As principais formas de consumir café

Conhecer as principais formas de consumir café vai abrir possibilidades em seu consumo. Embora o clássico seja sempre bem-vindo, existem outras maneiras de incorporá-la no dia a dia, como receitas refrescantes.  Então, veja novas maneiras para inovar.

O café de todos os dias

É quase uma unanimidade no Brasil o consumo do café puro coado, feito no coador, na cafeteira ou até mesmo por meio das cápsulas. Afinal, é a segunda bebida mais consumida no país. Assim, entre os sabores mais conhecidos estão:  

  • Expresso;
  • Ristretto;
  • Mocha;
  • Cappuccino.

Para variar, é bom aprender outras formas de consumir café. Afinal, com a facilidade que as cápsulas trouxeram é mais fácil se aventurar e descobrir novas possibilidades. Aliás, é comum que a bebida tenha suas variações por países, por exemplo:

  • Café brasileiro puro;
  • Pingado;
  • Café com leite;
  • Americano.

Cada país emprega seus hábitos e costumes. A princípio, o jeito de fazer o café, começa desde a plantação, torrefação, moagem e a colheita. Assim, cada aspecto interfere no sabor final da bebida.

Café brasileiro puro

Há no mercado uma gama de diferentes tipos de café, mas, em geral, a maioria usa o Arábica. Porém, já é possível encontrar blends com a Robusta, ou ela pura. Então, para mudar a forma de consumo deve começar a escolher novas opções e sabores.

Cada opção tem seu sabor, cremosidade e aroma, por isso, sugere-se que comece a beber o café puro. Para isso, basta adaptar o paladar, que no começo pode parecer algo difícil. Mas, vá adoçando menos a cada dia e por fim estará sentindo só o sabor do produto.

Essa, antes de mais nada, é a melhor formas de consumir café, porque o açúcar e adoçante levam o paladar para outro lugar. Aliás, o excesso de doce também acaba por mascarar o sabor da bebida.

Pingado, mais uma das formas de consumir café

Mesmo que você não seja de São Paulo, com certeza já ouviu o nome café pingado. É mais que uma tradição, é a cultura paulista. Então, pode chegar em qualquer padaria, da mais chique a mais simples que terá o item em seu cardápio.

Ele é o café puro com um pingo de leite. Apenas os dois ingredientes são necessários para esse clássico. Aliás, para facilitar ainda mais a preparação aposte nas cápsulas, que são rápidas e práticas.

Café com leite

Outra das formas de consumir café é misturá-lo com leite. Mas, diferente da opção anterior, aqui você deve adicionar mais desse líquido. Assim, é comum que seja metade de cada um.

É uma boa opção para os cafés da manhã ou para quem gosta da bebida mais leve, ou seja, evita a versão pura. Em geral, agrada mais pessoas que possuem um paladar infantil ou sensível, já que a bebida é mais adocicada.

Americano

Os cafés americanos costumam ser um pouco mais fracos na intensidade. Isso porque, usa-se mais água em sua produção. Com isso, o sabor é mais fraco e ideal para quem prefere bebidas leves.

Foto: É essencial conhecer as formas de consumir café para escolher a sua preferida

Blend com bebidas alcoólicas estão entre as formas de consumir café

Cada dia mais as opções de blends de bebidas alcoólicas e café são consumidas pelo público. Aliás, é uma ótima alternativa para quem gosta de drinks, mas não abre mão desse produto.

O uso de bebidas alcoólicas com café é bem antigo. Afinal, ele é uma bebida versátil que tem infinitas possibilidades. Então, conheça quais as preparações mais consumidas deste tipo:

  • Café Cubano;
  • Lady Winter;
  • Irish Coffee;
  • Moretta;
  • Amaretto.

O ato de misturar o café com alguma bebida alcoólica é bem comum nos países onde o inverno é bem rigoroso. Inclusive, usa-se em especial uma produção nacional para a mistura.

Café Cubano

Essa é uma ótima opção para o happy hour, porque ele combina muito bem com a maioria das bebidas alcoólicas. Assim, o café Cubano nada mais é do que o expresso acrescido de Rum.

O Rum é uma bebida caribenha, famosa nas histórias de piratas, e que casa muito bem com o expresso tradicional. A princípio, basta uma cápsula de café e uma do álcool para ficar pronto.

Lady Winter é uma das formas de consumir café

O Lady Winter é o nome dado ao café com conhaque e é ideal para os dias mais frios. Para isso, prepare uma dose de uma cápsula com sabor forte, como o expresso ou o Ristretto e complemente com a bebida.

Apesar de simples, é uma bebida que promete esquentar até nos invernos mais rigorosos. Ou seja, é uma das formas de consumir café para quem gosta de algo mais forte e quente.

Irish Coffee

Uma das outras formas de consumir a bebida é com a versão irlandesa que promete animar o consumidor. Portanto, prepare um café forte, como o Ristretto, e coloque uma dose de Whisky. Então, é simples, rápido e muito saboroso.

Moretta

É a versão italiana do café com álcool. Era uma bebida usada por pescadores para se aquecerem no inverno. A princípio, é uma mistura de Anis, Rum e Brandy, todos em partes iguais. Assim, bastava acrescentar ao café expresso e consumir.

Amaretto

Essa talvez seja uma das formas de tomar café que mais agrada quem gosta de doce na versão alcoólica. Afinal, o Amaretto é uma bebida que possui um sabor mais adocicado. 

Para preparar esta versão é preciso fazer o café expresso e acrescentar uma dose do licor. Assim, está pronto uma delícia cremosa e com um tom mais adocicado para o consumo.

Chantilly e cremes

Todas as versões alcoólicas fazem menção a colocar o chantilly ou cremes à base de leite em cima. Assim, dá um toque mais aveludado à bebida e também diminui o teor de álcool. Mas, fica ao seu gosto adicioná-lo ou não.

Chocolate e caramelo são doces formas de consumir o café

O chocolate e o café fazem o casamento perfeito, em especial, para quem é fã da sobremesa. Aliás, há ótimas receitas que unem os dois preparos para o consumo. Então, são elas:

  • Cappuccino;
  • Mocaccino;
  • Café com chocolate.

Chocólatras podem se alegrar, porque tem versão para os que preferem o sabor doce do cacau. Inclusive, é uma ótima opção para crianças, afinal, o que predomina é o leite e o chocolate nessas formas de tomar café.

Cappuccino

Essa receita de bebida italiana é uma das mais saborosas e conhecidas no mundo todo. Aliás, o café mais suave vai melhor nessa versão, mas nada impede de usar o expresso, caso preferir. 

Prepare o café, acrescente leite batido e polvilhe chocolate. Para criar a espuma, você pode utilizar um fuê ou um mixer de mão. Assim, ficará ainda mais cremoso e saboroso para o consumo.

Mocaccino é uma das formas de consumir café

Uma versão deliciosa que usa chocolate é o Mocaccino. A princípio, coloque no copo uma calda de chocolate ao leite. Em seguida, o café expresso e depois a espuma batida. Assim, terá uma bebida completa e cremosa.

Café com chocolate

Essa é outra forma de consumir café. Ao café junte cacau em pó, ou chocolate 50% e leite, o sabor agrada quem é chocólatra. A princípio, uma delícia para os dias de inverno, para diversificar o chocolate quente.

Sabores exóticos outra forma de consumir café

Os sabores existem para serem descobertos, basta não ter medo de ousar, e experimentar o café com vários elementos. Então, para quem deseja conhecer novos tipos deve apostar em misturas como:

  • Café com especiarias;
  • Hawaiano;
  • Tailandês;
  • Árabe.

O uso de especiarias ou leite de coco e até o de amêndoas é capaz de transformar o simples expresso em um sabor surpreendente. Portanto, aposte em blends novos e descubra várias formas de consumir café.

Café com especiarias 

As especiarias dão um toque a mais a qualquer alimento. No café, elas podem transformar o sabor de várias formas e até potencializar um toque especial que goste mais. Por exemplo, o doce ou o amargo.

Prepare o café expresso da forma que está acostumado e coloque especiarias como canela em pau, anis estrelado ou cravo. Há muitas opções e você pode testar para encontrar as suas preferidas.

Arábe

Os árabes sabem manipular as especiarias como ninguém. A mistura inesperada faz muito sentido quando encontram o Ristretto ou outro tipo tão forte quanto. Afinal, potencializam ainda mais o sabor.

É uma receita simples, que pode fazer a diferença depois de um jantar, ou para servir aos convidados. Assim, é uma das formas de tomar café que pode fazer a diferença e surpreender os consumidores.

Foto: Apostas nas especiarias é uma das formas de consumir café mais diferente e ousada

Versões refrescantes

Pessoas mais tradicionais preferem a versão quente. Mas, há quem deseje inovar e opte pelas receitas refrescantes e diferentes. Portanto, conheça alguns tipos que podem agradar seu paladar.

Hawaiano é uma das formas de consumir café

Uma versão suave e ainda assim marcante é o café Hawaiano, uma mistura de café com leite de coco. Basta bater e acrescentar gelo. Assim, é uma bebida deliciosa e com um sabor surpreendente.

Tailandês

O Tailandês também abusa das especiarias, com a diferença que na sua preparação usa-se leite condensado. Para isso, prepare o café e deixe esfriar, em seguida, bata com cardamomo e acrescente algumas nozes. Por fim, coloque a mistura láctea. 

Para servir, coloque em uma taça com gelo. Assim, terá uma bebida deliciosa, cremosa e surpreendente. Inclusive, é uma das formas de tomar café mais interessante e diferente no paladar.

Formas de consumir café na sobremesa

Uma sobremesa tradicional italiana é um sorvete afogado em café, conhecida como Affogato. Você precisa de poucos ingredientes para preparar essa delícia. Então, são eles:

  • Sorvete de creme;
  • Café expresso;
  • Calda de chocolate, a gosto.

Para prepará-lo, primeiro coloque a calda de chocolate nas bordas de uma taça, ou caneca. Logo após, adicione o sorvete, de preferência do sabor creme, por fim, despeje o café expresso. 

Inova nas formas de consumir café

Após conhecer novas formas de consumir café é o momento de inovar. Portanto, escolha as receitas que mais despertaram o seu interesse e prepare-as em sua casa. Assim, poderá definir as que atendem seu paladar.

Loja Bicafé

Para garantir o melhor preparo, opte pelas cápsulas de café da loja Bicafé. Então, acesse o site e escolha os sabores de sua preferência e desfrute de uma bebida com muita sabor e qualidade.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.