Caneca de café cheia sobre mesa ao lado de refeição em desfoco

Café mocha: um guia completo sobre essa bebida

O café mocha é um dos sabores disponíveis das cápsulas da Bicafé muito famoso por sua combinação de espresso com chocolate. Assim, como uma história de mais de 200 anos continua no gosto popular desde então, agora, saiba mais sobre a bebida e suas variações.

O que é um Café mocha?

Também chamado de Mocaccino, o café mocha lembra um capuccino mas que inclui um pouco mais de chocolate na receita. Ele é muito comum em cafeterias e chama atenção por ser aquela bebida com várias camadas servidas em copos de vidro.

Ingredientes

Os ingredientes desse tipo de café geralmente são os mesmos, com uma diferença entre os sabores de chocolate em alguns casos, e são esses:

  • café espresso;
  • leite;
  • chantilly;
  • chocolate ao leite ou meio amargo, em pó ou em calda.

Algumas versões usam o caramelo no lugar da calda, mas nem sempre as cafeterias decidem mudar a receita e permanecem com a original.

Caneca de café sobre pires em mesa de madeira
O Café mocha tem como principais ingredientes o espresso e o chocolate derretido. Imagem de topntp26 no Freepik

Qual é a origem do Café mocha?

A origem do café mocha, assim como o seu nome, é a cidade de al-Makha no Iêmen, um porto comercial na costa do Mar Vermelho. Ela foi o maior mercado da bebida no mundo todo do século XV até o início do XVIII.

Sabor achocolatado

O café iemenita era famoso mundialmente por seu sabor terroso e achocolatado, no entanto, essa é a única semelhança com a bebida de hoje. Pois acredita-se que a receita em si venha da Itália do século XVIII, pela mistura que faziam dos ingredientes clássicos.

Nome oficial

Primeiramente, a bebida se chamava bicerin ou bavareisa, até que em 1982 Betty Crocker citou pela primeira vez o nome Café mocha em uma receita.

Como preparar um Café mocha?

O modo mais comum de se preparar um Café mocha é com duas doses de espresso, chocolate em pó ou calda, e leite vaporizado. 

Pode-se servir a bebida dessa forma ou coberta com chantilly e raspas de chocolate ou marshmallows, conforme a preferência do cliente.

Diferentes texturas do Café mocha

A textura do mocaccino varia bastante e pode se parecer tanto com um chocolate quanto a de um xarope. Nesse sentido, vai depender se o ingrediente é em pó ou em calda, por exemplo, o que torna importante a escolha de produtos confiáveis para a receita.

Melhor forma de preparo

Apesar dos vários tipos de preparo, a melhor bebida é aquela que possui equilíbrio. Bem como, que é feita ao misturar o chocolate e o café espresso antes de finalizar com o leite.

É interessante também escolher o tipo correto de espresso, pois é outro ingrediente que influencia no sabor. Então, como o objetivo da bebida é acentuar o gosto do chocolate com o café, a variação certa pode fazer muita diferença.

O tipo de chocolate altera o sabor

Geralmente, nas receitas de mocaccino se usa chocolate com alto teor de cacau de pelo menos 70%, contudo, nem sempre precisa ser dessa forma. Por isso, existem outras versões que usam o branco ou uma mistura dos dois.

Cápsulas de café também são uma opção

Além das bebidas caseiras e de cafeteria, as cápsulas também são uma ótima opção e de fácil preparo do café mocha. Dessa maneira, o sabor não perde em nada para os outros, com as mesmas nuances e aroma do tradicional

A cápsula de Mochaccino Canela Bicafé p Máq Dolce Gusto é um produto que vale a pena experimentar direto do conforto de sua casa.

Caneca de café em cima de pires branco em mesa de madeira e com formato de coração com creme na parte de cima
A primeira versão do Café mocha teve sua origem na Itália do século XVIII. Imagem de topntp26 no Freepik

Para quem o Café mocha é interessante?

O café mocha costuma ser o preferido de pessoas que não gostam muito do sabor forte da bebida pura. Mas procuram algo mais amargo com um equilíbrio de doçura e um pouco de cafeína.

Em muitas situações o mocaccino pode servir como uma entrada para outra bebida feita com café, e também o consideram ótimo para tomar no inverno.

Consumo por mais jovens

O consumo do mocha tem crescido entre pessoas com idade a partir de 25 anos, o que pode fazê-lo funcionar como um impulsionador de energia. Como resultado, há chances dele se tornar uma bebida com menor volume, e se assemelhar mais ao cortado.

Criatividade x tradição

O mocha é uma bebida com uma base de ingredientes perfeita para experimentação, ou seja, para ser criativo e testar novas variações. No entanto, é sempre bom manter opções mais tradicionais no cardápio para clientes que preferem o original.

Vale ressaltar também que nem todos estão abertos a mudanças, portanto, no caso de uma cafeteria é bom ficar de olho. Afinal, pode ser que algumas pessoas fiquem insatisfeitas com alguma alteração muito brusca na receita e sabor que já conhecem e apreciam.

Um café clássico

O mocaccino é um café clássico que está presente na sociedade há 200 anos desde a sua primeira versão. Desse modo, ele ainda deve permanecer no gosto popular por ainda mais tempo e com possíveis mudanças, já que sua receita permite isso facilmente.

Agora, resta esperar para ver quais serão suas próximas variações e como elas vão se adaptar para atender ao gosto dos consumidores. 

Conheça as cápsulas Bicafé

Se quiser provar não só o mocha, mas também outros tipos de bebida à base de café, não deixe de conferir o site da Bicafé Brasil. Lá você encontra diversas opções de sabores com cápsulas compatíveis com as principais marcas do mercado.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.