Tudo sobre o café Conilon

Tudo sobre o café Conilon

Café Conilon é um dos grãos mais conhecidos do Brasil e tem um grande número de fãs em todo o mundo. Dessa forma, vale a pena conhecer tudo sobre ele e entender porque ele tem se tornado tão popular em diversos países.

O que é café Conilon?

Café Conilon, ou Coffe Canphora, é um dos grãos mais conhecidos na região da América do Sul, assim, é uma das bebidas mais famosas no mundo. Aliás, ele tem origem na Guiné e no Congo, mas se tornou popular em vários locais como os que estão abaixo:

  • Ásia; 
  • África;
  • América do Sul.

Uma das características mais marcantes dele é a grande resistência e um sabor considerado forte. Por isso, hoje ele é responsável por um quarto da produção mundial em todos os lugares.

Quais são as suas características?

O café, chamado de Conilon ou de Robusta, é uma variedade que tem como propriedade principal ser rústico. Além disso, tem grãos que apresentam um grande teor de cafeína.

Por ser rústico e exigir um cultivo mais simples, isso faz com que ele seja um café muito fácil de se produzir. Então, você encontra ele disponível na forma de blends, por exemplo.

O seu sabor é único e bem harmonizado, além disso, ele tende a crescer bem mais rápido em um período de maturação maior do que os outros tipos de café. Portanto, ele é bastante resistente a mudanças de climas.

Por ter um sabor marcante e forte, ele é um dos cafés mais produzidos não só no Brasil, mas em todo o mundo. Dessa forma, é comum achar ele em uma mistura com o café arábica, para que ele seja mais doce.

Tudo sobre o café Conilon
O café Conilon é uma das variações mais famosas do Brasil. Imagem do Freepik

Como é o cultivo do café Conilon?

O café Conilon não precisa de muita atenção de quem o produz, mas, é essencial que se atendam as necessidades nutricionais do pé de café desta variação. Além disso, é crucial haver um bom fornecimento de matéria orgânica no solo, para otimizar a fertilidade e o equilíbrio.

Apesar de ser famoso, é visto como um café do tipo mediano. Por isso, é comum ser usado em blends com outros grãos que existem e com isso, se consegue uma produção mais encorpada da bebida.

Como diferenciá-lo do arábica?

Ambos são tipos de cafés diferentes, mas que tem o uso parecido. Assim, eles são bons para plantio, mesmo com métodos de cultivos distintos, tornando-os ideais para continentes como América, Ásia e África.

Teor de cafeína

O Conilon tem 1,7% de teor de cafeína e o Arábica chega a 1,4%. Dessa forma, o segundo é tido como mais doce que o Conilon. Portanto, produz uma bebida mais suave e com índice alto de acidez, o que nem sempre agrada aos paladares.

A opção do Conilon tem como característica um sabor muito intenso, além do aroma e gosto amargo. Por isso, quem ama a bebida forte, considera essa como uma das melhores opções.

Cultivo

O cultivo entre eles também se difere, porque o Arábica é um tipo muito propenso a pragas por conta do seu formato. Então, ele precisa de muita atenção e cuidado para os grãos serem bons.

Do outro lado, o Conilon é bem mais resistente e floresce algumas vezes ao ano. Além disso, cresce de forma bem mais rápida e não apresenta muitos parasitas, com um plantio simples e em abundância.

Qual é o maior produto de café Conilon no Brasil?

O Espírito Santo é o maior produtor de café Conilon do Brasil. Desse modo, é responsável por cerca de 70% da produção nacional e 20% da produção do café Robusta em todo o mundo. 

Ele é a principal fonte de renda em 80% das propriedades rurais do estado que ficam no clima quente. Dessa forma, existem 283 mil hectares plantados na região, com 78 mil famílias produtoras. 

O Conilon gera 250 mil empregos diretos e indiretos, o que o torna uma das principais fontes de renda do Espírito Santo. Por isso, o estado é referência no Brasil e no mundo para desenvolver a cafeicultura do grão e os maiores produtores são as cidades de:  

  • Rio Bananal; 
  • Vila Valério; 
  • Jaguaré; 
  • Nova Venécia; 
  • Sooretama; 
  • Linhares; 
  • Rio Bananal; 
  • Colatina;
  • Marilândia.

No Espírito Santo, cerca de 70% das lavouras são conduzidas com irrigação. Mas, já existem novas tecnologias para melhorar o plantio e as colheitas, de modo a melhorar os seus resultados. 

Tudo sobre o café Conilon
O café Conilon é um dos grãos mais fortes que existem. Imagem de KamranAydinov no Freepik

Como é a colheita do café Conilon?

O café Conilon tem algumas diferenças para outros grãos, como o Arábica, também na colheita. Isso porque, enquanto muitos podem ser colhidos de modo automático, a colheita dele pode ser feita apenas manualmente.

Para isso, usa ferramentas ou objetos mecânicos sem nenhuma interface de sistema. Dessa forma, os meios para selecionar os grãos e melhorar o desempenho das suas plantações tem a necessidade de cuidados manuais.

A falta de seletividade no que diz respeito aos seus grãos, faz com que ele seja composto por vários itens. Assim, ele tem diversos tipos de grãos, como os que estão listados a seguir:

  • verdes;
  • maduros;
  • cascas e outros tipos de baixa qualidade.

Isso faz com que ele não seja considerado de primeira categoria, já que é difícil selecionar cada um. Mas, seu sabor é único e para muitos ainda se torna ideal para diversos usos, veja a seguir. 

Como se usa o café Conilon?

O café Conilon é responsável pelos cafés expressos e outros de cápsula por ter um ótimo encorpamento. Dessa forma, deixa a bebida mais robusta, mais intensa e cremosa.

Quando torrado, ele apresenta um gosto mais refinado e forte, com tons mais amargos do que outros grãos. Por isso, ele é um café de sabor mais típico e único.

Hoje é um dos mais vendidos em todo o mundo e atua como uma ótima opção para blends e cápsulas como as que existem na Bicafé Brasil. Assim, conheça a loja e aproveite os vários produtos que ela oferece.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.