diferença entre cappuccino e mocaccino

Veja a diferença entre cappuccino e mocaccino

A diferença entre cappuccino e mocaccino é pequena, mas é interessante conhecer as nuances no sabor da bebida e na experiência que você terá ao tomar cada uma delas. Por isso, é importante os amantes de café entenderem mais sobre essas variedades.

Qual a diferença entre cappuccino e mocaccino?

Os dois líquidos têm muito em comum, entretanto, a proporção e a forma como são feitos alteram a textura, a cor e o gosto. Dessa forma, mesmo que seja uma simples mudança, já faz muita diferença na experiência.

Cappuccino

É preparado com quantias iguais de leite, café expresso e leite vaporizado. Mas, para finalizar, é possível usar especiarias que deixem o copo bonito e valorizem o drink, alguns dos mais comuns são:

  • Chantily;
  • Raspas de chocolate;
  • Canela;
  • Anis;
  • Chocolate em pó. 

Mocaccino

O mocaccino também é chamado de mocha, a sua principal diferença é ter calda de chocolate no fundo da xícara. Entretanto, este não é o único ponto, porque sua quantidade de leite não é igual a de expresso, por isso, é menos cremoso. 

diferença entre cappuccino e mocaccino
Foto: Não importa a diferença entre cappuccino e mocaccino, ambos são deliciosos.

As semelhanças entre cappuccino e o mocaccino

Essas duas bebidas são feitas usando a mistura de café com leite. Por isso, o sabor entre elas é bem similar e as técnicas de preparo são quase as mesmas. Dessa forma, quem gosta de uma delas, também vai sentir o mesmo pela outra.

Ambas têm uma porção de leite vaporizado em suas camadas, o que dá um toque especial ao sabor. Além disso, usam expresso para garantir que o sabor forte e marcante da bebida crie boas camadas no paladar.

Diferença entre cappuccino e mocaccino nas receitas

A forma mais simples de notar a diferença entre cappuccino e mocaccino é entender como eles são feitos. Então, a seguir estão duas receitas simples que mostram como fazer essas bebidas deliciosas.

Receita de cappuccino

Esta bebida é preparada de uma maneira clássica e não é difícil de entender os seus passos. Deste modo, o primeiro é preparar o expresso tradicional, depois aquecer o leite e fazer a sua espuma.

Na xícara, se coloca um terço de expresso, depois entra a mesma quantia de leite morno e por fim, o mesmo tanto de espuma. Assim, a receita tradicional não leva chocolate, mas quem gosta de dar um toque final, pode colocar o item ou outras especiarias por cima.

Quem tem experiência, consegue criar desenhos enquanto faz esta última etapa. Mas, para ter essa habilidade é preciso treinar bastante e usar algumas ferramentas específicas.

Preparo do mocaccino

O primeiro passo é acrescentar a calda de chocolate no fundo da xícara. No entanto, você pode colocar o sabor que preferir nessa etapa. 

Depois prepare o leite cremoso usando um espumador ou uma prensa francesa e adicione. Em seguida, adicione o expresso para que ele crie um efeito de degradê.

Aproveite as bebidas

Mesmo que seja sutil, a diferença entre cappuccino e mocaccino está presente no paladar. Por isso, é importante entender sobre ela para definir qual é a sua favorita.

Na loja da Bicafé na Shopee, você encontra este primeiro em duas saborosas versões, uma com açúcar e outra sem. Vale a pena conferir e escolher a sua preferida.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.