O café solta o intestino? Entenda mais

O café solta o intestino? Entenda mais

A dúvida se o café solta o intestino é comum entre os amantes de café e o tema é alvo de muitos mitos e verdades. Por isso, saiba quais são as vantagens do consumo da bebida para o seu organismo, já que ele é amado pelo seu sabor, aroma e pelo que oferta de bom.

O café solta o intestino?

De modo geral, o café solta o intestino sim, embora a ciência ainda não saiba a causa principal, mas dê algumas explicações sobre o tema. Nesse sentido, a bebida pode oferecer diversas vantagens para quem consome com frequência.

Existem alguns fatores que fazem com que o café ajude a regular o seu corpo, além do seu efeito laxativo. Dessa forma, vale a pena conferir todos os detalhes deste artigo para tirar suas dúvidas acerca do tema.

Café causa diarreia?

O café, apesar de soltar o intestino e induzir à digestão, não deve causar diarreia, quando se consome do modo correto. No entanto, alguns fatores podem levar a uma irritação desta, como:

  • a qualidade da água;
  • uso em excesso de açúcar;
  • alimentação.

Desse modo, é sempre crucial ter uma alimentação saudável, já que o café em si não é capaz de causar danos como este no seu corpo.

Como o café pode ajudar?

Como ele solta o intestino, o café ajuda na hora de evacuar, para que você não precise forçar e o seu corpo trabalhe da forma natural. Além disso, pode ajudar no caso de pacientes em fase de pós-cirurgia, que não podem fazer esforços, porque:

  • induz os movimentos do intestino;
  • relaxa seu cólon;
  • acelera a digestão.

Entre essas vantagens, ainda possui o efeito anti-inflamatório, desempenha o desempenho físico, que também ajuda a regular seu corpo, bem como prevenção de câncer e alívio do estresse. Assim, é bem importante, já que o nervosismo pode desregular seu intestino.

O café solta o intestino? Entenda mais
A dúvida se o café solta o intestino é comum e você pode descobrir se existe relação agora mesmo. Imagem de Freepik

Qual tipo de café solta o intestino?

O café solta o intestino e o tipo que mais ajuda no efeito laxativo é o clássico, preto e com cafeína, mas todos possuem essa capacidade em maior ou menor grau.

No entanto, para um efeito mais benéfico da bebida, é ideal o preparo de qualidade, de preferência com grãos selecionados e o uso de acessórios corretos. Do mesmo modo, você também deve usar água limpa, tratada e de qualidade ao preparar.

O café em cápsula solta o intestino?

O café em cápsulas também é capaz de soltar o seu intestino e pode ser até melhor que o cafezinho passado. Afinal, ao comprar cápsulas de marcas de confiança, você consegue fazer um consumo mais saudável e prático da bebida.

O café solta o intestino? Entenda mais
O café solta o intestino, o que ajuda muito as pessoas que sofrem com prisão de ventre ou estão em fase de pós-operatório. Imagem de pressfoto em Freepik

Por que há dúvida se café solta o intestino?

Existe a dúvida se o café solta o intestino, pois nem todos os amantes da bebida notam esse efeito, além de questionarem qual tipo que mais o causa.

Nesse sentido, é natural também que algumas pessoas, com condições médicas específicas ou não, tenham a dúvida faz bem ou mal para o seu caso ou quadro atual.

A importância da alimentação

Além do café de qualidade, sempre alie o seu consumo à ingestão de comida saudável. Dessa forma, você também consegue evitar o efeito imediato laxativo do café e evita o consumo em jejum, se preferir.

O café solta o intestino? Entenda mais
O café solta o intestino e pode ser um grande aliado na hora de regular as funções do seu trato digestivo. Imagem de Freepik

O café solta o intestino mesmo sem cafeína?

O café solta o intestino mesmo que ele seja descafeinado, já que este tipo ainda contém um pouco da substância em sua composição. Da mesma forma, esse o café descafeinado ainda possui outros fatores que causam efeito laxativo, como:

  • as fibras;
  • os polifenóis; 
  • sua ação antibacteriana.

Com isso, o café se torna importante para diversas pessoas, mas o efeito que regula a sua digestão pode ser maior ou menos para cada pessoa que faz o seu consumo, além da sua forma de preparo, por exemplo, seja com ou sem cafeína.

Um aliado de muitas horas

O café é um aliado para muitas horas e, em meio a correria, você pode não encontrar tempo para que seu corpo funcione como deveria, de forma natural.

Assim, aderir à bebida no seu dia a dia pode ser uma forma de manter seu organismo leve e te deixar com mais disposição e sem sensação de inchaço, mas prefira o café sem açúcar.

O café solta o intestino? Entenda mais
As cápsulas Bicafé ou grãos ajudam a garantir o alto nível da bebida. Imagem de Freepik

Conheça a Bicafé

A Bicafé é uma empresa que está no mercado há anos e oferece cápsulas compatíveis com as melhores máquinas e cafeteiras elétricas atuais, nos mais diversos sabores. Nesse sentido, você consegue manter a qualidade da sua bebida, garantida para marca.

Da mesma forma, você também pode encontrar em seu site oficial, uma seleção de grãos dos melhores cafés, usados na sua produção, ou kits completos para saborear no seu dia a dia.

Por isso, conheça a empresa e constate você mesmo a qualidade e o alto nível de seus produtos, além de um blog com diversas dicas para todos os amantes da bebida.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.