parte da rotina de muitas pessoas. Sua fama não é à toa, é uma bebida versátil e capaz de agradar diversos paladares, por isso o consomem tanto. Por fim, existem vários modos de prepará-lo que trazem novos sabores.

Ele se divide em várias categorias, de acordo com o modo de fazer, origem e qualidade. Desse modo, há várias formas de avaliar a qualidade de um café, algumas  são:

  • Forma de fazer;
  • Notas aromáticas;
  • Variedade que ele pertence;
  • Nível de acidez.

As maneiras mais comuns de classificar os tipos dessa bebida são conhecer sua origem e provar os drinks mais populares. Então, dá para entender como ele funciona e escolher um sabor que mais agrada. 

Como escolher um bom produto?

O café ideal para cada um vai depender de muitos fatores, em especial do gosto pessoal. Porém, de modo geral, é preciso escolher uma boa marca com alta qualidade. Assim, será capaz de apreciar mais o seu sabor de verdade.

Foto: O espresso é um tipo de café puro e intenso.

Tipo de café

Uma das formas de classificar a qualidade de um café é pela sua origem. Os principais tipos existentes no Brasil são o Arábica, Bourbon e Catuaí. Nesse sentido, vale conhecer um pouco mais deles.

Arábica

Essa variedade apresenta um sabor mais suave e até menos ácido que o normal. Sua qualidade é muito boa, por isso, é a mais consumida no mundo todo. Ainda mais, possui uma boa composição.

Catuaí

O  café mais produzido pelo Brasil é o Catuaí. Ele é uma mistura de outras duas espécies. A princípio, se destaca por ser bem doce de maneira natural.

O tipo de café tradicional e marcante espresso

Esse é o tipo de café puro e tradicional, pois não possui nenhum ingrediente a mais. É a bebida perfeita para quem gosta do sabor amargo e natural. Pode parecer simples, mas, seu preparo envolve várias técnicas para realçar suas notas aromáticas.

O consumo dessa bebida amarga traz alguns benefícios para a saúde, por não conter açúcar e gorduras como o leite. Portanto, algumas das vantagens de incluí-lo no dia a dia são: 

  • Rico em antioxidantes;
  • Previne o surgimento de câncer;
  • Bom para quem tem diabete;
  • Ajuda na digestão;
  • Combate o cansaço.

Ao beber ele puro, é possível sentir melhor o seu gosto natural e todos os seus aromas. Por isso, se você já é um amante de café, vai se apaixonar mais ainda tomando um espresso.

Café curto e lungo

Existem variações do espresso em que se muda a quantidade de água usada. Por exemplo, o curto utiliza menos e é mais forte e denso. Por outro lado, o lungo tem mais água que o normal e tem um sabor suave, porém, com mais cafeína.

Para quem gosta de doce, o Cappuccino é ideal

O Cappuccino é o tipo de café perfeito para os amantes de doce ou que não curtem sabor amargo. Essa bebida é feita com leite e café puro, porém, o toque especial vem da canela ou do chocolate. Além disso, tem uma textura cremosa por conter vapor de leite.

Ele pode apresentar diversas formas, por exemplo, ter chantilly ou não. É um dos tipos mais consumidos por não ser forte e saciar a vontade de doce, o que vai bem com muitas combinações.   

Tipo de café mocaccino ou mocha

O diferencial do mocaccino e o cappuccino é ter mais chocolate na composição. No entanto, ele não é tão doce quanto o outro, pois tem mais espresso do que leite. Assim, é uma boa escolha para quem gosta de um equilíbrio entre os sabores.

Latte é o tipo de café para quem quer algo suave

Um clássico tipo de café é o latte, mais conhecido como café com leite. Ele pode até parecer simples e tradicional, mas, pode ser feito de diversas maneiras. Por exemplo, algumas formas de consumi-lo são:

  • Gelado;
  • Com caramelo;
  • Latte Macchiato;
  • Com chocolate.

Ele agrada muitos paladares, pois pode ser feito mais doce ou com mais sabor de espresso. Além disso, pode-se adicionar  outros ingredientes para dar um toque especial. Ou seja, você escolhe como quer sua bebida.

Cremoso na medida certa

De modo geral, o latte possui mais leite do que café, ou seja, tem um gosto bem suave. Porém, é mais fino que um cappuccino, pois o leite é vaporizado de um modo diferente. Por fim, vale a pena degustar esse sabor.

O café em cápsula e suas facilidades

Hoje, existe um jeito prático de preparar café que é utilizá-lo em cápsula. Esse formato ajuda a poupar tempo, pois já possui a quantia certa de pó. Além disso, existem vários sabores, o que é ótimo para quem quer conhecer outros tipos da bebida.

Variedade de sabores

Existem muitas opções de escolha para o café em cápsula, elas podem ser mais ou menos intensas ou até possuir gostos diferentes. O melhor é que, por ser apenas uma dose, é mais fácil testar vários tipos. Por exemplo, algumas das mais populares são:

  • Espresso barista;
  • Lungo;
  • Mocha;
  • Latte Macchiato;
  • Cortado.

Ainda é possível escolher com base no quão intenso ele é, nas suas notas aromáticas e até sem açúcar. Por esse motivo, quem é apaixonado pela bebida gosta tanto de consumi-lo assim.

Opções de café para todos 

Para quem tem problema com cafeína ou outra restrição, existem bebidas especiais que não atrapalham a saúde. Por exemplo, existe cappuccino sem açúcar e espresso descafeinado. Então, dá para adequá-lo à sua rotina de cuidados.

Explore as opções e descubra o seu tipo de café ideal

Achar o melhor tipo de café para o seu gosto exige testar seu paladar com os produtos no mercado. Porém, para facilitar, é bom já pensar no que você não gosta, se prefere os mais intensos ou leves. Assim, poderá refinar as suas opções. 

O café é a bebida mais consumida no mundo, o que mostra como ele é versátil. Portanto, vale a pena conhecer as suas variadas formas e encontrar a combinação perfeita para você. 

Conheça a Bicafé

A Bicafé é uma empresa que vende várias opções de café em cápsula para os apaixonados por essa bebida. Nela, você pode encontrar diversas opções que, sem dúvida, vão conquistar o seu paladar.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.