Pessoa com cachorro pequeno no colo enquanto segura xícara grande de café na cor branca representando o tema Ingestão de café

A ingestão de café é recomendada para a dieta do seu cachorro?

A ingestão de café pelos cachorros pode ser negativa? Pois bem, essa pergunta será respondida a seguir. Apesar de muitos donos dividirem sua comida com o pet, é preciso ter cuidado com o que o cachorro ingere para que assim, ele se mantenha saudável.

Os cachorros podem fazer a ingestão de café?

A resposta é direta: os cachorros não podem fazer a ingestão de café. E isso vale para outros animais, como por exemplo, os gatos. Aliás, nem café e nem outros alimentos com cafeína, pois ela pode ser prejudicial e gerar uma intoxicação, como se vê a seguir.

Tal ingrediente pode ser encontrado em bebidas, assim como em chocolates. Portanto, é importante ter cuidado ao oferecer esses alimentos aos animais de estimação. 

A cafeína pode causar reações negativas em humanos e animais, e os animais têm mais dificuldade em processá-la, o que leva, por sua vez, a problemas de saúde.

O efeito da cafeína nos cachorros

Se um cachorro, por acidente, ingerir café, é importante perceber possíveis sintomas, uma vez que a cafeína pode afetar de modo negativo o sistema nervoso, cardiovascular, bem como o sistema urinário do pet. Se não tratado, a cafeína pode levar a morte do pet.

Além do café em cápsula Bicafé, é preciso ter cautela com outros alimentos que contêm cafeína, como por exemplo o chocolate, os chás e os energéticos. 

Vale ressaltar que a cafeína presente nesses alimentos pode ser prejudicial à saúde dos animais de estimação. Ao passo que é difícil identificar os sintomas que a ingestão de café pode causar.

Pessoa segurando caneca salmão de café e cão Poodle no colo enquanto usa smartphone representando o tema Ingestão de café
Após a ingestão de café, o cachorro pode, de modo geral, tremer e vomitar. Imagem de lookstudio no FreePiK.

Quais são os sintomas que o cachorro pode apresentar após a ingestão de café?

Os sintomas que o cão apresenta após a ingestão de café podem variar de acordo com a quantidade ingerida, raça, peso e porte do animal. Os traços mais comuns incluem tremores e vômitos. Outros sintomas indicados são, a saber:

  • inquietação;
  • convulsões;
  • aceleração dos batimentos cardíacos. 

De modo geral, esses sintomas aparecem cerca de duas horas após a ingestão, mas o tempo pode variar de um cachorro para outro. Se o cachorro apresentar algum desses sintomas, é recomendável levá-lo de pronto a um veterinário.

Vale lembrar que o café, assim como outros alimentos à base de cafeína, devem ficar longe do alcance dos animais de estimação. Dessa forma, há a prevenção de situações perigosas. 

O veterinário é o profissional que pode lidar com os sintomas da melhor maneira possível. Então, também colabora para prevenir quaisquer complicações futuras.

Qual é o tratamento a ser feito após a ingestão de café?

Para tratar o cachorro que fez a ingestão de café acidental,  é recomendável levar o animal a um veterinário, já que não é prudente tratar em casa. Um tratamento comum é a indução do vômito, caso o animal ainda não tenha vomitado.

Isso evita, a saber, que a toxina se espalhe pela corrente sanguínea. Em alguns casos, o uso do carvão ajuda a absorver o restante da toxina no estômago. Outra opção pode ser o uso de remédios para controlar a pressão arterial.

Eles também servem para estabilizar o ritmo cardíaco do animal, assim como ajudam na hidratação. Porém, é importante lembrar que somente o médico veterinário pode orientar o uso de qualquer medicamento para tratar a intoxicação por café.

Bebidas permitidas e proibidas para os cachorros

Depois de todas essas informações, pode surgir a dúvida sobre a segurança de oferecer qualquer tipo de bebida para o seu animal de estimação. 

No entanto, existem várias opções que são muito mais adequadas para os pets do que o café. Além, claro, da própria água potável, indispensável à vida do pet. Bom exemplos de bebida são a água de coco e sucos naturais de algumas frutas a saber: :

  • caju;
  • manga;
  • melão;
  • melancia;
  • morango.

Em relação às bebidas proibidas para os cachorros, o café não é o único vilão. O leite, por exemplo, não compõe a dieta, e a mistura de café com leite é ainda pior. A ingestão de leite pode levar a problemas intestinais. O único permitido, por sua vez, é o leite materno.

Ingestão de café feita por cachorrinho em seus pratos e cuias de alimentação
Água e ração de qualidade são itens básicos da dieta do pet, sem a ingestão de café. Imagem de FreePik.

Qual é a alimentação adequada para o cachorro, sem a ingestão do café?

A alimentação adequada para um cachorro deve incluir ração de qualidade, carne magra, bem como legumes e verduras e claro, sem a ingestão de café. Evite alimentos processados, além do próprio café e chocolate, e sempre forneça água fresca e limpa.

Consultar um veterinário é fundamental para definir a dieta ideal para cada cachorro, pois o médico leva em consideração fatores como idade, peso, raça , assim como condições de saúde.

Quanto à ingestão de café, vale lembrar que não é indicado oferecer a bebida ao cachorro. A cafeína pode causar uma série de problemas de saúde, que podem colocar a vida do pet em risco.

Deixe o café para quem pode apreciá-lo com moderação, ou seja, você. Aliás, aproveite para incrementar seu “momento café” com os produtos da Bicafé. Conheça a loja virtual da marca e desfrute do melhor do café em cápsulas.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.