O café interfere no sono? Veja como tomá-lo de forma saudável no dia a dia

Saber se o café interfere no sono é uma questão que ainda não tem uma resposta definitiva. Mas, veja outros fatores que podem levar a esse problema e como ela é uma bebida saudável que pode continuar no seu dia a dia e trazer muitos benefícios.

Café interfere no sono?

A resposta para essa questão não é um consenso, mesmo entre quem faz pesquisas científicas sobre o assunto. Desse modo, o que se pode afirmar é que depende de alguns fatores, por exemplo:

  • Organismo de cada pessoa;
  • Horário em que consumiu a bebida;
  • Quantidade de café que bebeu.

Tudo isso pode influenciar de maneiras distintas o sono de alguém. Então, o ideal é observar as reações do próprio corpo, a fim de entender quais hábitos permitem tomar o seu café da tarde ou da manhã e continuar dormindo bem.

Organismo de cada um

A cafeína leva cerca de 30 minutos para ser absorvida e dar o efeito energético ideal para a hora de acordar que muitos procuram. Mas, fatores como doenças, remédios e questões genéticas podem aumentar esse tempo, situação em que o café interfere no sono.

Quantidade

Para os que são mais sensíveis à cafeína, talvez o quanto bebeu em um dia seja o que atrapalhou o sono. De fato, existem pesquisas que apontam que é seguro tomar até quatro xícaras de café por dia, o que soma cerca de 400 mg.

Foto: O café interfere no sono quando há outros fatores que contribuem para a sua insônia

Horário em que o café interfere no sono pode ser bom

Diferente do que muitos podem pensar, o café, por si só, não causa problemas de saúde. Mas, na verdade, ele pode oferecer vantagens e até mesmo quando ele interfere no sono pode ser usado como uma estratégia.

Qual a melhor hora para tomar café?

A boa notícia para os que não abrem mão de beber café durante o dia é que existem horários em que você pode continuar incluindo a bebida sem medo. Então, é possível fazer o fazer o seu lanche da manhã e tarde sem problemas assim:

  • 9h30 da manhã;
  • Entre 11h30 e 13h30 da tarde, ou seja, para evitar o sono pós-almoço;
  • 17h.

Como usar o fato do café interfere no sono de forma positiva?

Muitas pessoas relatam que o cochilo após o almoço é um dos mais difíceis de vencer, em especial, para quem tem uma rotina que exige muita energia. Assim, saber que o café interfere no sono de forma positiva pode ser uma vantagem.

Nessa situação, é possível aplicar a estratégia de tomar uma xícara de cappuccino no período de almoço pode contribuir para renovar a disposição durante a tarde, por exemplo.

Vantagens do café para a saúde 

Tomar café, além de ser prazeroso, pode ter vantagens para a sua saúde a médio e longo prazo, pois ele possui outras substâncias que contribuem para o bem-estar. Então, os amantes da bebida podem ter melhora nos seguintes aspectos:

  • Acelera o metabolismo;
  • Queima calorias;
  • Pode aumentar seus anos de vida;
  • Fortalece a memória;
  • Café ajuda na prevenção do câncer;  
  • Melhora o foco;
  • Protege contra o Alzheimer e outras doenças da mesma categoria.

Saber que, de alguma forma, o café interfere no sono é uma chance de usá-lo como aliado na sua rotina agitada. Portanto, o ideal é que procure orientação médica caso tenha problemas constantes para dormir.

Conheça a loja da Bicafé na Shopee e leve para a sua casa diversos sabores para agregar mais prazer no seu cafezinho do dia a dia.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.