Foto de Affogato em xícara branca sobre mesa com toalha de cor rósea

Affogato: siga as dicas para fazer uma deliciosa sobremesa

O affogato é uma deliciosa sobremesa de origem italiana que serve para várias ocasiões. Portanto, se destaca por ter sorvete e café espresso na sua receita, uma combinação perfeita. Logo, é importante seguir as dicas para aprender pratos feitos com café.

Você sabe o que é o affogato?

O affogato é uma sobremesa que se destaca por ter dois ingredientes especiais, o sorvete de creme e o café expresso. Dessa forma, esse preparo está presente em várias cafeterias gourmet. É uma mistura rica de dois sabores bem diferentes.

A sua origem vem da Itália, mas se espalhou por vários lugares ao redor do mundo. Portanto, o seu nome é uma referência para a bola de sorvete “afogada” no líquido do café. Embora se defina como uma sobremesa, há restaurantes que a classificam como bebida.

Ao longo do tempo, vários chefs de restaurantes e cafeterias adaptaram a receita de uma forma especial. Por isso, há variações de sabores diferentes, além de agradar vários paladares. Sem dúvida, é uma sobremesa única e especial para poder degustar.

Meia xícara com Affogato na cor branca sobre píres de mesma cor e em superfície preta
O affogato é uma deliciosa sobremesa de origem italiana. Imagem de Mohammad Khorram no Pexels.

História do affogato

Não se sabe o momento exato que a sobremesa surgiu, porém, os primeiros registros estão na Itália. Com isso, é uma receita italiana bem tradicional de aproximadamente 100 anos de existência. Assim, ao longo dos anos, teve variações de diferentes misturas e sabores.

A sobremesa se tornou popular nos anos 1970, por isso, tem um charme a mais em sua receita especial. Portanto, na original, o sorvete utilizado é o fior de latte com sabor de creme, ou de baunilha. Entretanto, se destaca por servir junto com um delicioso café.

Como fazer um delicioso affogato?

Há várias formas de fazer um delicioso affogato, porém, é fundamental seguir algumas dicas especiais. Por fim, é uma sobremesa bem simples de fazer, mas há alguns cuidados para ficar no ponto certo. Siga os passos para essa receita refrescante com café:

  • escolha ingredientes de qualidade;
  • separe um bowl para colocar a sobremesa;
  • café expresso em cápsula é uma ótima opção;
  • o moka café também é uma opção;
  • adicione uma calda de chocolate;
  • creme de chantilly pode ser um diferencial;
  • não adoce a bebida.

A escolha dos melhores ingredientes é fundamental para gerar um doce de qualidade. Portanto, é necessário investir no melhor recurso visual para gerar uma sobremesa mais atrativa. O café expresso em cápsula é uma ótima opção por causa da sua intensidade.

Dicas especiais

A maioria das cafeterias ou restaurantes buscam inovar com as suas receitas deliciosas. Por isso, é essencial usar o sorvete Fior di Latte, pois é um sabor único feito com laticínios, açúcar, amido e sem gema de ovo. Porém, costuma ser muito difícil de encontrar à venda.

Uma opção de substituição é o sorvete de baunilha. Logo, os seus toques especiais têm a ver com o adicional de calda no fundo, além de uma taça de vidro atrativa. Assim, é preciso escolher um sorvete e um café de qualidade como diferencial.

Quais as variações do affogato?

Ao longo do tempo, vários chefs de sobremesa investiram em novas variações do affogato. Logo, há opções de sorvetes para adaptar a sua receita com as melhores formas de consumir café. Portanto, veja as adaptações mais comuns para investir no seu doce:

  • sorvete de caramelo ou chocolate;
  • sabor do café diferenciado;
  • sorvete de frutas;
  • opção com licores;
  • café em cápsula expresso;
  • creme de chantilly a gosto;
  • nozes ou castanhas para complementar.

Uma outra opção de variação de café é o concentrado ou o de sabor moka. Mas, há várias possibilidades de bater o sorvete com o café para ter um frapuccino especial. Para quem gosta de aperitivos, por exemplo, invista em castanhas para enfeitar.

Foto de Affogato com biscoito em taça transparente em cima de mesa de madeira
Há muitas variações diferentes de affogato. Imagem de Sarah Li no Pexels.

Não adoce o café

Muitas pessoas bebem o café expresso com açúcar, porém, na receita italiana é essencial não adoçar. Afinal, o sorvete é um complemento para deixar a sobremesa mais doce e para não ficar enjoativa. O objetivo do café é equilibrar o sabor doce com a melhor qualidade.

Qual é o melhor affogato?

Apesar de ter uma série de variedade de receitas, o affogato clássico não mudou muito desde a sua origem. Portanto, tornou-se uma das sobremesas mais populares do mundo, além de ter um sabor único. Para os amantes de doce e café, é uma das melhores opções.

No Brasil, há várias cafeterias que oferecem o doce com os sorvetes de frutas da época. Mas, a essência da receita é sempre ter o sorvete e o café expresso para mergulhar na taça. Em conclusão, é uma das melhores sobremesas após as refeições.

Bicafé

Siga as dicas acima e não deixe de consumir as cápsulas de café da Bicafé para um início de dia mais saboroso e diverso, com o seu catálogo de produtos variados.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.