Café termogênico

Café termogênico: descubra o que é e seus reais benefícios

O café termogênico é muito utilizado pelas pessoas para ajudar na perda de peso. Mas, os benefícios da cafeína vão muito além desse, como o efeito estimulante. Desse modo, ele também é importante para quem busca melhorar seu desempenho em exercícios.

O que é um produto termogênico?

Um termogênico é um composto que aumenta a produção natural de calor no organismo ao acelerar o metabolismo. Além disso, ele se encontra nas versões natural ou sintética. Dessa forma, a escolha de qual consumir varia com a necessidade de cada um.

Os tipos de termogênico

Existem os sintéticos, que têm o intuito único de auxiliar no processo metabólico. Por isso, eles possuem uma taxa maior de itens termogênicos em relação aos naturais. 

Muitos alimentos naturais também realizam o processo que provocam calor e um gasto maior de energia. Além disso, eles têm os mesmos benefícios dos artificiais, mas em menor volume. Dessa maneira, também auxiliam na saúde do usuário:

  • chá-verde;
  • pimenta vermelha;
  • cebola, soja e alho;
  • canela e gengibre.

O próprio café tradicional é um produto com esse traço natural. Porém, difere da versão termogênica, que apresenta uma maior concentração dos compostos. Com isso, ela tem uma ação mais efetiva e traz resultados melhores para quem precisa.

Xicara de café sobre o pires com colher de chá em cima da mesa.
Legenda: O café termogênico é estimulante e oferece uma série de benefícios. Foto de Emre em Unsplash

O que é café termogênico? 

O café termogênico é um produto com muito uso durante dietas e treinos para acelerar o metabolismo. Ou seja, o produto auxilia no rendimento e disposição da pessoa na rotina de atividades físicas. Bem como ajuda na perda de peso e na queima de calorias.

Quais são os ingredientes do produto?

Ele contém o próprio café, o qual é o item principal e em maior volume. Também possui outros produtos que produzem calor em menor proporção como o chá-verde, o gengibre e a canela.

Como funciona o café termogênico? 

Após ingerir o produto, o corpo digere e absorve os itens. Assim, interage com o sistema e estimula o aumento dos batimentos e do ritmo da respiração. Do mesmo modo, ocorre o gasto de energia através do aumento do metabolismo e da temperatura.

Quem deve utilizar o produto?

Quem quer perder tecido adiposo para emagrecer deve utilizar o produto. Além disso, é também indicado para quem quer aumentar os músculos e seu desempenho. Contudo, nem todos podem tomar, por conta de condições de saúde.

O café termogênico ajuda na queima de calorias?

O maior benefício do café termogênico é o fato de ele ativar o metabolismo. Dessa forma, seu organismo funciona mais rápido, fica com uma temperatura maior e queima mais calorias. Por isso, o produto ajuda na dieta e no ato de emagrecer.

Quantos quilos o café termogênico ajuda a perder?

O composto promove a queima de tecido adiposo, ou seja, gordura. Logo, quando unido a uma dieta e uma rotina de exercícios ajuda a perder ainda mais peso. Desse modo, o termogênico pode ajudar a eliminar de 3 a 5 quilos em um mês.

https://www.youtube.com/watch?v=KdXU7t1Arg8

O café termogênico ajuda nos exercícios físicos?

Um dos benefícios do café termogênico é o fato de ele contribuir no desenvolvimento físico. Visto que por ele queima mais calorias, o produto gera mais energia para o corpo. Dessa forma, a pessoa vai conseguir treinar melhor e de maneira mais efetiva.

Aumenta a força muscular 

Outro benefício é auxiliar no aumento da força muscular da pessoa. Por isso, esse café ajuda na rotina de exercícios e contribui no melhor desempenho nos treinos.

Reduz a fadiga

O efeito termogênico acelera o metabolismo e ajuda a oxigenar o corpo, o que contribui para o reduzir o cansaço. Assim, a cápsula também tem impacto na redução da fadiga dos músculos durante e após os exercícios.

O café termogênico reduz o apetite?

A redução do apetite é mais um benefício do café termogênico que auxilia na redução do peso. Já que o organismo humano demora para digerir totalmente. Assim, o indivíduo fica com a sensação de estar cheio por mais tempo e sente menos apetite.

O produto aprimora o funcionamento cardiorrespiratório

O café é rico em antioxidantes, que agem na eliminação de radicais livres. Assim, há uma melhora na circulação nas artérias, veias, no coração e nas vias aéreas. Ainda, pode ajudar a prevenir o infarto, a pressão alta e outras doenças cardiorrespiratórias.

Mão com pulseiras segurando bule de metal e despejando o café em um copo de vidro, segurado por outra pessoa.
Legenda: O café termogênico é um produto que, além de ser estimulante, auxilia no emagrecimento. Foto de Tyler Nix em Unsplash

Quais são os outros benefícios do café termogênico?

O café com ação termogênica tem muitos benefícios conhecidos, como seu efeito estimulante e sua ação na disposição. Logo, além de auxiliar na perda de peso, pode ajudar no corpo todo.

Tem efeito estimulante e melhora a concentração

A cafeína é um dos compostos químicos que fazem parte do café termogênico. Desse modo, o produto estimula o cérebro e deixa a pessoa mais atenta. Por isso, muitas vezes tem uso para além dos exercícios físicos, ou seja, uma ferramenta até para ficar acordado.

Ajudam na sua disposição, vontade e energia 

Por conta da sua ação nos neurotransmissores, a cafeína também age na disposição da pessoa. Assim, outro benefício da cafeína é o aumento da vontade do indivíduo que consome o termogênico. 

Melhora o humor 

O chá-verde e a canela são itens que compõem o café termogênico e ajudam no humor. Tal fato ocorre porque esses elementos liberam serotonina, hormônio da felicidade, no corpo. Desse modo, ele também contribui com um maior bem-estar emocional.

Quando devo tomar o café termogênico? 

Por conta de suas características, ele deve ser consumido do jeito certo para melhorar seu efeito. Dessa maneira, as cápsulas termogênicas devem ser utilizadas pela pessoa da seguinte forma:

  • durante o dia;
  • pré-treino;
  • de modo preferencial perto das refeições.

É preciso usar o termogênico com cuidado, por isso respeite as orientações no rótulo do produto. Ou seja, deve ser utilizado com responsabilidade, até mesmo para ter o resultado desejado.

Cafeteira elétrica com copo em tom metálico diante de um suporte com cápsulas de café, em cima de bancada de madeira.
Legenda: O café termogênico não deve ser consumido à noite para evitar que interfira no sono. Foto de Sylvain Thrd em Unsplash.

Quando não devo tomar? 

O café termogênico contém cafeína, um estimulante que deixa a pessoa desperta, ou seja, enérgica. Logo, não deve ser consumido antes de dormir, pois pode atrapalhar no sono e no descanso.

Quanto tomar de café termogênico ao dia? 

A recomendação varia do consumo de duas ou três cápsulas por dia, conforme a necessidade. Desse modo, a quantidade pode mudar de acordo com a indicação do médico, nutricionista ou fabricante.

Quanto tempo antes do treino devo consumir a cápsula?

Após ingerido, o produto passa pelos órgãos do sistema gástrico e é absorvido rapidamente. Portanto, para um melhor resultado, deve ser consumido de 30 minutos até 1 hora antes do treino.

Quais são os efeitos colaterais do café termogênico?

O café termogênico deve ser consumido na quantidade ideal para surtir o resultado esperado. Por isso, quando a pessoa toma além do recomendado, pode causar efeitos indesejados. Desse modo, é importante ficar atento aos seguintes sinais físicos:

  • dor de cabeça;
  • sentir que está mais agitado;
  • dificuldade de dormir.

Esses são alguns dos sintomas de que o termogênico tem uso em excesso. Além disso, outro dano do excesso de café pode ser o refluxo gástrico. Por isso é necessário ter atenção na quantidade consumida para evitar essas reações.

É necessário sempre consultar o rótulo do produto para ver a dose recomendada. Como também é preciso consultar um médico ou nutricionista segundo o estado de saúde da pessoa.

https://www.youtube.com/watch?v=5MMGJ4gA_Ew

Quem não deve consumir o café termogênico?

O café termogênico é contraindicado para alguns grupos, de acordo com suas condições de saúde. Por isso, devem consultar um especialista antes de consumir café para evitar efeitos colaterais.

  • grávidas ou lactantes;
  • quem tem pressão alta;
  • pessoas com insônia;
  • quem possui problemas cardíacos.

Qualquer um com alergia a um dos ingredientes do café termogênico também deve ter cuidado. Ademais, os idosos também precisam manter atenção quanto ao uso do produto. Visto que pode haver restrições para seu uso a depender da análise médica. 

A cápsula pode ter muitos benefícios com o uso correto e indicado pelo fornecedor. Dessa maneira, é necessário ter atenção no consumo do produto para evitar efeitos colaterais.

Quais são as melhores receitas com café termogênico?

O café termogênico, além de ser benéfico para a saúde, pode ser muito saboroso. Assim, confira algumas receitas que levam essa substância. Dessa forma, dá para inseri-la de modo diversificado no seu dia a dia.

1- Smoothie de café termogênico

Um smoothie é uma ótima maneira de começar o dia com energia. Assim, essa receita combina os benefícios do café com ingredientes que potencializam seu efeito termogênico.

Os ingredientes são:

  • 1 xícara de termogênico preparado e resfriado;
  • 1 banana congelada;
  • 1 colher de sopa de óleo de coco;
  • 1 colher de sopa de manteiga de amendoim;
  • 1 colher de chá de canela em pó;
  • 1 colher de sopa de cacau em pó;
  • 1 xícara de leite de amêndoas (ou outro leite vegetal).

Você só precisa colocar todos os ingredientes acima no liquidificador. Em seguida, é só servir e se deliciar com essa mistura incrível.

2- Café termogênico com óleo de coco

Esta receita é simples, mas muito eficaz para quem busca uma bebida termogênica. Além disso, o óleo de coco aumenta a saciedade e potencializa o efeito do café.

Os ingredientes necessários são:

  • 1 xícara de termogênico quente;
  • 1 colher de sopa de óleo de coco;
  • 1 pitada de canela.

Prepare o café normal e adicione o óleo de coco a bebida já quente. Assim, mexa tudo até derreter. Por último, polvilhe com canela do jeito que preferir.

3- Bolo termogênico

Para um lanche saudável e saboroso, este bolo é perfeito. Afinal, ele combina café termogênico com ingredientes integrais e saudáveis.

Para a receita, você precisa de:

  • 1 xícara de termogênico forte;
  • 2 xícaras de farinha de aveia;
  • 1/2 xícara de açúcar de coco;
  • 1/2 xícara de óleo de coco;
  • 3 ovos.
  • 1 colher de sopa de canela em pó;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha;
  • 1/2 xícara de nozes picadas (opcional).

Aqui o preparo é de um bolo comum. Então, você vai misturar os ingredientes para fazer a massa. Em seguida, é só colocar tudo em uma forma e deixar assar a 180 ºC por 35 minutos.

4- Mocha para quem quer mais energia

Para os amantes de chocolate, este mocha termogênico é uma opção deliciosa. Além disso, é super simples de preparar, perfeito para o dia a dia.

Os ingredientes para a receita são:

  • 1 xícara de termogênico quente;
  • 1/2 xícara de leite de amêndoas;
  • 1 colher de sopa de cacau em pó;
  • 1 colher de chá de óleo de coco;
  • 1 colher de chá de canela;
  • Adoçante natural a gosto (como estévia ou xilitol).

Primeiro de tudo, aqueça o leite e o óleo de coco. Em seguida, misture com a canela, o adoçante e o cacau. Por último, adicione o termogênico e sirva-se.

Vale a pena consumir o café termogênico no dia a dia?

Sem dúvidas vale a pena consumir essa bebida no seu dia a dia. Afinal, além de ser saudável, ela dá muita energia. Quem tem uma rotina cheia, vai amar, basta tomar cuidado com o excesso.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.