8 receitas fáceis de licor de café para fazer na sua casa sem complicação
Veja aqui receitas de licor de café caseiro para fazer e se deleitar em casa. Afinal, essa é uma bebida com cafezinho que pode ser misturada com diferentes licores, além de inúmeros ingredientes como frutas, flores, especiarias, ervas, raízes, sementes e cremes.
Quais são as principais receitas de licor de café?
Há diversas receitas de licor de café, como a que leva cachaça ou ainda, creme irlandês. Seja qual for, vale a pena experimentar e quem sabe, criar a sua própria bebida.
1 – Receita de licor de café estilo Kahlua
Para quem gosta de rum e vodka, esta receita de café com Kahlua é perfeita. Assim, veja o que você vai precisar:
- 2 cascas de laranja (raspas), fatias finas;
- 15 ml de extrato de baunilha;
- Canela em pau;
- 120 ml de espresso quente (ou café forte);
- 75 gramas (2 xícaras) de café;
- 75 g (½ xícara) de nibs de cacau;
- 750 ml (3 xícaras) de rum ou vodka;
- 240 ml (1 xícara) de xarope simples (xarope de açúcar).
Caso queira um licor mais doce, aumente o xarope de açúcar para 360 ml (1,5 xícara). Com uma mistura única e saborosa, esse é um excelente aperitivo para qualquer momento.
Modo de preparo
Coloque a casca de laranja, a canela e a baunilha em um recipiente de vidro. Em seguida, derrame o expresso na jarra, mexa e reserve. Adicione o café, os nibs de cacau e o rum (ou vodka) no vasilhame com a mistura anterior.
Depois, agite e feche o frasco. Então, guarde em um local fresco e escuro, como um armário, de seis a 14 dias. Por fim, não deixe de agitá-lo todos os dias.
Preparo final
Deixe fermentar por 14 dias, para que a cafeína fique mais forte. Sendo assim, filtre o líquido em uma jarra. Em seguida, coloque o xarope de açúcar e mexa a mistura. Por fim, ponha o licor numa garrafa de vidro ou recipiente que possa ser fechado novamente.
2 – Licor de café com cachaça
Esta receita de licor de café com cachaça é bem simples e fácil de fazer. Com uma boa pitada de brasilidade, traz a mistura agradável com uma das bebidas mais consumidas no mundo. Dessa forma, confira os ingredientes:
- 1 xícara (chá) de café;
- ½ litro de cachaça de boa qualidade;
- 1 xícara de água;
- 1 colher (chá) de essência de baunilha.
Aproveite essa junção de dois dos sabores mais servidos no Brasil. Não tem como recusar essa iguaria 100% tupiniquim. Acima de tudo, aproveite com moderação.
Modo de preparo
Em uma garrafa que possa ser fechada, coloque o café, 1/2 xícara de água e a cachaça. Então, reserve por oito dias. Depois, junte o açúcar com meia medida de água e leve ao fogo.
Deixe cozinhar até a fervura. Coloque a baunilha e acrescente à mistura de café e cachaça. Então, mexa bem e depois coe, passe para um recipiente limpo. Enfim, tampe e deixe repousar por 20 dias.
3 – Receita de licor de café estilo Tia Maria
Um dos licores de café mais tradicionais, o Tia Maria começou a ser feito na década de 50, no entanto, reza a lenda que a receita é datada do século 17. Contudo, esta é uma opção caseira inspirada em uma das referências do mercado, saiba como preparar:
- 2 litros de água;
- 1 kg de açúcar;
- 2 colheres de sopa de café;
- 4 saquinhos de chá preto;
- 1 litro de álcool etílico;
- Algumas gotas de essência de baunilha.
Uma ótima opção para uma tarde de degustação, logo, vai bem como aperitivo. Portanto, com acompanhamentos também é bem-vindo, como bolo, tortas geladas, entre outros.
Modo de preparo
Coloque em uma panela a água e o açúcar, ferva por 5 minutos e depois retire do fogo. Em seguida, acrescente o café, os saquinhos de chá e a baunilha, por fim, misture tudo. Logo depois de esfriar, ponha o álcool e engarrafe. Por fim, após 4 dias estará pronto para beber.
4 – Receita de licor de café caseiro 1
Esta é uma receita simples de licor de café que contém açúcar mascavo e rum envelhecido. No entanto, tudo isso misturado com um bom cafezinho é sempre uma boa combinação, veja:
- 1 1/2 xícaras café arábica;
- 2 xícaras de rum envelhecido;
- 1 xícara de açúcar mascavo vegano;
- 1 xícara de água;
- 1/2 colher de chá de extrato de baunilha.
Saiba que essa mistura pode ser degustada na solidão como uma bebida simples e estimulante depois do jantar ou em um coquetel para dar um sabor a mais.
Modo de preparo
Coloque o café junto com o rum em uma vasilha e mexa. Depois, guarde em um local arejado e escuro por 20 dias. No entanto, agite-o a cada dois dias pelo menos. Logo após o prazo, coe em um filtro de papel e reserve.
Junte o açúcar mascavo com a água e ferva em fogo médio-alto, até diluir o açúcar. Então, quando estiver dissolvido e não alcançar a fervura, tire do fogo e deixe esfriar.
Por último e depois de frio, misture a baunilha com o resto e mexa até ficar uniforme. Por fim, engarrafe e ponha na geladeira, pois já está pronta para ser consumida.
5 – Licor caseiro de café
Não demora tanto tempo para preparar, isso porque, leva uns 10 dias para desenvolver o sabor por completo. Portanto, seja com rum ou com vodka, não tem como errar:
- 3 xícaras de açúcar;
- 5 cm de fava de baunilha;
- 1 garrafa de 750 ml de rum ou vodka;
- 2 xícaras de água;
- 8 colheres de café forte.
Saiba ainda que no momento em que estiver pronto, seu licor de café poderá ser degustado com gelo ou em seus coquetéis favoritos. É só aproveitar essa receita fácil e prática.
Modo de preparo
Junte e misture tudo na panela em fogo médio-alto, coloque a água, o açúcar e a baunilha para fazer uma calda simples. Então, mexa até o açúcar se dissolver.
Diminua o fogo quando o açúcar for reduzido pela metade ou após 30 minutos. Portanto, retire do fogo e adicione 8 colheres de café. Em seguida, deixe a mistura esfriar.
Em uma garrafa de vidro hermética, junte o xarope com o rum ou a vodka. Misture bem e reserve em um lugar fresco e escuro por 10 dias. Por fim, dê uma boa sacudida na garrafa a cada dois dias. Logo depois é só peneirar, engarrafar e está pronto para ser saboreado.
6 – Receita de licor de café creme irlandês
Do calor mexicano ao frio irlandês, esta bebida é um belo deleite. Contudo, esta receita mistura leite condensado com uísque. Portanto, dá uma textura cremosa e muito agradável. Então, os ingredientes são os seguintes:
- 1 xícara de creme de leite;
- 1 colher de chá de cacau em pó;
- 1 ½ colher de chá de café;
- 1 ½ xícara de whiskey irlandês;
- 1 colher de chá de extrato de baunilha;
- 400 gramas de leite condensado.
Coloque um pouco de cada ingrediente e você terá um milkshake para adultos delicioso. O sabor é incrível, portanto, não deixe de experimentar, já que, sem dúvida, não vai se arrepender.
Modo de preparo
Ponha o café, o cacau e uma colher de creme de leite até ser dissolvido. Então, acrescente o resto do creme lentamente. Logo depois, adicione a baunilha, o condensado e o uísque, bata até ficar homogênea. Engarrafe, guarde na geladeira por 15 dias e estará pronta.
7 – Receita de licor com vodka, café e especiarias
Para enfrentar as baixas temperaturas, as noites frias não precisam mais ser incômodas, não com esse maravilhoso licor de café com vodka e especiais. Então, confira os ingredientes:
- 2 xícaras de água;
- 200 grama de café;
- 700 ml de vodka;
- Uma fava de baunilha, partida e raspada;
- 2 xícaras de açúcar mascavo;
- 15 cravos;
- 3 paus de canela.
A canela e o cravo trazem aconchego, assim, junto com a vodka é perfeito para as noites geladas. Portanto, em frente a lareira, esta bebida forma um par ideal para enfrentar o frio.
Modo de preparo
Agora misture o café, a vodka, o cravo, a canela e a baunilha, tudo em uma vasilha e feche. Depois, reserve por 7 dias, mas dê uma mexida de vez em quando. Logo depois, peneire e em uma panela, coloque a água e o açúcar em fogo alto até ferver.
Coloque a vodka coada e deixe esfriar. Em seguida, engarrafe e feche, pois estará pronta para o consumo. Poderá decorar com o que sobrou das especiarias se quiser.
8 – Licor de chocolate espresso
Expanda a sua compulsão por café com esta receita surpreendente com um toque dedicado de um bom espresso. E ainda tem em seus componentes o chocolate, que eleva o nível, assim, anote o que vai precisar:
- 4 xícaras de água;
- 1/4 xícara de café expresso;
- 3 xícaras de vodka;
- 2 doses de licor de chocolate;
- 2 xícaras de açúcar branco;
- 2 favas de baunilha;
- 2 xícaras de açúcar mascavo.
Junte o açúcar, a água e o espresso dentro da panela, deixe fervendo em fogo médio-alto. Em seguida, baixe as chamas do fogão e ferva mais uma hora ou até ficar como xarope.
Tire-o e deixe esfriar. Então, depois que ficar em temperatura ambiente, coloque a vodka, o licor de chocolate e as favas de baunilha. Agite a mistura e depois guarde em um vasilha hermética por três semanas. Contudo, mexa pelo menos uma vez por semana.
Por que fazer licor de café?
Fazer o seu próprio licor de café é uma experiência única que faz com que você tenha mais contato com a bebida e aprenda ainda mais sobre as sensações. Além disso, te dá a liberdade para que você torne o seu sabor único ao usar itens do seu gosto pessoal.
Criar seu próprio drink serve para abastecer o seu bar pessoal, mas, também pode ser uma forma de presentear seus amigos e familiares. Assim, se torna uma ótima opção de demonstrar carinho e dar algo atencioso para quem o usa.
Qual o prazo de validade do licor caseiro?
A vida útil do licor caseiro tende a ser de três meses nas receitas mais comuns. No entanto, esse prazo varia muito de acordo com vários fatores que podem fazer com que ele dure mais ou menos tempo, como, por exemplo:
- frutas;
- cremes;
- leite;
Vale dizer que o álcool ajuda a conservar a sua validade por um tempo maior e as frutas simples ajudam nessa fermentação. Mas, vale dizer que ao usar ingredientes como ovos, o que se indica é que se tome o licor de café complexo entre duas e quatro semanas.
Como ele surgiu?
Não há registros precisos de onde o licor de café surgiu, já que alguns dizem que foi na Etiópia e outros que dizem que foi na Itália. Então, se sabe que ele começou a se tornar popular no século VXII, quando na Europa virou moda misturar café em grão e álcool.
Sabe-se que na Itália a prática de adicionar álcool no café era comum para produtores que desejavam preservar os grãos por mais tempo. Portanto, essa mistura de práticas fez com que surgissem muitas receitas da bebida.
A partir do século XIX virou uma bebida comum em vários bares, bistrôs e nas casas das pessoas. Isso porque, servia como um drink rápido e também ia muito bem nos preparos de doces, já que tinha um equilíbrio natural entre doce e amargo.
Como usar o licor de café nas suas receitas?
Quem não gosta de beber o licor de café ainda pode achar uma utilidade para ele ao inserir o item nas suas receitas. Dessa forma, ele sere como um ingrediente versátil para molhos de carnes, sobremesas e vários outros preparos.
Como preparar uma sobremesa fácil?
Uma sobremesa simples e fácil de criar é adicionar uma colher da bebida em um prato de sorvete de creme, por exemplo. Assim, essa é apenas uma forma de adicionar muito sabor em um prato que já é muito gostoso.
Faça coquetéis
Outra boa opção é que o licor de café sirva como um item para o preparo de drinks. Então, basta apenas adicionar um pouco dele em outras bebidas como, por exemplo:
- martini;
- conhaque;
- whiski.
Ele também vai muito bem no preparo do negroni, que hoje se tornou um dos coquetéis mais pedidos em bares e restaurantes no Brasil. Por isso, vale a pena testar seu uso para que você possa aproveitar cada vez mais o sabor em várias situações diferentes.
Delicie-se com um saboroso licor de café
Oito jeitos distintos de unir inúmeros elementos deliciosos e combiná-los com perfeição. Portanto, diante disso, faça com mais criatividade e melhore as receitas com seu toque especial. Então, os fins de semana chuvosos não serão mais como antes.
Deixe um comentário