Café termogênico

Café termogênico: descubra o que é e seus reais benefícios

O café termogênico é muito utilizado pelas pessoas para ajudar na perda de peso. Mas, os benefícios da cafeína vão muito além desse, como o efeito estimulante. Desse modo, ele também é importante para quem busca melhorar seu desempenho em exercícios.

O que é um produto termogênico?

Um termogênico é um composto que aumenta a produção natural de calor no organismo ao acelerar o metabolismo. Além disso, ele se encontra nas versões natural ou sintética. Dessa forma, a escolha de qual consumir varia com a necessidade de cada um.

Os tipos de termogênico

Existem os sintéticos, que têm o intuito único de auxiliar no processo metabólico. Por isso, eles possuem uma taxa maior de itens termogênicos em relação aos naturais. 

Muitos alimentos naturais também realizam o processo que provocam calor e um gasto maior de energia. Além disso, eles têm os mesmos benefícios dos artificiais, mas em menor volume. Dessa maneira, também auxiliam na saúde do usuário:

  • Chá verde;
  • Pimenta vermelha;
  • Cebola, soja e alho;
  • Canela e gengibre.

O próprio café tradicional é um produto com esse traço natural. Porém, é diferente da versão termogênica, que apresenta uma maior concentração dos compostos. Com isso, ela tem uma ação mais efetiva e traz resultados melhores para quem precisa.

Xicara de café sobre o pires com colher de chá em cima da mesa.
Legenda: O café termogênico é estimulante e oferece uma série de benefícios. Foto de Emre em Unsplash

O que é café termogênico? 

O café termogênico é um produto com muito uso durante dietas e treinos para acelerar o metabolismo. Ou seja, o produto auxilia no rendimento e disposição da pessoa na rotina de atividades físicas. Bem como ajuda na perda de peso e na queima de calorias.

Quais são os ingredientes do produto?

Ele contém o próprio café, que é o item principal e em maior volume. Também possui outros produtos que produzem calor em menor proporção como o chá verde, o gengibre e a canela.

Como funciona o café termogênico? 

Após ingerir o produto, o corpo digere e absorve os itens. Assim, interage com o sistema e estimula o aumento dos batimentos e do ritmo da respiração. Do mesmo modo, ocorre o gasto de energia através do aumento do metabolismo e da temperatura.

Quem deve utilizar o produto?

Quem quer perder tecido adiposo para emagrecer deve utilizar o produto. Além disso, é também indicado para quem quer aumentar os músculos e seu desempenho. Contudo, nem todos podem tomar, por conta de condições de saúde.

O café termogênico ajuda na queima de calorias?

O maior benefício do café termogênico é o fato de ele ativar o metabolismo. Dessa forma, seu organismo funciona mais rápido, fica com uma temperatura maior e queima mais calorias. Por isso, o produto ajuda na dieta e no ato de emagrecer.

Quantos quilos o café termogênico ajuda a perder?

O composto promove a queima de tecido adiposo, ou seja, gordura. Logo, quando unido a uma dieta e uma rotina de exercícios ajuda a perder ainda mais peso. Desse modo, o termogênico pode ajudar a eliminar de 3 a 5 quilos em um mês.

O café termogênico ajuda nos exercícios físicos?

Um dos benefícios do café termogênico é o fato de ele contribuir no desenvolvimento físico. Visto que por ele queima mais calorias, o produto gera mais energia para o corpo. Dessa forma, a pessoa vai conseguir treinar melhor e de maneira mais efetiva.

Aumenta a força muscular 

Outro benefício é auxiliar no aumento da força muscular da pessoa. Por isso, esse café ajuda na rotina de exercícios e contribui no melhor desempenho nos treinos.

Reduz a fadiga

O efeito termogênico acelera o metabolismo e ajuda a oxigenar o corpo, o que contribui para o reduzir o cansaço. Assim, a cápsula também tem impacto na redução da fadiga dos músculos durante e após os exercícios.

O café termogênico reduz o apetite?

A redução do apetite é mais um benefício do café termogênico que auxilia na redução do peso. Já que o organismo humano demora para digerir totalmente. Assim, o indivíduo fica com a sensação de estar cheio por mais tempo e sente menos apetite.

O produto aprimora o funcionamento cardiorrespiratório

O café é rico em antioxidantes, que agem na eliminação de radicais livres. Assim, há uma melhora na circulação nas artérias, veias, no coração e nas vias aéreas. Ainda, pode ajudar a prevenir o infarto, a pressão alta e outras doenças cardiorrespiratórias.

Mão com pulseiras segurando bule de metal e despejando o café em um copo de vidro, segurado por outra pessoa.
Legenda: O café termogênico é um produto que, além de ser estimulante, auxilia no emagrecimento. Foto de Tyler Nix em Unsplash

Quais os outros benefícios do café termogênico?

O café com ação termogênica tem muitos benefícios conhecidos, como seu efeito estimulante e sua ação na disposição. Logo, além de auxiliar na perda de peso, pode ajudar no corpo como um todo.

Tem efeito estimulante e melhora a concentração

A cafeína é um dos compostos químicos que fazem parte do café termogênico. Desse modo, o produto estimula o cérebro e deixa a pessoa mais atenta. Por isso, muitas vezes tem uso para além dos exercícios físicos, ou seja, uma ferramenta até para ficar acordado.

Ajudam na sua disposição, vontade e energia 

Por conta da sua ação nos neurotransmissores, a cafeína também age na disposição da pessoa. Assim, outro benefício da cafeína é o aumento da vontade do indivíduo que consome o termogênico. 

Melhora o humor 

O chá verde e a canela são itens que compõem o café termogênico e ajudam no humor. Tal fato ocorre porque esses elementos liberam serotonina, hormônio da felicidade, no corpo. Desse modo, ele também contribui com um maior bem-estar emocional.

Quando devo tomar o produto? 

Por conta de suas características, ele deve ser consumido do jeito certo para melhorar seu efeito. Dessa maneira, as cápsulas termogênicas devem ser utilizadas pela pessoa da seguinte forma:

  • Durante o dia;
  • Pré-treino;
  • De modo preferencial perto das refeições.

É preciso fazer uso do termogênico com cuidado, por isso respeite as orientações no rótulo do produto. Ou seja, deve ser utilizado com responsabilidade, até mesmo para ter o resultado desejado.

Cafeteira elétrica com copo em tom metálico diante de um suporte com cápsulas de café, em cima de bancada de madeira.
Legenda: O café termogênico não deve ser consumido à noite para evitar que interfira no sono. Foto de Sylvain Thrd em Unsplash.

Quando não devo tomar? 

O café termogênico contém cafeína, um estimulante que deixa a pessoa desperta, ou seja, enérgica. Logo, não deve ser consumido antes de dormir, pois pode atrapalhar no sono e no descanso.

Quanto tomar de café termogênico ao dia? 

A recomendação varia do consumo de duas ou três cápsulas por dia, conforme a necessidade. Desse modo, a quantidade pode mudar de acordo com a indicação do médico, nutricionista ou fabricante.

Quanto tempo antes do treino devo consumir a cápsula?

Depois de ingerido, o produto passa pelos órgãos do sistema gástrico e é absorvido rapidamente. Portanto, para um melhor resultado, deve ser consumido de 30 minutos até 1 hora antes do treino.

Quais os efeitos colaterais do café termogênico?

O café termogênico deve ser consumido na quantidade ideal para surtir o resultado esperado. Por isso, quando a pessoa toma além do recomendado, pode causar efeitos indesejados. Desse modo, é importante ficar atento aos seguintes sinais físicos:

  • Dor de cabeça;
  • Sentir que está mais agitado;
  • Dificuldade de dormir.

Esses são alguns dos sintomas de que o termogênico tem uso em excesso. Além disso, um outro dano do excesso de café pode ser o refluxo gástrico. Por isso é necessário ter atenção na quantidade consumida para evitar essas reações.

É necessário sempre consultar o rótulo do produto para ver a dose recomendada. Como também é preciso consultar um médico ou nutricionista de acordo com o estado de saúde da pessoa.

Quem não deve consumir o café termogênico?

O café termogênico é contraindicado para alguns grupos, de acordo com suas condições de saúde. Por isso, devem consultar um especialista antes de consumir café para evitar efeitos colaterais.

  • Grávidas ou lactantes;
  • Quem tem pressão alta;
  • Pessoas com insônia;
  • Quem possui problemas cardíacos.

Qualquer um com alergia a um dos ingredientes do café termogênico também deve ter cuidado. Ademais, os idosos também precisam manter atenção quanto ao uso do produto. Visto que podem haver restrições para seu uso a depender da análise médica. 

A cápsula pode ter muitos benefícios com o uso correto e indicado pelo fornecedor. Dessa maneira, é necessário ter atenção no consumo do produto para evitar efeitos colaterais.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.