Café Geisha: raro, valioso e inesquecível

Café Geisha: raro, valioso e inesquecível

O café Geisha é um dos mais raros do mundo, logo, ele se torna o alvo de muito desejo pelos apaixonados por essa bebida. Neste artigo, você irá conferir mais detalhes sobre o seu cultivo, dicas de como prepará-lo e as suas maiores características.

Você sabe o que é o café Geisha?

O café Geisha é uma variedade dessa bebida que se destaca por ser raro e valioso, além de ter um sabor inesquecível. Em suma, é uma subespécie 100% do tipo arábica com alguns aspectos muito únicos, como:

  • acidez;
  • doçura;
  • aromas florais;
  • notas cítricas e frutadas;
  • corpo leve e médio.

É um dos cafés especiais mais procurados do mundo, o que torna a venda dos lotes, muitas vezes limitados, com valores muito acima da média.

Ao chegar no Panamá para uma competição, a nota dessa variedade chegou a incríveis 94,6 de 100 pela SCA (Specialty Coffee Association). Por isso, desde essa época, a subespécie de café arábica passou a ter mais destaque, o que deu ainda mais valor a esse tipo.

Café Geisha: raro, valioso e inesquecível
O café Geisha é um dos mais raros do mundo, cujo sabor é único. Imagem de Feyza Dastan no Pexels.

Qual é a origem do café Geisha?

Os grãos surgiram na Etiópia, ao passo que o nome Geisha se dá pela cidade de origem, nas regiões montanhosas do país. Todavia, na versão do país africano, a maturação demora mais um pouco para acontecer.

Ao longo do século passado, as sementes desse café passaram por vários outros lugares do mundo, como o Quênia, Tanzânia e Costa Rica. No entanto, foi no Panamá que os grãos ganharam um destaque maior, isso porque, o clima e solo favoreceram o seu plantio.

Hoje, o lote da versão panamenha do Geisha é um dos mais caros que existem. Afinal, o sabor do café das suas planícies são doces, bem como, tem acidez e aromas florais únicos, tornando-a uma das bebidas mais especiais do mundo.

Como é feito o cultivo do café Geisha?

O café Geisha, ou Gesha, como também é conhecido, tem um cultivo que requer uma área de plantação em altas altitudes. Em síntese, o ideal é de 1.500 metros acima do nível do mar para que a planta possa se desenvolver nas condições perfeitas.

Ao definir isso, o processo começa pela escolha das mudas, ao passo que muitos produtores optam por aquelas com características específicas. Ou seja, com a genética do tipo de sabor que desejam para o café.

Depois vem a fase de preparar o solo, antes mesmo de inserir as sementes, ao passo que ele deve estar nas condições perfeitas. Nesse sentido, o pH e as etapas de fertilização são de suma importância para que se desenvolva com saúde e em menos tempo.

A plantação de café da variante arábica Geisha segue um processo de escolha seletiva das mudas, ao mesmo tempo, em que devem ficar espaçadas. Também precisam estar sob sombras parciais para receber a luz solar na quantidade ideal.

Café Geisha: raro, valioso e inesquecível
O café Geisha precisa de um plantio em alta planícies e em ótimas condições de clima. Imagem de Footnote In Travel no Pexels.

O processo de colheita do café

A colheita desse tipo de café é feita de forma seletiva, assim como a sua plantação, ou seja, apenas os frutos maduros são coletados. Dessa forma, só os grãos de maior qualidade irão influenciar em seu sabor único.

Cuidados especiais para o plantio do Geisha

Vale citar que o solo deve estar sob uma drenagem de qualidade e rico em nutrientes para que a semente cresça da forma adequada. Além disso, o clima é vital para o plantio do Geisha, nesse ínterim, a temperatura e o período de chuva são muito importantes.

Café Geisha: raro, valioso e inesquecível
O café Geisha precisa de cuidados especiais para crescer com saúde e qualidade. Imagem de Michael Burrows no Pexels.

Como preparar um bom café Geisha?

Para preparar um bom café Geisha, você deve adquirir grãos frescos e de qualidade. Em suma, eles devem ter uma torra recente, de preferência que seja de uma fonte confiável, depois siga os próximos passos:

  • moa os grãos;
  • escolha o modo de preparo, seja cafeteira de filtro ou aeropress, ou prensa francesa;
  • a temperatura da água deve estar entre 90°C a 96°C;
  • não opte pela água fervente, apenas aquecida;
  • despeje uma pequena parte do café e espere 30 segundos até inserir o resto;
  • ajuste o tempo de infusão entre 2 a 4 minutos.

Agora é só aproveitar a sua xícara de café e degustar de todas as nuances do sabor que um Geisha tem. No entanto, para que a experiência seja completa, o ideal é provar sem açúcar e sem leite, assim, sentirá as notas únicas do café.

Café Geisha: raro, valioso e inesquecível
Para preparar o café Geisha, tenha grãos frescos para degustar do seu sabor ao máximo. Imagem de Michael Burrows no Pexels.

Quais são as maiores características do café Geisha?

O café Geisha se destaca por ter características sensoriais únicas, como as notas florais, cítricas e frutadas, além das nuances de chá de jasmim. Nesse sentido, por ter cultivo em diversas partes do mundo, há muitas variações de sabor.

É uma bebida que também é bem rara e valiosa, o que torna o preço do seu lote um dos mais caros. Porém, isso só o torna ainda desejado, ao passo que todos os apaixonados por café buscam adquirir os seus grãos para consumo e produção.

Conheça a Bicafé

A Bicafé dispõe em seu site uma gama de produtos que variam conforme o gosto do cliente, desde café em grão para moagem em sua casa até as práticas cápsulas. Então, não deixe de conferir as opções e aproveitar as ofertas da marca.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.