Como o café melhora o sistema respiratório e pode ajudar a prevenir doenças?

Entre seus muitos benefícios, o café melhora o sistema respiratório. Mas, saiba que essa é apenas uma das vantagens dessa bebida. Então, venha descobrir mais informações sobre ela e como ela pode, de fato, ajudar a sua saúde.

Como o café melhora o sistema respiratório?

A Associação Brasileira da Indústria de Café, ABIC, verificou como o café melhora o sistema respiratório. Segundo a pesquisa, a bebida dilata os brônquios e reduz o cansaço muscular do pulmão. Isso, aliás, até 2 horas após o consumo.

O trabalho também mostrou uma melhora em problemas respiratórios, como asma, por exemplo. Assim, o café diminui os riscos dessa condição em 30%. Do mesmo modo, tomar a bebida pode reduzir os sintomas da doença.

Quais os outros benefícios do café?

Estudos já provaram que o café ajuda a prevenir doenças do sistema nervoso. Por exemplo, Alzheimer e Parkinson. Além disso, ela também diminui o risco de cálculo renal. Dentre os outros benefícios do café estão:

  • Estimula os músculos;
  • Diminui o sono;
  • Ajuda a emagrecer;
  • Melhora a concentração;
  • Diminui risco de depressão;
  • Ajuda a controlar o colesterol.

Os benefícios ocorrem por causa da cafeína, nutriente presente no café. Assim, ele estimula o cérebro, fígado, coração, pulmão e olhos, por exemplo.

Também faz parte da bebida o Ácido Clorogênico, que ajuda a controlar a pressão do sangue. Da mesma forma, ele tem ação antioxidante que previne câncer e diabetes tipo 2.

Saiba qual é a quantidade ideal de café por dia

Uma organização europeia recomenda que um adulto saudável beba até 4 xícaras de café por dia. Ou seja, por volta de 300 a 400 miligramas de cafeína.

Para crianças e adolescentes, o consumo é menor. Assim, eles podem tomar até 100 miligramas por dia, ou seja, uma xícara. Porém, vale lembrar que a bebida só é recomendada para idades a partir de 2 anos.

Grávidas e mães amamentando devem ter cuidado para não exagerar. Por isso, a organização indica beber no máximo 2 xícaras.

Foto: Café melhora o sistema respiratório e ainda possui outros benefícios para a saúde.

Como garantir que o café melhora o sistema respiratório?

Para garantir os benefícios desses nutrientes, no entanto, deve-se tomar alguns cuidados. Por exemplo:

  • A bebida deve ser fresca;
  • Consumo sem exagero;
  • Não consumir em períodos de longo jejum;
  • Sem açúcar.

O café melhora o sistema respiratório, mas também pode aumentar a acidez do estômago. Assim, beber em grandes doses e sem se alimentar bem pode causar dores. 

Saiba ainda que, a ação antioxidante e os nutrientes só atuam com uma bebida recém preparada ou até 30 minutos depois de pronto.

Bebida em cápsula: consumo fresco e sem exagero

Uma boa opção para garantir o consumo fresco e na medida, são as cápsulas de café. Assim, você toma sempre uma bebida nova e consegue obter todos os benefícios.

O café em cápsula também permite escolher diferentes grãos e estilos de bebida, por exemplo. Desse modo, você pode variar entre os tipos e quantidades de nutrientes durante o dia.

As cápsulas também mantêm o pó do café vedado. Ou seja, ela guarda o frescor, o sabor e o aroma por mais tempo.

O café melhora o sistema respiratório e é muito consumido no Brasil

Para quem não sabe, o Brasil está entre os 15 países que mais tomam café. Além disso, a bebida é a segunda mais consumida no país. Assim, um brasileiro usa quase 6 quilos de café por ano.

Na produção, ninguém supera o país, líder há mais de 150 anos. Ou seja, o café melhora o sistema respiratório e ajuda na economia do Brasil.

Dito isso, não deixe de experimentar os sabores da Bicafé, em sua loja na Shopee você encontra deliciosas bebidas a sua espera, conheça e aprove.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.