Aprenda a fazer café em qualquer lugar

Aprenda a fazer café em qualquer lugar

Fazer café em alguns lugares, como em viagens e até mesmo no escritório, muitas vezes pode parecer um enorme desafio. No entanto, existem várias formas práticas e saborosas de preparar a bebida, além de truques que preservam ainda seu delicioso aroma.

Como fazer café em qualquer lugar?

A melhor forma de fazer café em qualquer lugar é usando o mini coador individual de papel também conhecido como Drip Bag ou Drip coffee. Em especial, se você precisa apenas de uma única xícara. Isso porque, esse tipo de filtro de dose única é:

  • muito leve e fácil de transportar;
  • tem um preço bastante acessível;
  • é capaz de preservar o aroma. 

Ou seja, é um produto que você pode levar na bolsa do trabalho para o escritório e também na bagagem de mão. Assim, na hora que tiver vontade de tomar a bebida, basta encaixar o coador descartável na xícara, esquentar a água e desfrutar de um delicioso café. 

Com este método, você pode fazer os diferentes tipos de cafezinhos. Isto é, pode escolher experimentar, desde os cafés tradicionais aos mais exóticos. Além disso, veja também dicas para fazer o café individual em casa. 

Aprenda a fazer café em qualquer lugar
Faça a pausa para o cafezinho a hora que desejar. Foto: Freepik

Como fazer café na Drip bag?

Para fazer o café na Drip Bag, basta encaixar as alças do produto na xícara, colocar o café moído e acrescentar água quente. Porém, existem alguns truques bem simples que podem tornar a sua bebida ainda mais saborosa e cheia de aroma, tais como: 

  • usar a proporção de café adequada;
  • não deixar a água ferver; 
  • usar parte da água para umedecer o filtro;

Assim, na hora de preparar sua xícara de café, esquente a aproximadamente 120 ml de água. Em seguida, use um pouco dessa água para umedecer o filtro. Depois disso, use em média 10g de café. Lembre-se- que uma colher de sopa rasa possui em média 12 g.

Após seguir estes passos, é hora de coar o café. Neste caso, o pulo do gato consiste em despejar devagar água sobre o café apenas até cobrir o pó e aguardar 30 segundos antes de acrescentar o restante da água. Isto fará com que o café exale seu aroma.   

A hora do café no escritório

É muito natural sentir vontade de beber café durante o expediente no escritório., seja para relaxar ou para ganhar energia. Contudo, nem sempre a vontade de degustar a bebida coincide com a disponibilidade da copa em preparar. 

Dessa forma, é muito comum ver quem já aderiu ao drip coffee deixar relatos de o quanto ele é uma forma útil de contornar esta situação. Afinal, quem usa, simplesmente esquenta sua água e prepara seu cafezinho em questão menos de dois minutos.

Qual é a melhor forma de fazer café em uma viagem?

Uma das melhores formas de fazer café em uma viagem é por meio da cafeteira portátil, ou Pressca. Isto é, embora seja possível usar o mini coador também em viagens, este segundo método se mostra melhor por preparar uma quantidade maior da bebida. 

De modo geral, as cafeteiras portáteis fazem em média 350 ml de café por vez. Assim, se você vai fazer uma viagem de casal, com amigos, ou família, dependendo da quantidade de café que cada um tome, ela pode servir de duas a cinco pessoas. 

Além disso, ela possui poucas peças e seu filtro é reutilizável, o que se torna uma bagagem e uma preocupação a menos. Contudo, vale destacar, que a moagem fina, pode não ser a melhor para este tipo de cafeteira. Então dê preferência à moagem média ou grossa.

Como saber se a moagem é fina, média ou grossa?

Uma forma simples de saber se a moagem do café é fina, média ou grossa é observar o tamanho das partículas. Em outras palavras, quando a moagem é fina, a textura se assemelha a do açúcar de confeiteiro. Ou seja, tem um tamanho bem pequeno. 

Por outro lado, a moagem média, faz com que as partículas tenham um tamanho que se parecem com o sal fino de cozinha. A moagem grossa, ou alta, por sua vez, tem um tamanho similar ao da areia grossa, usada em construção. 

Aprenda a fazer café em qualquer lugar
É possível preparar o seu café em qualquer lugar. Foto: freepik

Como fazer café em uma trilha ou camping?

A melhor forma de fazer café em uma trilha ou camping é usando uma cafeteira italiana. Isso porque, é compacta, leve e fácil de transportar em mochilas. Além disso, ela não depende de energia, é fácil de usar e pode ir direto em qualquer fonte de calor, como:

  • fogareiro;
  • gás; 
  • fogueira. 

Também é importante lembrar que embora ela seja o melhor método para este fim, é preciso ficar atento quanto a limpeza após o uso. Do contrário, o filtro pode entupir e fazer com que ela cuspa a bebida quando estiver no fogo, bem como, mudar o retrogosto

Escolha bem o seu cafezinho

Aproveite as dicas e faça seu cafezinho em qualquer lugar, na academia, no escritório, em viagens. Porém, lembre-se que comprar grãos de qualidade faz toda a diferença no sabor. Portanto, cadastre-se para receber benefícios exclusivos Bicafé.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.