Xícara de café preto sobre pires branco em cima de pano de mesa dobrado com alguns pedaços de barra de chocolate espalhados ao lado

Café e chocolate: formas práticas para harmonizar e aproveitar o melhor dos dois mundos

Café e chocolate, é muito provável que você já tenha ouvido falar sobre a união perfeita dos dois e até mesmo, provado. Mas, para conseguir ter o prazer de comer e beber sempre que quiser, o ideal é saber harmonizar os dois sabores de forma prática.

Como combinar café e chocolate?

Antes de mais nada, para conseguir combinar café e chocolate, o ideal é seguir um passo a passo simples, mas, que faz total diferença. Hoje em dia, há várias formas de combinar esses dois sabores, seja em receitas ou em suas formas tradicionais.

Apesar das milhares de formas de combinar esses dois queridinhos nacionais, o café com chocolate pós almoço, é sem dúvidas, a preferida. Em vista disso, veja a seguir, os três passos para conseguir aproveitar o melhor dessa união: 

  1. inicie com um gole na bebida, lembre-se de apreciar o seu sabor;
  2. em seguida, coloque em sua boca um pedaço de chocolate e deixe-o derreter;
  3. por fim, com o doce ainda na boca, tome um outro gole da bebida. 

Não se pode negar que essa é uma dica muito simples, mas que faz toda a diferença na hora de perceber os sabores. Afinal, ao fazer isso, as papilas gustativas conseguem captar o gosto e você identifica a harmonização do chocolate e café. 

Xícara de café sobre pires na cor creme com bebida preta em seu interior e tabletes quadrados de chocolate branco e preto espalhados ao redor
Café e chocolate são duas paixões nacionais que harmonizam muito bem entre si. Imagem de stockking no Freepik

O que é harmonizar com café?

De modo geral, o ato de harmonizar se refere a arte de combinar e equilibrar sabores, logo, esse pode ser por semelhança ou contraste. Então, o mesmo ocorre com a bebida, que nos dias atuais é combinada com os mais diferentes gostos, que variam do doce ao salgado.  

Um pouco sobre a relação do café e chocolate

Desde já, a relação entre esses dois itens vai muito além dos preparos que são feitos ao aproveitar a bela harmonia entre ambos. Todavia, eles são frutos, porém, o produto final como se conhece é feito a partir das suas sementes.

Dentre os pontos em comum deles, se pode citar também o fato de tanto a bebida quanto  o doce sofrerem influência da terra em seu sabor. Por fim, os dois têm suas sementes secas e só então, torradas. 

Há formas simples de harmonizar café e chocolate?

Pode-se afirmar que existem formas bem simples para harmonizar café e chocolate, no entanto, para isso é crucial algumas dicas sobre sabores que combinam. Conforme isso, confira uniões que se encaixam perfeitamente no paladar: 

  • chocolate ao leite (e outros leves) e café com notas de frutas ou flores;
  • café com tons de amêndoas e chocolate ao leite até 70% de cacau;
  • chocolate amargo com café com tons terrosos ou com especiarias.

É provável que depois de provar essas harmonizações, você nunca mais queira tomar café sem chocolate, pois, o sabor encanta até o paladar mais exigente. 

Como os sabores do café e chocolate se harmonizam?

Sobretudo, é viável harmonizar o café e chocolate da mesma forma que ocorre com todas as outras uniões, tanto por contraste quanto por semelhança. Ainda mais que as pessoas têm se permitido cada vez mais conhecer e explorar novas nuances de sabores.

O doce com muito cacau é bastante amargo, então, combiná-lo com um café muito forte não é interessante, assim, o ideal são os leves. Em contrapartida, as bebidas intensas casam bem com os chocolates suaves e ao leite. 

Capuccino com chocolate amargo é a combinação perfeita

Saiba que essa é uma harmonização por contraste, ou seja, para que fique perfeita, você deve tomar seu cappuccino com um doce amargo. Convém lembrar que é amargo mesmo, assim, opte por aqueles com mais de 60% de cacau. 

Café extraforte com chocolate branco

Outra forma de harmonizar café e chocolate é tomar a bebida extra forte e degustar um chocolate branco, o contraste de sabores proporciona uma explosão no paladar. Portanto, para essa junção, o melhor é não adoçar o café para apreciar todas as notas do mesmo. 

O que acontece se tomar café com chocolate?

Nada acontece, afinal, é apenas a combinação de dois sabores que grande parte das pessoas aprovam, mas, também pode ajudar a saúde. Lembre-se, antes de tudo, que qualquer alimento em excesso faz mal, por isso, para ambos ocorre do mesmo modo. 

De acordo com isso, consumir a bebida e o doce pode ajudar na memória e na concentração, uma vez que a cafeína melhora o foco. E, junto a isso, o cacau conta com vitaminas do complexo B, que são vitais à saúde do sistema nervoso. 

Porque o café e chocolate harmonizam?

Certamente, essa é uma pergunta que você nunca deve ter feito, entretanto, existe uma razão para a união de café e chocolate ser tão perfeita. Em suma, estes se harmonizam, pois o açúcar do doce equilibra a acidez presente na bebida.   

Não somente isso, a gordura do chocolate ajuda o café a percorrer as papilas gustativas de uma forma positiva, por esse motivo, eles combinam muito. 

Duas xícaras brancas de café sobre pires em cima de mesa de cor escura enquanto pessoa derrama chocolate quente dentro de uma delas
Café e chocolate também harmoniza o sabor em diferentes preparos além do tradicional. Imagem de American Heritage Chocolate no Unsplash.

Quais são as receitas para aproveitar os sabores de café e chocolate?

Sobre o tema, é quase impossível falar sobre a harmonização de café e chocolate sem procurar preparos para fazer em casa e se deliciar. Em razão disso, segue abaixo receitas simples para fazer ainda hoje e provar o melhor dos dois mundos. 

Café com chocolate e leite condensado

Para esse preparo, você só vai precisar de um pedaço pequeno de chocolate, 1 colher de leite condensado e 100 ml de leite quente. E também uma cápsula de café pronto e quente, com tudo em mãos, basta montar tudo em uma xícara.

Em primeiro lugar, coloque o doce na xícara, adicione o condensado por cima, em seguida, coloque o leite quente e por último, o café. 

Preparo básico de café e chocolate 

Sem dúvidas, um preparo muito simples de café e chocolate para matar a vontade durante a correria do dia, desse modo, você só precisa fazer seu expresso normal. Após isso, adicionar leite, chocolate em pó solúvel, adoçar ao seu gosto e já está pronto. 

Bolo de chocolate com café

Preparar um bolo com estes insumos não tem segredo, você pode fazer do modo tradicional e no lugar do leite, colocar o café expresso pronto. Entretanto, se quiser se aventurar, há muitas opções de bolo de café e chocolate para inovar. 

Cápsulas Bicafé para a harmonização de café e chocolate é a ideal?

É de conhecimento geral que a combinação entre café e chocolate é uma grande paixão e agrada a muitos paladares por todo o mundo. 

Acerca disso, as cápsulas Bicafé são uma ótima opção para ter aquela bebida prática e cheia de qualidade para combinar como preferir. A mesma conta com diversos sabores para você escolher e diversificar sempre que quiser.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.