Café como pré-treino: essa é uma boa ideia?

O café como pré-treino é ideal para quem precisa de mais energia, força e agilidade em alguns dias da semana. Além disso, o consumo moderado gera benefícios para a sua saúde e para a prática de esportes. Então, saiba como isso ocorre.

Tomar café como pré-treino funciona?

Os amantes da bebida já conhecem seus efeitos e muitos até não conseguem começar o dia sem ela. Desse modo, assim como outros energéticos, ela é uma substância natural que favorece o exercício físico porque:

  • Estimula o cérebro;
  • Aumenta a disposição;
  • Gera maior gasto de gordura.

Esses efeitos são alguns benefícios da cafeína para o corpo. Mas ela é uma aliada tanto para o antes quanto para o depois de chegar da academia. Afinal, as outras substâncias presentes no grão contribuem para a saúde de certo modo.

Propriedades do café

A principal responsável pelo uso da bebida como energético é a cafeína. Afinal, é um energético natural, com bom sabor e que acelera o organismo de modo geral antes de uma atividade física.

Vale lembrar que cada corpo pode reagir de formas um pouco distintas. Por isso, é melhor avaliar a sua condição de saúde e consumir a bebida de forma moderada. Aliás, o uso do café como pré-treino ainda não é um consenso entre os que atuam na saúde física.

Foto: O consumo de café como pré-treino também aumenta o bem-estar

Ações da cafeína no organismo

Há quem goste de fazer um jejum e tomar uma dose de café sem açúcar para começar o dia. Essa é uma prática que, sem dúvida, tem vantagens para o corpo humano antes de uma atividade física, porque:

  • Estimula o cérebro;
  • Melhora a respiração;
  • Aumenta a força para treinar;
  • Emagrece;
  • Diminui a fadiga após o treino.

Diante disso, a cafeína serve para treino aeróbico e anaeróbico, aliás, ela pode ajudar o músculo a se recuperar. Afinal, seus atributos ajudam no transporte de glicose no sangue .

Benefícios da cafeína para a saúde

Fora essas vantagens, essa é uma bebida natural que leva sabor e também saúde aos seus clientes. Assim, o café diminui as chances de que se tenha algumas doenças que podem acometer muitas pessoas, pelo contrário, pode levar mais saúde com:

  • Bom humor;
  • Menor risco de ter pedra nos rins;
  • Ajuda na saúde dos olhos;
  • Melhora o foco;
  • Diminui o cansaço físico e mental.

Todos esses benefícios da cafeína podem ser conseguidos unindo o hábito de tomar a bebida a uma boa atividade física. Desse modo, você pode se sentir mais disposto para o dia seguinte.

Café depois de treinar

Outro hábito que poucos conhecem é o de tomar café no pós-treino. Isso pode ajudar os que desejam montar seu próprio negócio, bem como, os que querem ganhar mais massa muscular, porque ajuda na recuperação dos músculos.

Como tomar café como pré-treino?

Para tomar café como pré-treino, a pessoa deve se preocupar não apenas com a energia, mas também com sua nutrição. Desse modo, não é indicado tomar apenas a bebida, mas sim que consumam outros alimentos antes de sair.

Momento ideal

Como o organismo absorve esse energético natural de forma muito rápida, deve-se tomá-la de 30 minutos a uma hora antes do treino. Então, é melhor que se evite usá-la à noite, porque pode atrapalhar o sono.

Cuidados

A cafeína é uma dose dependente, logo, não se deve fazer uso dela todos os dias. Além disso, ela pode prejudicar o sono, porque mascara a adenosina produzida pelo corpo. Em resumo, é melhor tomá-la apenas nos dias em que está sem disposição para o treino.

Pessoas que não podem tomar 

Grávidas, lactantes, crianças e pessoas com arritmia, pressão alta e outras doenças do coração não devem tomar café. Então, é ideal consultar o seu médico sobre essa questão para evitar problemas de saúde.

Saiba como fazer o seu café como pré-treino

Para os que desejam fazer uso de energéticos naturais antes de uma atividade física, é bom conhecer algumas receitas. Dessa forma, três misturas fáceis de fazer para manter a sua energia são:

  1. Café com banana;
  2. Receita termogênica;
  3. Smoothie de café.

Vale lembrar que o uso dessa bebida não trará grandes resultados por si só. Na verdade, ela pode ajudar a acelerar o processo de emagrecer quando a pessoa já tem uma rotina de atividades físicas e uma boa alimentação.

Por esse motivo, também não se indica consumi-la antes de ir à academia todos os dias, por exemplo. Então, deixe para usar esse recurso quando estiver cansado, sem disposição ou com muito sono.

Foto: O café como pré-treino deve ser consumido 30 minutos antes do início do exercício

1 – Café com banana

A banana também é uma fonte de energia para quem vai fazer atividades físicas. Além disso, ela contém vitaminas, potássio e minerais muito importantes para a saúde. Desse modo, para fazer essa receita para pré-treino você vai precisar de:

  • 1 xícara de café gelado;
  • Adoçante, açúcar ou mel a gosto;
  • Uma banana média;
  • 1 xícara de café em temperatura ambiente.

Coloque tudo em um liquidificador e bata até ficar da forma que mais agradar a você. Assim, já vai estar pronto para se servir e sair para fazer a sua rotina de exercícios físicos.

2 – Receita termogênica

A canela é um ingrediente que pode ajudar os que desejam tanto aumentar a disposição quanto apoio no emagrecimento. Então, para fazer essa receita para pré-treino, separe:

  • Uma xícara de café;
  • Duas colheres de sopa de whey protein com sabor de chocolate;
  • Uma colher de canela em pó;
  • Óleo de coco, uma colher de sopa;
  • Uma colher de sopa de manteiga ghee.

O óleo de coco, a manteiga ghee, o café e a canela vão aumentar a sua energia e também a sua resistência muscular. Mas, vale consultar um nutricionista ou médico antes de usar essa receita para melhorar a sua alimentação antes e após os treinos.

3 – Smoothie de café como pré-treino

Mais uma receita para pré-treino fácil e simples de fazer. Ela é ideal para quem deseja ganhar mais massa muscular e também consumir alimentos ricos para manter a boa nutrição. Então, você vai precisar apenas de:

  • Canela, cubos de gelo e adoçante a gosto;
  • Uma colher de sopa de linhaça;
  • Três colheres de chá de cacau em pó;
  • Duas xícaras de chá de leite desnatado;
  • Quatro colheres de chá de café;
  • Duas colheres de whey protein sabor chocolate.

Para prepará-la, basta colocar todos os itens no liquidificador e bater. Assim, já está pronto para se servir e sair para a rotina de exercícios. Desse modo, essa quantidade pode servir a uma pessoa.

Essa mistura contém várias proteínas que o organismo consegue absorver  de forma rápida. Além disso, a linhaça é rica em minerais como magnésio, fósforo, zinco e ferro. Aliás, ela também é uma boa fonte de fibras.

Quantidade ideal de cafeína por dia

Por mascarar o efeito da adenosina, substância que faz com se perceba o sono, a cafeína deve ser consumida com mais cautela. Aliás, ela pode ser encontrada não apenas no café, mas também em: 

  • Guaraná em pó;
  • Chá preto e mate;
  • Refrigerantes de cola;
  • Chocolate.

Segundo um artigo da Mayo Clinic, hospital dos Estados Unidos, o consumo máximo dessa substância deve ser de até 400 mg por dia. Então, esse valor é cerca de cinco ou quatro xícaras pequenas durante o dia. Aliás, deve escolher as melhores horas do dia.

Por esse motivo, é ideal que ao incluir a bebida na rotina de pré-treino não o consuma todos os dias. Afinal, após um período, a mesma dose não vai surtir o mesmo efeito e o excesso pode causar outros problemas de saúde.

Vantagens do consumo moderado

Além de contribuir para emagrecer, ele ajuda a evitar câncer, depressão, diabetes e estresse. Desse modo, a qualidade de vida pode melhorar e manter algumas doenças afastadas.

Café como pré-treino e esporte

A bebida pode ser uma aliada para quem pratica esportes. Afinal, os seus atributos, assim como antes de qualquer atividade física, podem melhorar:

  • Respiração;
  • Agilidade;
  • Disposição;
  • Concentração;
  • Força.

Corrida, musculação e outros exercícios de esforço prolongado são alguns exemplos do que essa bebida pode ajudar. Assim, melhoram a performance da pessoa e diminuem a percepção de esforço.

Fora isso, tomar café como pré-treino antes desse tipo de esporte aumenta o bem-estar. Desse modo, mesmo que o cansaço apareça, é mais fácil completar o seu objetivo para o exercício.

Café como pré-treino é uma boa ideia?

Por fim, pode-se dizer que usar o café como pré-treino é uma solução para alguns dias da semana, nos quais se sente menos disposto. Além disso, na medida certa, pode proporcionar vários benefícios à sua saúde e performance no esporte. 

Vale lembrar que ele não deve ser tomado como o mais comum no dia a dia, mas acompanhado de outras fontes nutritivas. Por isso, consultar um nutricionista ou alguém que trabalhe na área é uma boa ideia.

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