beber café de maneira ecológica

Aprenda a beber café de maneira ecológica e veja os impactos positivos desse hábito

Beber café de maneira ecológica é crucial, visto que a bebida está entre as mais consumidas do país, mas o seu processo de produção e a forma de consumo pode impactar o meio ambiente. Assim, descubra porque as cápsulas são a melhor opção.

O que é beber café de maneira ecológica? 

Antes de tudo, beber café de maneira ecológica se refere a tomar a bebida de forma que a mesma cause o menor impacto ambiental possível. Isso porque, apesar de tomar café ser um hábito bem comum, pode gerar consequências ao se considerar a sua origem.

O café está presente no cotidiano da maior parte dos brasileiros e durante muito tempo, pouco se falou sobre os efeitos ecológicos do mesmo. 

Apenas com a chegada dos cafés em cápsulas, iniciou-se o debate sobre o quanto esses podem ser prejudiciais, contudo, pesquisas recentes mostram que eles, na verdade, não são tão vilões quanto se acreditava.

Efeito dos tipos de café no clima

Desde já, a universidade de Quebec, no Canadá, publicou este ano uma pesquisa intitulada “Here’s how your cup of coffee contributes to climate change”.

Esse estudo revisou várias outras pesquisas, onde se mediram o valor de gás de efeito estufa produzido durante o preparo de 280 mililitros de café. Logo, se considerou todo o processo, desde a produção do grão até os resíduos que sobram depois da bebida pronta.

Nesse mesmo trabalho, os estudiosos fizeram a análise do valor de gás emitido ao preparar uma xícara de café com mais pó que o necessário. Teve como resultado valores diferentes para cada forma de preparo, isto posto, o café filtrado foi o que lançou mais gases. 

A partir disso, pode-se afirmar que a bebida causa impacto no clima, assim como esse efeito muda de acordo com cada variação da mesma. 

Beber café de maneira ecológica: A imagem mostra uma xícara de café
Beber café de maneira ecológica é uma das formas de cuidar do meio ambiente. Imagem de Adi Goldstein no Unsplash.

O impacto ambiental do café em cápsula

O café em cápsula durante muito tempo foi apontado como uma opção de impacto ambiental negativo, devido a sua embalagem ter um descarte mais difícil. Porém, o estudo citado acima mostrou que este método controla a quantidade de pó usada. 

Tal fato comprova que o volume de café controlado da cápsula evita o uso desnecessário de pó, água e por consequência, de energia para prepará-lo. 

Ciclo de vida do café em cápsula

É vital que se entenda que o ciclo de vida do café consiste em algumas etapas, tais quais envolvem do plantio à colheita e toda a industrialização. Conforme isso, ele só termina quando os resíduos sobram depois do preparo, sejam estes de pó ou embalagem. 

Acerca disso, todas as fases que compõem esse circuito emitem algum grau de gás de efeito estufa o que, de modo geral, não é bom. 

Como beber café de maneira ecológica?

Pode-se afirmar que as questões ambientais têm crescido, por isso, é vital saber que há algumas dicas de como beber café de maneira ecológica. Em vista disso, confira algumas sugestões para tornar a prática café mais saudável para o meio ambiente: 

  • dê preferência ao café em cápsula;
  • quando possível, opte pelos produtos de embalagem biodegradável

Segundo essas dicas, tomar café de modo ecológico é bem simples, em suma, só é preciso fazer melhores escolhas em seu dia a dia de consumo. 

Tomar a bebida orgânica é uma forma de beber café de maneira ecológica?

Escolher a versão orgânica na hora de tomar seu cafezinho é um meio indireto, entretanto, eficaz para cuidar do meio ambiente. Visto que essa produção não faz uso de contaminantes da terra e presa por práticas ecológicas de cultivo.  

Cuidado com o consumo excessivo 

Convém lembrar que as cápsulas de café são uma boa opção por evitarem o desperdício, mas, ainda é preciso que se tenha equilíbrio de consumo. Em outras palavras, não ultrapasse a quantidade recomendada para ingestão da bebida. 

Beber café de maneira ecológica: a imagem mostra uma xícara de café azul de café
Saber como beber café de maneira ecológica é o primeiro passo para mudar os hábitos. Imagem de Arisa Chattasa no Unsplash.

Quais são as dicas para beber café de maneira ecológica?

Agora que você já sabe a importância ambiental de beber café de maneira ecológica, é crucial que conte com algumas dicas para auxiliar nesse novo hábito, veja a seguir: 

  • leve com você uma caneca reutilizável, a fim de evitar o uso de descartáveis;
  • recicle as cápsulas de café. 

Dentre as formas de consumir café de modo ecológico, é válido lembrar que todas as outras ações referentes ao ato de beber café também contam. 

Tomar café em cápsula evita o desperdício 

As cápsulas de café são uma ótima opção, primeiro porque são feitas com a medida ideal para produzir a poção perfeita da bebida. Segundo, pelo motivo de o estudo já citado mostrar que o valor de pó da cápsula produz menos gases que os outros métodos. 

O descarte também faz parte do beber café de maneira ecológica

Acima de tudo, é essencial que se compreenda que, além de beber café de maneira ecológica, se faz necessário pensar nos descarte da embalagem. Afinal, não tem como buscar ser responsável com o ambiente e jogá-la no lixo sem critérios. 

Com o propósito de diminuir os impactos ambientais negativos de certas ações, é válido procurar formas de realizar o melhor descarte desses recipientes. Assim, a sua amada bebida vai ser, além de tudo, uma amiga da natureza. 

Como descartar as cápsulas de café?

Muitos não sabem, mas há uma forma correta de descartar a embalagem do café ristretto, todavia, é um processo bem simples e rápido. Para começar, abra a cápsula e separe o plástico do alumínio do resto de pó de café que houver. 

Em seguida, os resíduos da bebida devem ir para o lixo orgânico, enquanto o plástico e o alumínio precisam ser lavados com água e sabão. Por fim, deixe secar e descarte nos seus respectivos lixos, para que possam ser reciclados. 

Use as cápsulas de café para guardar pequenos objetos

Para quem gosta de reutilizar, uma ótima ideia é usar as cápsulas para guardar pequenos objetos como, brincos, grampos, miçangas, botões, entre outros. E claro que o que mais sua imaginação permitir, o que importa é dar um uso sustentável para as mesmas. 

Que tal criar uma mini horta?

Uma outra opção é usar tais recipientes para criar uma horta em miniatura e até mesmo um jardim na versão mini. Contudo, devido ao tamanho das cápsulas, você só vai precisar escolher plantas que não crescem muito, como os brotos, por exemplo.

Opte pelas cápsulas da Bicafé e ajude o meio ambiente

A respeito de tudo que foi visto, espera-se que beber café de maneira ecológica não seja mais uma opção tão distante para a sua rotina. Inclusive, pode contar com as cápsulas da Bicafé Brasil que dispõe de muitas opções e o melhor, não geram desperdícios. 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.