Passar café no cabelo faz ele crescer? Conheça os mitos e verdades

Passar café no cabelo faz ele crescer? Conheça os mitos e verdades

É muito comum ter dúvidas sobre se pode ou não passar café no cabelo. Afinal, além de ser uma bebida deliciosa, ele também é conhecido por ter alguns benefícios para a saúde e a beleza. No entanto, existem muitos mitos e verdades a respeito do impacto dele nos fios.

Quais são as principais dúvidas em relação ao café no cabelo?

Uma das principais dúvidas em relação ao café no cabelo é se o seu uso pode ajudar no crescimento dos fios. Pois, acredita-se que a cafeína presente na bebida estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo. O que por sua vez, faz os cabelos crescerem mais rápido. 

No entanto, ainda não há estudos científicos suficientes para provar essa teoria. Isso porque, o crescimento do cabelo é determinado mais por fatores genéticos e hormonais. Além disso, o couro cabeludo é um ambiente de pouca absorção de substâncias externas.

Passar café no cabelo faz ele crescer? Conheça os mitos e verdades
O café pode ajudar na beleza dos seus fios. Imagem do Freepik

O café pode aumentar a queda de cabelo?

Outro mito comum é o de que aplicar o café no cabelo ou mesmo o seu consumo pode aumentar a queda dos fios. De fato, algumas pessoas acreditam que a cafeína faz mal e pode causar desequilíbrio hormonal. Com isso, haveria uma maior perda de cabelo. 

Mais uma vez, não há estudos científicos que comprovem essa relação direta entre o consumo de café e a queda capilar. Desse modo, perda de cabelo está mais associada a fatores:

  • genéticos; 
  • de envelhecimento; 
  • alterações hormonais; 
  • estresse e outras doenças.

No entanto, embora o café não influencie de forma significativa no crescimento ou na queda de cabelo, ele pode ter alguns benefícios estéticos. A máscara facial com esse ativo natural, por exemplo, é uma opção para cuidar da aparência do rosto.

Quais são os benefícios de aplicar café no cabelo? 

Aplicar o café no cabelo pode ajudar a fortalecê-lo, tornando-o mais resistente à quebra. Isso porque, a cafeína também estimula os folículos capilares e melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo. Por isso, pode manter os cabelos saudáveis.

Além disso, o café também pode servir como um corante natural para os cabelos. Desse modo, ele pode escurecer suavemente os fios. Em especial, quando utilizado como enxágue final após a lavagem. 

Esse método é popularmente conhecido como “café para escurecer o cabelo” e pode dar uma tonalidade mais escura e brilhante as madeixas.

Vantagens de incluir o café na rotina capilar

Outra vantagem do café na rotina capilar é a sua ação antioxidante. Assim, ele possui uma abundância de antioxidantes, que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres no cabelo. Estes, por sua vez, podem: 

  • danificar os fios; 
  • deixá-los fracos; 
  • quebradiços; 
  • sem brilho. 

Dessa forma, o uso de produtos capilares à base de café pode ajudar a neutralizar esses danos e manter o cabelo saudável. No entanto, é importante ressaltar que o uso em excesso pode ter efeitos indesejados. 

Passar café no cabelo faz ele crescer? Conheça os mitos e verdades
Na medida certa, o café pode fortalecer os seus fios. Imagem do Freepik

O café no cabelo pode ressecar os fios?

O café no cabelo pode ressecar os fios ao se utilizar a cafeína em excesso e sem uma hidratação adequada. Além disso, a aplicação de café diretamente no couro cabeludo pode obstruir os poros e causar irritação. Em especial, nas pessoas com pele sensível.

Portanto, a recomendação é o uso de produtos específicos à base de café de forma moderada e sempre combinados com uma rotina de cuidados capilares adequada. 

Além disso, é importante também estar atento a possíveis reações alérgicas ou irritações no couro cabeludo. Assim como, consultar um profissional de saúde ou dermatologista em caso de dúvidas ou irritação. 

Para quem é indicado hidratar e fortalecer o cabelo com café?

A hidratação e fortalecimento do cabelo com café é indicado para vários tipos de fios. Apenas loiras e ruivas precisam ter cuidado. 

Para quem tem os cabelos cacheados, por outro lado, esta hidratação é ainda mais recomendada. Pois traz brilho, maciez e leveza. Dessa forma, é ótimo para quem gosta dos fios com bastante volume.

Assim, para cabelos pretos, o café tem um efeito tonalizante. Por isso, a hidratação dá a impressão de ter escurecido os fios. Bem como, oferece um brilho mais intenso. 

Qual é o impacto do café no cabelo? 

Embora o café no cabelo tenha um impacto pequeno no crescimento dos fios, ele pode ter um uso benéfico como um fortalecedor capilar. Além disso, como corante natural e também como agente antioxidante. 

Em outras palavras, é importante usar com moderação e estar atento a possíveis reações adversas. Desse modo, o café pode ser incluído como parte de uma rotina de cuidados capilares. Porém, não deve ser tido como uma solução para problemas mais graves.

Quais são as outras vantagens do café para a estética?

Vale lembrar que a cafeína presente no café ajuda a reduzir a celulite. Isso porque, ela tem ação lipolítica na pele. Além disso, tanto o café em grãos quanto o café moído agem como esfoliante.

Ele quebra as moléculas de gordura que compõem a celulite, reduzindo o volume adiposo. Portanto, não deixe de fazer um esfoliante com café e faça a aplicação com massagens circulares na área afetada. 

Conheça os produtos da Bicafé para não só usar o café como item de beleza e cuidado, mas para apreciar o sabor da bebida que é ainda melhor nas cápsulas e nos grãos da Bicafé.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.