Clever dripper: conheça esse método de preparo de café

Clever dripper: conheça esse método de preparo de café

Clever dripper é o nome dado para um modo único de preparar café, que é uma opção para quem deseja ampliar as suas sensações. Por isso, vale a pena conhecer mais sobre ele e entender o passo a passo para o seu preparo.

O que é clever dripper?

Clever dripper ou gotejador de café, é um método de preparo que usa infusão para o preparo e se torna cada vez mais famoso no Brasil. Assim, seu formato lembra o tradicional Melitta, mas seu material é bem diferente, já que pode ser de plástico ou em cerâmica.

Clever dripper: conheça esse método de preparo de café
Aprenda como funciona a clever dripper a seguir. Imagem de Cup of Couple em Pexels.

Esse é um método simples e inteligente de extrair seu café em grão Bicafé gourmet, já que conta com uma válvula que te permite controlar o tempo de contato da água com o café. Então, interfere de forma direta nas características e no sabor da bebida que chega à xícara.

Como funciona?

Diferente de outros porta-filtros, ela atua com os princípios de imersão total para extrair o café. Dessa forma, ao invés da água descer sem obstáculos pelo filtro, o pó de café fica imerso na água quente por dois minutos ou mais.

Após isso se deve despejar água quente na cafeteira cônica, um sistema de válvula que se controla por peso libera o café ao por o porta filtro na xícara. Ou seja, diferente da Prensa Francesa ou da Hario Buono, não é bom empurrar o embolo ou colocar água aos poucos.

Como preparar café na clever dripper?

Para preparar café com a Clever Dripper o primeiro passo é separar 300 ml de água, que a quantidade certa para escaldar o filtro. Além disso, é necessário que se use 30g de café que seja de um alto padrão, veja o modo de preparo a seguir.

A primeira fase é pesar os grãos e os moer no modo médio grosso. Então, ferva a água e aguarde até a temperatura chegar a 95 graus para escaldar o filtro. Assim, pressione o fundo sobre uma caneca e libere a água, para eliminar resíduos e o sabor do papel e siga os passos:

  • despeje o grão moído no filtro escaldado;
  • verta a água quente em fluxo direto e movimento cíclico sobre o café moído;
  • deixe em infusão por 2 minutos.

Há quem goste de misturar pó e água com uma colher, mas, não é obrigatório. Portanto, coloque a clever dripper sobre a xícara e logo o fluxo será liberado, com um odor intenso. Por fim, basta beber o café enquanto continua quente e se deliciar.

Quem deve usá-la?

Essa cafeteira é prática e muito funcional, o que a torna um método ótimo para quem se inicia no universo dos cafés especiais. Isso porque, permite que o usuário teste vários modos de preparar a bebida e descobrir qual é a que mais agrada ao paladar e estilo de vida.

Quando surgiu?

O método nasceu em Taian a pouco tempo, cerca de 10 anos. Então, desde essa data se torna cada vez mais popular por ser um modo fácil de dar a chande para os amantes do café provar perfis sensoriais que se diferem.

Como é o design da clever dripper?

A clever dripper tem um design cônico, que pode ser de acrílico, cerâmica ou vidro e tem ranhuras na parte interna. Assim, esse é o formato ideal para conseguir deixar o café em imersão total por cerca de 2 a 3 minutos.

Ela possui uma tampa que serve para manter a temperatura ao longo de todo o processo e um pires que ampara a cafeteira e evita respingos. Portanto, age como um porta-filtro tradicional, e pode receber filtro de papel, pano ou metal.

Clever dripper: conheça esse método de preparo de café
Saiba como preparar o café na clever dripper. Imagem de Jess Ho em Pexels.

Mesmo que se pareça muito com um objeto comum, ela tem uma grande diferença que é a presença de uma válvula capaz de reter ou liberar o fluxo de água. Dessa forma, é feita de silicone e veda de modo total a saída de líquidos quando está fechado.

Com o sistema de trava que se chama “shutt off”, ela veda o fluxo do líquido quando não está sobre uma xícara. Por isso, a água se mantém em contato com o café, o que proporciona o controle do tempo de infusão e muitas variações de sabor.

De que modo parar a extração?

O sistema de trava da cafeteira portátil faz com que a extração para de modo automático quando o porta filtro sai da xícara. Assim, é o usuário quem define qual será o tempo de imersão do café na água antes que ele passe pelo filtro.

Por que o sabor varia tanto?

O sabor do clever coffe dripper varia muito, o que depende do tanto de café moído e de água usado. Além disso, o tempo de contato com o pó e o perfil da bebida extraída, faz pode chegar até ao nível de agradar os gostos de cada um.

Seu gosto e a qualidade depende muito de como se combina o tempo de contato da água quente com o grão moído. Mas, também se impacta a partir de elementos como cafeína, açúcares, ácidos e óleos.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.