Café tem glúten? Descubra agora mesmo

Café tem glúten? Descubra agora mesmo

A dúvida se o café tem glúten é válida e saber disso é crucial antes de fazer o consumo, mais ainda para pessoas que possuem alergia ao mesmo. Por isso, descubra agora mesmo se essa proteína está presente na bebida ou em alguma das formas de consumir seu café.

O café tem glúten?

A resposta para a dúvida se o café tem glúten é não, já que o café, em seu estado puro, contém apenas a água e o alimento em si.

Nesse sentido, vale deixar claro que os grãos são colhidos do fruto da plantação de café, que não contém essa proteína em sua composição natural.

Celíacos podem beber café

Sim, os celíacos e pessoas com alergia ao glúten podem consumir a bebida sem receio, caso seja de forma natural e pura. Além disso, deem preferência ao café sem açúcar para reduzir os riscos de qualquer problema.

Café tem glúten? Descubra agora mesmo
A dúvida se o café tem glúten é mais comum que o normal, já que a bebida é amada por pessoas no mundo todo. Imagem de fabrikasimf em Freepik

Como saber se o café tem glúten?

A melhor forma de saber se o café tem glúten é conferir a embalagem do produto e prestar atenção nos dados nutricionais. Com isso, você terá a certeza de que sua bebida é livre desse composto.

Prefira o natural

Cafés com aditivos de sabor, especialmente aqueles que imitam sabores de produtos de panificação, podem conter glúten. Por isso, sempre opte por café puro e adicione sabores de uma forma mais natural, se desejar.

Ainda assim, procure por cafés que tenham a certificação “sem glúten”. Isso porque essa marcação indica que o produto passou por testes e verificações para garantir a ausência de glúten, mesmo em variações.

Escolha grãos puros

Caso prefira comprar grãos de café, escolha opções puras e evite o consumo das processadas. Afinal, os grãos de café preto puros e não torrados não contêm glúten de forma alguma.

Cuidado com a procedência

Para os casos de fazer o consumo de café em uma loja de torrefação local ou de um produtor artesanal, pergunte sobre os ingredientes e os processos de produção. Afinal, muitos cafés artesanais são transparentes sobre a origem e a pureza de seus grãos.

Café tem glúten? Descubra agora mesmo
Para saber se o café tem glúten, sempre confira com atenção a embalagem do produto antes de fazer a compra. Imagem de Freepik

Por que saber se o café tem glúten?

Saber se o café contém glúten é crucial para pessoas que são sensíveis à proteína ou que sofrem de doença celíaca, por exemplo. 

Afinal, a sensibilidade ao glúten, mesmo em menor grau do que a doença celíaca, também pode causar desconforto e sintomas gastrointestinais. Para essas pessoas, é crucial garantir que os alimentos e bebidas que consomem estejam livres dessa proteína.

No caso do café, que é livre de glúten em sua forma natural, a preocupação maior está ligada a possíveis contaminações cruzadas durante o processamento. Ainda mais em cafés com sabor artificial ou misturas que podem conter ingredientes com a proteína.

Café tem glúten? Descubra agora mesmo
Saber se o café tem glúten é uma das melhores formas de se proteger, em casos de alergia ao composto. Imagem de Freepik

As cápsulas de café tem glúten?

A resposta para a dúvida se a cápsula de café tem glúten é não, ou seja, essa é uma das formas mais seguras de consumir a bebida. Isso porque as cápsulas oferecem vantagens, como:

  • clareza nas informações;
  • redução do desperdício;
  • constância no sabor.

Da mesma forma, os celíacos e pessoas que são sensíveis ao glúten devem conferir se em alguma das cápsulas de sua preferência existe a adição de outros ingredientes.

Quando o café pode ter glúten?

Até hoje, existem poucos registros de presença de glúten em cafés do mundo todo, mas isso pode ocorrer no caso de adição de produtos feitos a base de trigo ou outros cereais.

Da mesma forma, caso sinta algum desconforto com o café, que não é o comum, já que a bebida não faz mal, pode ser sinal de uma contaminação cruzada. Assim, a presença da substância, mesmo em menor quantidade, pode causar reações de alergia.

Café tem glúten? Descubra agora mesmo
Em geral, nenhum dos tipos de café tem glúten, mas pode existir uma contaminação no mesmo por meio de outros alimentos ou aditivos. Imagem de chevanon em Freepik

Conheça a Bicafé Brasil

A Bicafé Brasil é uma marca que produz os melhores cafés em cápsulas do país nos mais variados sabores e compatíveis Nescafé Dolce Gusto e outras máquinas famosas no mercado.

Do mesmo modo, encontre ainda uma vasta opção de acessórios para o preparo de café em grãos, além de um blog cheio de dicas que você não pode perder.

Por isso, acesse o site da Bicafé e conheça todas as vantagens de consumir o café em cápsulas e de comprar sua bebida de um especialista no assunto.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.