9 receitas que sua cafeteira inteligente te ajuda a preparar

A cafeteira inteligente é uma máquina que, além de fazer café, ainda serve para facilitar a sua rotina e o preparo de muitas receitas. Dessa forma, tem várias funções que agilizam no preparo e que servem para muitos pratos.

O que é uma cafeteira inteligente?

A cafeteira inteligente ou smart são equipamentos que facilitam a rotina por seus recursos tecnológicos, como desligamento automático. Assim, contam com funções que servem para preparar um café arábico ou de outras espécies ou até para mudar a força da bebida.

Os equipamentos contam com um timer, seu relógio mantém o tempo de preparo com precisão ao sincronizar com o seu celular, por exemplo. Então, é um item fácil de usar e programar para quem gosta de tomar um café fresco e com a dose correta de amargor.

9 receitas que sua cafeteira inteligente te ajuda a preparar
Entenda como usar uma cafeteira inteligente para fazer receitas. Imagem de Tim Douglas em Pexels.

Quais receitas é possível fazer com a cafeteira inteligente?

A cafeteira inteligente pode te auxiliar com vários preparos de receitas, desde drinks de bares com cafés complexos até mesmo comidas. Por isso, veja a seguir como fazer alguns pratos ótimos para quem deseja aproveitar esse utensílio ao máximo possível.

Pizza de café

Você pode usar seu dispositivo para fazer essa sobremesa tão única em pouco tempo e ter um ótimo resultado. Dessa forma, para o preparo é necessário que você tenha em mãos os itens a seguir:

  • 1 disco de massa de pizza;
  • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó;
  • ½ lata de leite condensado;
  • 1 colher (chá) de canela em pó;
  • ½ xícara (chá) de expresso Bicafé.

A primeira etapa é fazer uma mistura com leite condensado, chocolate e o expresso até obter um creme. Então, cubra o disco de pizza com o brigadeiro de café, salpique a canela e leve ao forno pré-aquecido a 90 °C por 10 minutos, ou até a massa estar dourada e sirva

Macchiato na cafeteira inteligente

O macchiato é uma bebida que a cafeteira inteligente pode preparar sozinha. Isso porque, muito modelos possuem espaço para água e outro para leite, o que permite que se execute esse expresso, onde se mancha o café com um pouco espuma de leite vaporizada.

Basta escolher uma cápsula de café Bicafé ou um pó de sua preferência e selecionar a opção do drink. Assim, vale a pena escolher uma opção forte, já que a espuma serve para torná-la mais suave e cremosa, além de adoçar um pouco.

Como a máquina ajuda?

As máquinas inteligentes fazem a vaporização, o que adiciona textura e temperatura ao leite de modo fundamental para sua preparação. Dessa forma, por conta do seu alto controle de temperatura e tempo, podem resultar em uma bebida gostosa e bem feita.

Quem não possui um aparelho de tanto controle pode preparar o expresso nele e fazer a espuma de leite ao ferver a bebida e depois colocá-la em um sifão. Por fim, basta apenas juntar os dois preparos na medida que preferir.

 

9 receitas que sua cafeteira inteligente te ajuda a preparar
Aprenda a fazer ótimos pratos com sua cafeteira inteligente. Imagem de Andrea Piacquadio em Pexels.

Shake de café

O shake de café é outra receita que dá para se preparar na cafeteira inteligente. Então, ela precisa dos ingredientes listados a seguir para começar a sua receita, veja quais são:

  • 3 bolas de sorvete de creme;
  • chantilly;
  • ½ xícara (chá) de expresso;
  • 50 ml de licor de café;
  • calda de chocolate.

Para preparar basta misturar o sorvete, o expresso e o licor no liquidificador até que forme uma textura cremosa. Assim, decore um copo com calda de chocolate, sirva e coloque o chantilly em cima.

Affogato

O affogato é uma sobremesa muito gostosa, que refresca e fácil de fazer. Dessa forma, deve se preparar um expresso para manter um sabor mais intenso que combina com os sorvetes de creme e baunilha, mais comuns no Brasil.

Seu preparo começa com programar a cafeteira inteligente para fazer um expresso e depois que ele estiver pronto, monte com bolas de sorvete em uma taça. Por fim, adicione cerca de 30 a 50 ml da bebida por cima.

Creme brulée de café ao chocolate

Para fazer creme brulée é necessário deixar os grãos de café no leite por ao menos 12 horas antes de iniciar o preparo. Além disso, você precisa separar os itens que estão a seguir:

  • 280g de leite;
  • 180g de grãos de café;
  • 220g de creme de leite fresco;
  • 100g de gemas de ovos;
  • 160g de chocolate 40% de cacau;
  • 20g de açúcar.

Aqueça o leite na sua cafeteira inteligente, coe os grãos e o derrame ainda quente sobre o chocolate. Assim, bata as gemas de ovo e o açúcar até obter uma mistura clara e, depois, junte o creme de leite fresco.

Bata a mistura de ovos e creme de leite com os demais ingredientes e despeje em pequenas tigelas. Então, leve para assar em um forno a 100 °C por 45 minutos e depois, deixe resfriar por pelo menos 3 horas antes de servir.

 

Irish Coffee

Prepare o café na máquina e depois comece a montar ao escaldar a taça com água quente. Dessa forma, após colocar o açúcar mascavo, o whisky e o expresso quente, decore o drink com chantilly e grãos.

Bolo de amêndoas e café

A cafeteira inteligente pode te ajudar no preparo de um bolo de amêndoas, onde basta fazer uma xícara de expresso nela. Além disso, você precisará de alguns itens, que estão anotados abaixo:

  • 3 xícaras (chá) de farinha de amêndoas;
  • 1 colher (sopa) de extrato de café;
  • 2 xícaras (chá) de açúcar;
  • 3 ovos;
  • 2 colheres (sopa) de manteiga derretida;
  • 1 xícara (chá) de expresso.

Na sua batedeira, bata os ovos com açúcar até ter uma mistura clara e depois adicione todos os itens secos. Assim, inclua a clara, o café e a manteiga derretida e bata até ficar homogênea, espalhe em uma forma e asse em forno preaquecido em 180 °C por cerca de 10 minutos.

Latte

O Latte é um drink feito a base de expresso e leite vaporizado e é uma bebida feita em camadas. Por isso, dá para montar a partir de uma parte de expresso, duas de leite vaporizado e uma camada de espuma de leite.

Mocha

O mocha, é outra bebida onde o sabor do café se destaca e dá para fazer na cafeteira inteligente, já que ela combina a intensidade da bebida e a doçura do leite e do chocolate. Então, para terminar, coloque o chantilly, cacau em pó, canela ou outros itens que preferir.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.