Entenda o mito de que o cappuccino engorda

Entenda o mito de que o cappuccino engorda

É muito comum haver dúvidas sobre se o cappuccino engorda ou emagrece. Isso porque, embora ele seja uma delícia, alguns ingredientes podem deixar dúvidas quanto ao seu teor de gordura. Então, veja como desfrutar desta bebida sem receios com o peso corporal. 

O cappuccino engorda?

Na verdade, a melhor resposta para se o cappuccino engorda ou não é: depende dos ingredientes que vão na receita. Ou seja, a bebida tradicional usa uma medida de café expresso, uma de leite e uma de cacau. Mas, também é comum acrescentar itens como: 

  • chantilly;
  • chocolate;
  • caramelo. 

Ou seja, neste sentido, tanto o teor de gordura do leite quanto, os elementos adicionados à receita de base, podem fazer com que a bebida tenha mais calorias. Assim, quem está de dieta ou fazendo restrição de calorias, deve ficar atento aos ingredientes. 

Isso porque, ao substituir o leite tradicional, por um leite vegetal, por exemplo, é possível consumir a bebida sem nenhum peso na consciência. Afinal, o cappuccino é usado inclusive como pré-treino de academia. 

Entenda o mito de que o cappuccino engorda
Há opções para tornar a receita de cappuccino mais saudável. Foto: freepik

Como evitar o efeito quando o cappuccino engorda?

Para quem acha que cappuccino engorda é preciso diminuir o gasto de calorias ao longo do dia. Além disso, sempre que possível, reduza o volume de açúcar na receita, e manter uma dieta equilibrada nas demais refeições.

Para quem leva uma vida ativa, com a prática de exercícios regular e tem uma alimentação balanceada, é possível aproveitar a bebida sem culpa. Assim, pode desfrutar do conforto da bebida, sem prejudicar o controle de peso. 

Outra boa sugestão é diversificar as receitas para ter uma variedade maior de sabores. Quem não quer ter ganho de peso deve variar suas receitas de preferência usando especiarias; tais como:

  • a canela;
  • a noz-moscada;
  • o cardamomo.

Assim, elas podem fazer com que você desfrute de novos sabores da bebida, sem que com isso aumente o número de calorias. Além disso, lembre-se de optar por leite desnatado ou com baixo teor de gordura. 

Com isso, pode continuar a consumir a receita com muito menos calorias que uma xícara possui e aproveitar os benefícios que ele gera, como aumento da disposição, em razão da cafeína presente. 

Entenda o mito de que o cappuccino engorda
O cappuccino pode ser uma boa opção para usar como pré-treino. Foto Freepik

Fazer o pré-treino com cappuccino engorda? 

É mito dizer que fazer o pré-treino com cappuccino engorda, afinal pode até ajudar a perder calorias. Isso porque, por ser um alimento termogênico, ele causa uma aceleração do metabolismo, o que ajuda na hora de perder calorias. 

Dessa forma, ele acaba sendo um elemento poderoso para aumentar o gasto calórico durante o treino. Em especial, quando a receita leva canela, que também age como termogênico. Veja também as vantagens do cappuccino proteico

Assim, preparar a bebida e consumir antes da academia ou de outras atividades físicas e esportivas, ajuda a potencializar os efeitos esperados como resultado. Ou seja, ele pode auxiliar na perda de peso, bem como, no ganho de massa magra. 

Entenda o mito de que o cappuccino engorda
Tomar cappuccino antes das atividades físicas ajuda no controle do peso. Foto: Freepik

Quantas calorias possui um cappuccino? 

O cappuccino tem apenas 89 Kcal por xícara com açúcar, ao usar o leite desnatado, o número de calorias cai para 49.  Em outras palavras, ele mesmo com açúcar, têm menos calorias que um copo de iogurte desnatado, que possui 90 Kcal. 

Dessa forma, seria preciso haver um consumo muito alto de cappuccino por dia para que ele tivesse um impacto no aumento do peso. Entretanto, ao fazer o controle de peso por meio de restrições calóricas, é importante consumir o café sem açúcar

Isso porque, ao substituir o açúcar por adoçante, por exemplo, e o leite por leite desnatado, há uma diminuição do número de calorias. O que pode ser útil para incluir outros alimentos durante o dia. 

Pode tomar cappuccino todos os dias?

É possível tomar cappuccino todos os dias. Porém, como qualquer bebida ou alimento, é necessário que não haja exagero na quantidade. Além disso, para ele continuar sendo saudável:

  • evite o excesso de açúcar;
  • não tome perto da hora de dormir; 
  • evite acrescentar ingredientes gordurosos. 

Isso porque, a cafeína em si, possui muitos benefícios, contudo, é preciso cautela ao fazer e beber o café. Em especial, para quem tem algum problema de saúde, como a diabetes e a insônia. 

A relação entre o cappuccino e o peso

A receita tradicional do cappuccino, não possui um impacto relevante no ganho de peso. Além disso, quando ingerido antes das atividades físicas, tem um enorme potencial para ajudar na perda de calorias. 

Assim, ele é funcional e saudável para incluir na dieta. Contudo, para que ele se torne ainda menos calórico é crucial fazer trocas quanto ao tipo de leite, entre outros.  

Hábitos saudáveis e um café de qualidade

Ao manter hábitos de vida saudáveis, torna-se mais fácil manter o peso corporal que você deseja. Além disso, uma dieta equilibrada e rica em nutrientes é vital tanto para o bem-estar físico quanto mental.

Escolher um café de qualidade reconhecida desde a produção a comercialização também é crucial para garantir que seu café seja saudável e saboroso. Então, cadastre-se na Bicafé Brasil e aproveite as ofertas para saborear o seu café preferido.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.