Café premium: qual é a diferença para o comum?

Café premium: qual é a diferença para o comum?

O café premium é uma bebida de alta qualidade, onde se cultiva, processa e seleciona os grãos com cuidado para oferecer sabores e aromas sublimes. Então, é natural de regiões conhecidas por suas condições climáticas e de solo ideais para a produção de cafés únicos.

Você sabe o que é um café premium?

O café premium é uma bebida que exibe uma ampla variedade de notas em sabor e aroma, que podem incluir frutas, flores, nozes e chocolate. Além disso, colhem-se os grãos à mão, onde é possível selecionar apenas os que são:

  • maduros;
  • de alta qualidade.

Ele é embalado, além de exibido de modo atrativo e elegante, a fim de ressaltar sua aparência e chamar a atenção do cliente. 

Dessa forma, do cultivo até o preparo final da bebida, o cafezinho é tratado com atenção e cuidados rígidos, devido aos atributos e as técnicas típicas envolvidas.

A opção premium é mais do que apenas uma das bebidas feitas com café, é uma experiência completa que valoriza a qualidade, atenção aos detalhes e a busca pelo sabor excepcional.

Café premium: qual é a diferença para o comum?
O café premium possui uma ampla variedade de notas, sabor e aroma. Imagem de aopsan no Freepik

Quais são os tipos de cafés em cápsulas?

Os mais comuns, aliás, possuem variações de sabor e intensidade, o que permite ao cliente escolher o perfil que melhor lhe atende, como, por exemplo:

  • o café expresso: faz uma dose única com uma camada de creme na parte superior;
  • café lungo: uma bebida um pouco mais suave e diluída;
  • americano: dilui um expresso com água quente e gera uma bebida mais leve;
  • café descafeinado: para quem evita cafeína, possui sabor similar ao café comum.

Qual é a diferença do café premium para o tradicional?

A diferença entre café premium e o comum está ligada à qualidade dos grãos, ao meio de produção e à experiência sensorial resultante. Assim, a plantação do premium é em regiões únicas, já os comuns são grãos de várias origens e se colhe sem tanta rigidez.

Café premium: qual é a diferença para o comum?
O café premium se diferencia do café comum pela qualidade dos grãos. Imagem de pvproductions no Freepik

Os torrefadores de café especial tem mais prática, isso permite realçar os traços únicos onde cada lote de grão atinge um perfil de sabor. Além disso, também propicia um teste sensorial superior, para atrair os clientes que buscam sabores mais refinados e únicos.

A produção do tipo premium é mais limitada em peso, seu meio de fabricação é mais complexo, desde a fase de cultivo até a torrefação. Então, como resultado de cuidados minuciosos, ele ostenta um valor acrescido que ultrapassa o dos comuns.

Como saber se o café é especial?

A Associação de Cafés Especiais da América (SCAA) criou alguns critérios para avaliar a pontuação de um café. Por exemplo, um valor maior do que 80 em uma escala de 100 quer dizer que aquele é um cafezinho especial, pois possui um perfil de sabor sem igual.

Café premium: qual é a diferença para o comum?
O café premium recebe uma pontuação a partir de vários tipos de critérios. Imagem de freepik no Freepik

Os especiais contém dados oficiais sobre sua origem, a fazenda onde se cultiva e os métodos de produção usados. Desse modo, todo o processo acontece de forma sustentável, com estilo agrícola que respeita o meio ambiente e os grupos locais.

Com isso, os seus traços são, por exemplo:

  • o preparo que pode ser lavado para obter sabor limpo;
  • refinado; 
  • aroma rico, para ser ligado a ocasiões especiais. 

Como comprar um café premium?

Para comprar um café premium pense no tipo que você gosta, escolha uma origem e se a região que o produz tem um perfil distinto. Em seguida, busque as marcas famosas no mercado, como a Bicafé e a sua história, além das avaliações online.

Verifique a data de torrefação, o café fresco é ideal para uma ótima experiência, então opte por fabricantes que a indicam no pacote. Além disso, leia o modo de preparo e pense em como você planeja fazer a bebida, pois existem diversos métodos.

Café premium: qual é a diferença para o comum?
Para comprar um café premium, verifique as informações no rótulo para obter a melhor opção. Imagem de Racool_studio no Freepik

Qual é o melhor tipo de café?

As diversas espécies de café são notadas nos sabores, aromas e traços da bebida final, com uma ampla gama para os amantes de um cafezinho. Dentre eles, então, pode-se destacar:

  • coffea arabica: é uma das espécies mais amplas, aceitas e ingeridas no mundo todo;
  • robusta: tem um sabor mais forte e amargo se comparar com o anterior;
  • liberica: os grãos são maiores e têm formas mais irregulares;
  • excelsa: é famosa por ser complexo e se pode encontrar em blends especiais.

Como ocorre o processo de produção do café premium?

A produção do café premium inicia com o plantio e o cuidado das plantas, cultivo e seleção das classes, colheita, processamento e secagem. Além disso, armazenar, transportar, torrar, embalar, distribuir e preparar para o consumo final.

Cada etapa desse processo é crucial para a qualidade do café, desde a seleção das classes até servir a bebida. Assim, o cuidado atento aos detalhes em cada fase ocorre para a prática notável que uma bebida premium pode propiciar.

No processo de produção, uma árvore de café pode levar até cinco anos para produzir seus frutos preciosos e não pode crescer em todos os locais. Então, para produzir uma boa colheita, um cafeeiro requer cuidados com o solo e o clima precisa ser quente.

Como saber se o café é de qualidade?

Envolve avaliar o rótulo e encontrar dados sobre sua origem, a data da torra, os pontos de qualidade e o perfil de sabor. Desse modo, também incluem a frescura, marca, embalagem, se é sustentável e testar para comparar com outros sabores e aromas.

Há selos de certificação que ficam impressos nos pacotes, isso faz com que se identifique o produto como excelente. Então, mostra que toda a cadeia de produção segue os melhores padrões. Assim, embalagem é um ótimo meio de saber sobre a qualidade do café.

Adquira cápsulas Bicafé

Explore a maravilhosa experiência da Bicafé Brasil, uma loja que transcende o simples ato de consumir essa bebida. Além disso, com a missão de proporcionar uma jornada sensorial única, repleta de aromas intensos com sabor cativante e incomparável.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.