Descubra os fatores que fazem o preço do café subir

Descubra os fatores que fazem o preço do café subir

Compreender os fatores que fazem o preço do café subir pode ajudar a solucionar diversas dúvidas sobre o valor do produto. Assim, se você é apaixonado pela bebida e quer saber mais sobre o assunto, entenda tudo a respeito.

O que faz o preço do café subir?

A oferta e a demanda influencia diretamente no preço do café. Ou seja, se houver uma menor produção em uma região, o valor do produto costuma aumentar. Além disso, há outros fatores que podem influenciar, como:

  • condições climáticas;
  • variações cambiais;
  • fatores políticos e econômicos;
  • valor de produção;
  • cotação do dólar.

Quando acontece qualquer surto de pragas ou doenças, os empreendedores precisam se recuperar da crise e a oferta diminuiu. Desse modo, esses dois fatores fazem com que o preço aumente. 

É bom saber que a elevação do valor do café não significa um lucro para o empresário. Isso porque, na prática, ele só está tentando cobrir o prejuízo para conseguir entregar o produto ao consumidor final. 

Seguindo o que foi citado, quando o preço é alto, tanto o público quanto o fornecedor tomam prejuízos. Então, se trata de uma fase ruim para ambos os lados. 

Condições climáticas

Secas ou geadas podem reduzir a colheita do café de forma significativa. Assim, o produto fica mais valorizado, o que leva ao aumento de preço. Inclusive, por isso, é crucial sempre averiguar bem todas as condições climáticas antes da plantação.

É importante saber que fatores climáticos e a invasão de pragas causam danos diretos ao pé de café e seu plantio. Inclusive, esse é um fator que impacta até o maior produtor de café do mundo.

Fatores políticos e econômicos

Problemas políticos e econômicos podem variar o preço do produto. Afinal, quando isso acontece, muitas vezes, significa que a exportação ficará mais cara e isso se reflete nos valores a venda do grão ou cápsula. 

Custo de produção

Quando a mão de obra eleva, o valor precisa acompanhá-lo. Desse modo, esse é um fator direto para o café ficar mais caro todos os anos. Mas, acontece que muitas vezes, a ausência dos outros pontos citados, fazem com que isso se equilibre.

Cotação

Quando o dólar está alto, ele influencia de forma direta no preço. Isso porque, os exportadores entendem que precisam vender mais e estimular o ganho. Ou seja, para eles, essa é uma oportunidade para lucrar. 

Descubra os fatores que fazem o preço do café subir
O preço do café tem relação direta com a saúde dos grãos. Imagem do Freepik.

Como é calculado o preço do café?

Hoje em dia, o preço do café para cotação de fábrica é calculado com base na bolsa de Nova York. Contudo, caso ele seja robusto/conilon, a base vem da cotação de Londres. Além disso, há outros fatores diretos, como:

  • o tipo do café;
  • qualidade da safra;
  • a política das empresas de torrefação.

Para definir um valor justo, todos os pontos citados neste tópico são considerados na hora de definir o valor. Assim, na prática, ela acaba se tornando previsível, caso não ocorra nenhuma situação inesperada. 

Tipo de café

Existe uma vasta variedade de café e cada uma delas possuem algumas especificações que influenciam direto no preço. Além disso, a marca também tem um impacto direto no valor do produto. 

Qualidade da safra

Quanto mais alta for a qualidade de um produto, maior será o preço. Isso porque, para o empresário entregar o item em alto nível, ele precisou tomar cuidados que outras produções não conseguiram ter e por isso, cobram mais caro.

Política da empresa de torrefação

A empresa de torrefação pode ter a sua própria política e isso influência de forma direta no valor. Afinal, em alguns casos, isso significa que o preço para torrar o item será mais caro. 

Para não ficar no prejuízo, os empresários que produzem o café seguem a estratégia de elevar os valores para conseguir cobrir a mudança de contrato. Então, na prática, essa é mais uma situação sem um ganho a mais do produtor.

Descubra os fatores que fazem o preço do café subir
Quando o preço do café fica alto, vários setores sofrem com o impacto. Imagem do Freepik.

O que esperar do preço do café em 2024?

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café, ABIC, o preço do café em 2024 deve melhorar para os consumidores. Isso porque, quando comparado aos anos anteriores, o reajuste será menor.  

O Conselho Monetário Nacional já definiu que o valor mínimo de R$ 684,16 para uma saca de 16 quilos do tipo Arábica e R$ 460,02 para o Conilon. Mas, isso pode mudar se houver condições climáticas imprevistas.

Na prática, haverá um reajuste de menos de 10% comparado a 2023. Desse modo, de forma geral, ele vai ficar mais acessível, uma boa notícia para o café da manhã especial dos brasileiros. 

Como a situação do café vai melhorar, ano que vem você terá uma liberdade maior para fazer aquela receita incrível, como o cappuccino cremoso. Inclusive, uma excelente forma de garantir uma boa experiência é investindo nos produtos da Bicafé.

A Bicafé comercializa a cápsula de café Premium Purple e diversos outros itens com a máxima qualidade. Inclusive, para entregar sempre um ótimo resultado, ela acompanha o processo do produto. Assim, com ela você tem sempre o melhor em sua casa.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.