3 receitas de café para você testar

3 receitas de café para você testar

Aprender novas receitas de café é a melhor forma de mudar um pouco sua forma de consumir a bebida e provar novos sabores. Dessa forma, a seguir estão alguns jeitos de inovar nos preparos e se deliciar com novas experiências.

Por que conhecer novas receitas de café?

Saber novas receitas de café é uma ótima escolha para quem gosta de tomá-lo. Isso porque, ele é uma bebida milenar apreciada em todo o mundo, não se limita apenas à sua forma tradicional. 

A versatilidade dessa infusão permite criar muitas variações que conquistam paladares ao redor de todo mundo. Assim, em cada país é comum que se tenha uma receita típica, com itens da região, que agregam ainda mais sabor.

Para mergulhar nesse amplo universos, vale a pena conhecer três receitas que elevam a simples xícara de café brasileiro a novos patamares de sabor e prazer. Então, a seguir confira algumas opções que podem agradar o seu paladar.

3 receitas de café para você testar
Descubra algumas receitas de café para variar o seu dia. Imagem do Freepik

1 – Café caramelizado

A primeira entre as receitas é o café caramelizado, um clássico entre as principais cafeterias. Dessa forma, a prática de adicionar caramelo não vem de uma região ou cultura específica, então, não há um local exato onde ele surgiu. 

Essa bebida caramelizada é uma variação moderna e criativa, muito comum em cafeterias. Isso porque, é um drink fácil de fazer e muito útil para quem deseja introduzir novos sabores na rotina.

Ingredientes

Veja a seguir quais são os ingredientes para preparar o café caramelizado e entenda qual é o passo a passo para fazê-lo. Assim, confira abaixo o preparo:

  • café forte;
  • 2 colheres de sopa de açúcar;
  • 1 colher de sopa de creme de leite.

Para iniciar, é preciso fazer ao menos uma xícara de acordo com sua preferência. Então, comece o preparo do caramelo, para isso, em uma panela em fogo médio, coloque as 2 colheres de sopa de açúcar. 

Deixe o açúcar derreter devagar e mexa por vezes para garantir que ele derreta de maneira uniforme. Dessa forma, cozinhe o açúcar até que ele atinja uma cor dourada, ou seja, que forme o caramelo. 

Como finalizar?

Quando o caramelo estiver pronto, despeje-o com cuidado sobre a bebida pronta. Aliás, se certifique de mexer bem para garantir que o caramelo se misture totalmente ao café. Então, para finalizar, adicione uma colher de sopa de creme de leite por cima. 

2 – Mocca gelado

Entre as receitas de café, o mocca gelado se destaca por ser uma variação nova e criativa que evoluiu ao longo do tempo em cafeterias. Assim, é um drink muito comum ao redor do mundo e entre os fãs da bebida. 

3 receitas de café para você testar
As receitas de café inovam na forma de consumir a bebida. Imagem do Freepik

O termo “mocca” se refere a uma combinação de café e chocolate, e a adição do gelo cria uma versão gelada. Assim, é uma bebida muito popular e cresceu em resposta ao desejo por opções refrescantes para dias mais quentes. 

Quais são os ingredientes e como fazer esse preparo?

O preparo dessa receita requer, antes de tudo, uma baixa quantidade de ingredientes, o que a torna mais simples e fácil de se preparar no dia a dia. Portanto, você precisa dos seguintes itens para fazer o mocca:

  • café espresso — entre 1-2 doses;
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó;
  • açúcar;
  • cubos de gelo;
  • leite gelado;
  • chantilly (opcional, para decorar).

Faça uma ou duas doses de café expresso, a quantia varia de acordo com a intensidade de sabor que deseja. Então, o deixe por alguns minutos para esfriar e acelere o processo ao colocar o café na geladeira por um tempo ou o despeje sobre cubos de gelo.

Adicione as duas colheres de sopa de chocolate em pó a bebida e mexa bem até que ele se dissolva por completo. Além disso, adoce a gosto, encha um copo alto com cubos de gelo e despeje o café com chocolate sobre ele.

Como finalizar?

Para terminar, encha até o topo do copo com leite gelado e deixe espaço para mexer com delicadeza. Dessa forma, decore o topo com chantilly e beba assim que finalizar. Além disso, com alguns desses itens dá para fazer um saboroso café cremoso no liquidificador.

3 – Café com especiarias

A ideia de café com especiarias é uma das receitas mais versáteis que existem. Isso porque, dá para se colocar vários ingredientes diversos e fazer versões únicas dos drinks. Por isso, veja a seguir quais são os principais:

  1. café forte;
  2. canela em pó (pitada);
  3. noz-moscada (pitada);
  4. cardamomo moído (pitada);
  5. açúcar a gosto;
  6. chantilly.

Prepare uma xícara de café forte da maneira que preferir. Dessa forma, pode ser um expresso, ou até mesmo de prensa francesa, conforme queira.

Depois do café pronto, misture uma pitada de canela em pó, noz-moscada e de cardamomo moído em uma tigela pequena. Assim, mexa até que ela fique homogênea, com todas as partes completas. 

Quando ele estiver pronto, adicione a mistura de especiarias à xícara. Então, a quantidade vai conforme as suas preferências e em seguida, adoce a bebida a gosto. Mas, se lembre que a doçura ajuda a equilibrar os sabores.

Como finalizar?

Para melhorar a experiência dessa opção entre as receitas com café, adicione uma colher de chantilly por cima. Por isso, o contraste da bebida com a suavidade do chantilly faz com que ocorra uma deliciosa explosão de sabor em seu paladar. Assim, sirva com um café da tarde completo.

Por que testar novas receitas de café?

As receitas de café variam as formas de desfrutar dessa bebida no dia a dia. Dessa forma, ao inserir itens como chocolate, especiarias e outros elementos do tipo, é possível ter uma experiência única, elevando o seu cafezinho rotineiro a outro nível de sabor.

Explorar modos de tomar a bebida é uma maneira de descobrir novos sabores e combinações, algo que também é possível ao conhecer os produtos da Bicafé, seja em cápsulas ou em grãos.

Assim, essas criações se tornam novos momentos de prazer, com a mistura de doçura e amargor, especiarias e outras ricas sensações para o seu paladar.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.