bolo de café

Deliciosa receita de bolo de café

O bolo de café é uma opção maravilhosa para os fãs da bebida que desejam consumir o grão de diferentes maneiras. Assim, há diversas receitas para essa sobremesa, com opções para agradar os mais variados paladares, até os mais exigentes.

Por que fazer receitas de bolo de café?

Por ser um produto que agrada o gosto de diversas pessoas, tem diversas alternativas para fazer um delicioso bolo de café. Porque, pode adicionar o fruto na massa, no recheio e até mesmo na cobertura. Além de incrementar com algumas frutas, leite ou sementes, por exemplo.

Entre as mais conhecidas, tem aquelas que são feitas com chocolate. Mas, tem outras variedades dos pratos para aproveitar que usam ingredientes como:

  • mel e nozes;
  • banana e avelã;
  • caramelo;
  • ameixa.

Como fazer sobremesas com café?

O doce mais simples que tem entre todos leva um café com intensidade maior. Assim, basta adicionar os outros itens para fazer a massa, que são:

  • ovos e óleo;
  • farinha de trigo e fermento;
  • açúcar.

Bata a mistura com uma batedeira para transformar em um misto bem liso e bonito. Desta forma, adicione os ingredientes aos poucos, na ordem de trigo, café e o óleo. Sobretudo, os ovos e o açúcar devem ser mexidos antes de acrescentar tudo, até ficar branco. 

bolo de café
Bolo de café é uma receita de sucesso capaz de agradar qualquer paladar.

Apesar de ter os apaixonados pela bebida, outros não gostam tanto. Mas, essa opção de sobremesa traz uma sensação agradável até para os que não curtem o café puro. Assim, essa receita se parece com o tiramisu, com mascarpone e cacau.

Seu resultado é um prato bem macio, com um leve gosto amanteigado. Além disso, é úmida e bem gostosa no paladar de qualquer um. Principalmente, para o horário da manhã ou para lanchar durante a tarde.

Qual é a receita de bolo de café cappuccino?

O bolo de café com cappuccino tem até sete camadas, com direito a calda e precisa de extrato de café. Além disso, por ser uma sobremesa mais sofisticada e caprichada, todo os recheios são divididos entre:

  • bolo de chocolate e outro branco com canela;
  • creme de confeiteiro e o de manteiga;
  • uma mistura de café com leite; 
  • a cobertura de chocolate e chantilly.

Forma de montar

Não tem uma ordem certa para toda a montagem, exceto no caso da cobertura. Assim, a indicação é que use uma folha de acetato em uma forma de 21 cm de diâmetro. De preferência, o fundo precisa ser daqueles que dá para remover.

Ao colocar o primeiro bolo na bandeja, pincele a calda de café no mesmo. Em seguida, adicione um pouco do creme de confeiteiro sobre ele. Depois, quando colocar a segunda parte da sobremesa, repita o processo até completar as sete camadas.

Como fazer bolo de café?

Para fazer o bolo de café é crucial saber que existem várias receitas e dá para mudar cada uma conforme o seu gosto. Assim, como essa é uma das bebidas favoritas em todo mundo, ela adiciona um gosto único e pode ser usada na massa, cobertura e no recheio.

O prato surgiu para inovar na hora dos preparos e combinações desse tradicional ingrediente. Portanto, essa é uma opção perfeita para se deliciar no período da manhã ou da tarde e pode combinar com vários outros itens dessa refeição, como:

  • leite;
  • frutas;
  • especiarias;
  • castanhas.

A seguir veja como preparar esse prato, com um passo a passo simples e prático para fazer o bolo. Além disso, confira também algumas variações com outros elementos que podem agregar sabor para o seu preparo.

Deliciosa receita de bolo de café
Bolo de café é uma sobremesa muito apreciada, veja como fazer. Imagem de Marcelo Verfe em Pexels.

Bolo de café tradicional

O bolo de café é uma das receitas doces que precisa de poucos itens para a sua construção de sabor. Por isso, abaixo está a lista de todos os seus ingredientes, confira quais são:

  • 1 e 3/4 de xícara de farinha de trigo;
  • 1 xícara de açúcar;
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo;
  • 1/2 xícara de manteiga derretida;
  • 1 xícara de café forte — como o grão Bicafé Black Label — preparado e frio;
  • 2 ovos;
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha;
  • 1 colher de chá de fermento em pó;
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • 1/4 colher de chá de sal.

Antes de começar o preparo, passe o café, preaqueça o forno, a 180 °C, e unte a forma para bolo. Assim, em uma tigela grande, misture até que fique homogêneo a farinha, o bicarbonato de sódio e o sal.

Em outra tigela, coloque o açúcar, o mascavo, a manteiga derretida e os ovos. Dessa forma, bata bem até obter uma massa homogênea e depois adicione a bebida fria e o extrato de baunilha à mistura de açúcar e ovos e mexa bem.

Aos poucos adicione os ingredientes secos e mexa até que a massa esteja bem combinada. Por fim, adicione o fermento e misture apenas até que ele se incorpore na massa.

Despeje ela na forma preparada e asse no forno entre 30 e 35 minutos. Então, antes de retirar o bolo de café insira um palito no centro e verifique se ele saia limpo, caso sai, é só esperar esfriar para servi-lo.

Como preparar o café?

Para usar no bolo, você pode preparar a bebida em cápsula ou de grãos moídos, como preferir. Mas, vale dizer que quanto mais forte for a bebida, mais presente será o seu gosto no prato pronto.

Além disso, não é necessário adoçar, já que a massa já leva açúcar em sua composição. Por isso, se colocar açúcar na bebida é preciso diminuir a proporção da massa.

Quais são as outras receitas de bolo de café?

Quem quiser aprimorar o bolo de café dá para usar outros ingredientes que aprimorem ainda mais o sabor, como o glacê. Por isso, a seguir estão algumas opções para quem deseja incrementar sua receita trazer novos gostos.

Deliciosa receita de bolo de café
Aprenda a fazer bolo de café e aproveite essa experiência. Imagem de freestocks.org em Pexels.

Bolo de chocolate com café

O café com chocolate tem uma cor forte e intensa, que surge pela mistura entre chocolate em pó, café e bicarbonato. Dessa forma, basta adicionar cacau em pó a massa e para finalizar pode-se fazer uma cobertura de ganache, que realce ainda mais o paladar.

Bolo com glacê de café

Outra opção para melhorar o sabor do café e ainda deixar ele mais bonito é adicionar um glacê do mesmo sabor da bebida. Assim, para o fazer é crucial bater ela com os demais ingredientes.

Sobremesa de café de caneca

Esse bolo de café de caneca é bem fácil e rápido, além de servir para uma pessoa e ser uma boa porção. Então, para fazê-lo o ideal é misturar os seguintes ingredientes em uma xícara:

  • ovo;
  • farinha;
  • manteiga;
  • leite;
  • fermento em pó;
  • café.

Após misturar todos eles em uma caneca, basta levar ela para o micro-ondas por apenas um minuto e meio. Portanto, no fim você irá obter um bolo fofo e úmido na proporção ideal.

Bolo com frutas

Outra opção para se deliciar com o prato é adicionar frutas que combinam com a bebida. Dessa forma, pode ser ameixa, tâmara ou as opções cristalizadas que adicionam um grande sabor e servem como uma nova experiência.

Deliciosa receita de bolo de café
É possível inovar nas receitas de bolo de café. Imagem de Dima Valkov no Pexels

Bolo com café e caramelo

Nessa receita a massa é a mesma, mas a massa é umedecida em uma mistura de calda de água com açúcar. Além disso, é possível montar o prato com recheio de mousse de caramelo e creme de café, para intensificar o sabor.

Sobremesa de café, laranja e chocolate

Essa é uma opção porque possui sabores muito intensos, que se completam com o amargo, doce e cítrico. Por isso, para o preparo na batedeira mexa açúcar, manteiga, ovos, farinha de trigo, fermento, leite, café solúvel, chocolate e suco de laranja.

Por que fazer um bolo de café?

O bolo de café é uma opção gostosa, que ajuda a variar as opções tradicionais e é uma experiência cheia de sabor. Então, quem ama a bebida tem que provar esse prato que é tão rico em sabor e pode adquirir o produto na Bicafé Brasil.

Inove em suas receitas

Uma reunião com família e amigos sempre pede por algo mais gostoso para comer. Assim, o bolo de café é uma ótima maneira de trazer mais sabor para a mesa. Além disso, tem até mesmo alternativas como a de biscoito com amêndoas. 

Tem o bolo de pudim e chocolate, que traz o formato dessa outra sobremesa como inovação. Por fim, experimente todas as opções e crie as suas próprias, afinal, tudo vai bem com essa bebida.

Para saborear todas essas receitas, visite a loja da Bicafé e escolha os melhores sabores de cápsulas para acompanhar todos esses bolos deliciosos com um bom cafezinho.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.