grãos de café

Como fazer café em grãos: dicas essenciais para um café perfeito

Saber como fazer café em grãos é uma habilidade que permite aos amantes da bebida ir além e preparar cafés deliciosos, proporcionando uma experiência sensorial completa e única.

Para te ajudar, preparamos um passo a passo completo de como fazer café em grãos, desde a sua escolha, moagem e métodos de preparo até dicas para garantir o máximo de sabor e aroma do café. Continue a leitura e saiba mais!

O que é e quais as vantagens do café em grão?

Sem dúvidas, o café moído é mais prático na hora do preparo. No entanto, o café em grãos é indicado para quem deseja ter uma experiência sensorial completa e busca mais sabor e qualidade.

Isso porque os grãos do café passam por um único processo antes de chegar até a sua casa: a torrefação — momento no qual o grão do café cru é levado para uma máquina para ser torrado e ficar pronto para ser moído.

O grão do café é suscetível ao oxigênio e, por isso, oxida de forma rápida, principalmente quando já está moído. Desse modo, quando ele está na forma de grão, é possível preservar o aroma e sabor por mais tempo.

Por isso, o café moído na hora tem um sabor mais marcante e mais qualidade. Dessa forma, você terá um café de qualidade sem precisar sair de casa.

Como escolher o café em grãos?

Antes de compreender como fazer café em grãos, é importante saber como escolher o café em grão ideal. Afinal, não podemos escolher qualquer café; ele precisa ser de qualidade, para garantir uma bebida perfeita.

Por isso, preparamos uma lista com os principais pontos que você deve analisar na hora de escolher os grãos de café e, assim, preparar uma bebida deliciosa:

  • defina qual tipo de café você mais gosta (suave, encorpado, ácido, amargo, etc.);
  • verifique quando a torra foi realizada — quanto mais recente, melhor é o café;
  • analise a origem do café;
  • identifique o tipo de torra (clara, média ou escura) e escolha a opção que mais te agrada.

E como armazená-lo?

Uma dúvida muito comum de quem deseja moer café em casa é sobre como armazenar café em grãos. Afinal, essa é a garantia para ter uma bebida deliciosa e aromática por muito mais tempo.

O café em grão deve ser armazenado, de preferência, na sua embalagem original, que impede a entrada do oxigênio e preserva suas características marcantes por um longo período.

Tipos de moagem do café

Como você viu, moer café em casa é uma ótima alternativa para quem deseja preparar um café delicioso em poucos minutos e ter uma experiência sensorial única.

Porém, para ter um resultado perfeito, é importante conhecer os tipos de moagem do café, experimentar as opções e escolher aquela que mais combina com o seu paladar. Saiba mais sobre cada uma delas:

Moagem fina

A moagem fina é mais suave e uniforme. Por isso, os grãos que passam por esse processo ficam com uma textura semelhante à do açúcar refinado, sal ou farinha de rosca.

Esse tipo de moagem do café garante um pó resistente à passagem da água. Então, o tempo de extração é prolongado, resultando em um café com aroma mais intenso e marcante.

Moagem média

A moagem média resulta em pó de café com partículas irregulares e ásperas, semelhante ao açúcar-cristal. Isso faz com que seja ideal para fazer café filtrado ou por infusão.

Moagem grossa

Por último, a moagem grossa proporciona um pó com partículas que se distinguem visualmente a olho nu, lembrando flocos de aveia ou sal grosso. Por isso, essa moagem é utilizada para preparar cafés mais suaves, em que o tempo de contato do pó com a água é de cerca de 3 minutos.

O que é necessário para fazer café em grãos?

Fazer café é uma tarefa simples, mas transformar essa bebida em uma experiência sensorial exige técnica. Porém, com as ferramentas certas e um pouco de conhecimento, você poderá preparar cafés perfeitos para o seu paladar.

Para te ajudar nessa tarefa, preparamos uma lista com os itens que você deve ter aí na sua casa para fazer um café em grão delicioso e de forma simples:

  • café em grãos;
  • moedor de grãos (manual ou elétrico);
  • filtro;
  • coador;
  • água (aquecida entre 92°C e 96°C).

Passo a passo de como fazer café em grãos

Você já sabe como escolher café em grão e suas vantagens. Agora, vamos ao que realmente interessa: como fazer café em grãos.

Quer saber como moer café em grãos, preparar uma bebida deliciosa e ter uma experiência sensorial única? Então, acompanhe as dicas que preparamos para você:

  1. selecione o grão que você irá moer — escolha grãos de qualidade e verifique a data da torra, para garantir mais frescor;
  2. escolha o método de preparo de acordo com o tipo de moagem. Por exemplo, para prensa francesa, use moagem grossa; para cafeteiras italianas, moagem média; e para máquinas de espresso, a moagem fina;
  3. após definir qual será o tipo de moagem, moa os grãos. Para isso, escolha o moedor manual ou elétrico, de acordo com sua preferência;
  4. aqueça a água, mantendo a temperatura entre 92 °C e 96 °C;
  5. prepare a cafeteira, colocando o café moído no filtro ou no compartimento, e adicione a água;
  6. siga o método de preparo de sua preferência (prensa francesa, cafeteira italiana, espresso etc.) e deixe o café extrair pelo tempo recomendado;
  7. agora, basta servir e apreciar essa deliciosa bebida!

Após preparar seu café, não se esqueça de limpar a cafeteira e deixá-la pronta para o próximo uso. Isso ajudará a manter sua máquina em boas condições e a garantir o preparo de bebidas deliciosas.

Café em grãos de qualidade é na Bicafé!

Quem sabe como fazer café em grãos vivencia um momento prazeroso, em que é possível desacelerar e se conectar com sabores e aromas únicos que somente essa bebida proporciona.

Neste post, você aprendeu como fazer café em grãos e vivenciar uma experiência única. Para tornar essa jornada ainda mais especial, te convidamos a conhecer a linha de café para moer da Bicafé, com grãos selecionados e provenientes das melhores regiões do mundo. Acesse nosso site e confira!


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.