Receitas de café cremoso no liquidificador

Receitas de café cremoso no liquidificador

Fazer um café cremoso no liquidificador é uma forma simples e acessível de variar o modo de apreciar a bebida no dia a dia. Aliás, é possível alterar os complementos e obter diferentes versões para a receita.

Quais são os ingredientes de um café cremoso no liquidificador?

A receita básica de café cremoso no liquidificador leva alguns ingredientes básicos, como leite e açúcar. Mas, também é possível incluir outros itens para dar mais sabor e deixar a textura ainda mais densa, tais como:

  • creme de leite;
  • sorvete;
  • chantilly;
  • calda de chocolate;
  • doce de leite.

Outros ingredientes que agregam sabor à receita de café cremoso são as especiarias, como a canela, por exemplo. Também é possível adicionar favas de baunilha ou mesmo a essência, que torna a mistura mais adocicada e aromática.

Receitas de café cremoso no liquidificador
Leite e açúcar são alguns dos ingredientes básicos para o café cremoso no liquidificador. Imagem de Julián Amé no Unsplash

Qual é a melhor receita de café cremoso no liquidificador?

A melhor receita de café cremoso no liquidificador leva apenas leite, expresso e gelo, portanto, tem um preparo muito rápido. Então, siga as orientações a seguir para fazer a mistura:

  • prepare a cápsula de café e deixe esfriar;
  • leve o líquido ao liquidificador;
  • adicione a mesma quantia de leite, bem como algumas pedras de gelo;
  • bata por cerca de 15 a 30 segundos.

Depois disso, está pronto para servir, basta colocar em um copo ou xícara alta e decorar como preferir. Embora o leite já dê um toque mais doce, se sentir necessidade, pode adicionar um pouco de açúcar, adoçante ou mesmo mel.

Café expresso com limão siciliano

Essa é uma receita simples que surpreende no paladar por conta do toque cítrico e leva apenas três ingredientes, sendo eles:

  • duas colheres de sopa de creme de leite;
  • uma cápsula de café espresso;
  • meia colher de sopa de raspas de limão siciliano.

Primeiro, prepare o café em cápsula como de costume, deixe esfriar um pouco e leve ao liquidificador com o creme de leite. Bata até virar uma mistura homogênea e acrescente uma parte das raspas de limão.

Coloque em uma xícara para servir e polvilhe o restante das raspas por cima. Ainda, caso goste, pode adicionar um pouco de chantilly para melhorar a apresentação.

Receitas de café cremoso no liquidificador
Ao servir a receita de café cremoso no liquidificador é possível adicionar chantilly, raspas de limão e cacau em pó, por exemplo. Imagem de Isabelly Marques no Unsplash

O que servir com o café cremoso no liquidificador?

O café cremoso no liquidificador acompanha bem pães e bolos, bem como tortas e biscoitos amanteigados. Por isso, é uma boa opção para servir em um lanche da tarde ou em um café da manhã especial.

Ele também pode acompanhar sobremesas mais elaboradas, como doces finos, pudins e manjares. Além disso, a depender dos ingredientes, pode harmonizar com queijos leves, como Minas Frescal.

Um café gelado cremoso é uma ótima escolha para os dias mais quentes, uma vez que é uma bebida refrescante. Ainda assim, mantém o sabor tradicional que agrada a maior parte das pessoas e confere mais disposição por ter cafeína.

Receitas de café cremoso no liquidificador
O café cremoso no liquidificador acompanha bem diversos pratos, doces ou salgados. Imagem de Léo Roza no Unsplash

Como armazenar o café cremoso no liquidificador?

O café cremoso no liquidificador pode ficar na geladeira por até duas semanas conforme os ingredientes utilizados. Para que mantenha o sabor, no entanto, vale a pena observar alguns cuidados simples, como:

  • deixe esfriar por completo;
  • coloque em um recipiente de vidro, plástico ou metal, desde que fique bem vedado;
  • leve à geladeira ou freezer.

Quando for servir a receita que armazenou, uma sugestão é levar novamente ao liquidificador e bater por um curto período. Dessa forma, ele poderá retomar a textura original e quebrar cristais de gelo que possam ter se formado no interior.

Ainda, se preciso, pode adicionar mais um pouco de leite ou creme para acertar o ponto. Também, se sentir que o sabor ficou fraco por conta do gelo que se formou, pode misturar com mais um pouco de café fresco.

Como escolher as cápsulas para café cremoso no liquidificador?

Para uma receita de café cremoso no liquidificador, é possível usar o tradicional café expresso. Apesar de ser mais intenso, ao misturar com outros ingredientes, como leite e gelo, ele fica mais suave e assim, atende àqueles que não se adaptam ao sabor amargo.

Outra opção para fazer um café cremoso mais suave é buscar as cápsulas que já vem com leite, como o café au lait ou mesmo um cappuccino. Aliás, essa é uma boa escolha caso não tenha todos os ingredientes no momento do preparo.

Ao bater o conteúdo do preparo no liquidificador mesmo que apenas com gelo, o café emulsiona e já fica com uma textura mais cremosa.

Vale a pena comprar as cápsulas da Bicafé?

A loja virtual da Bicafé Brasil possui uma ampla variedade de sabores de cafés em cápsulas, ideais para preparar esse tipo de receita. Além disso, tem os mais tradicionais como o expresso, mas também é possível encontrar produtos especiais e gourmet.

Há opções de cápsulas que são compatíveis com as principais máquinas do mercado. Ainda, há a vantagem de poder preparar uma porção única quando quiser um café diferenciado.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.