Como fazer um delicioso ovo de páscoa com café e inovar na sobremesa neste feriado

Descubra aqui como fazer ovo de páscoa com café. Afinal, nada melhor do que unir grandes paixões, como chocolate, feriado e cafezinho. Dessa forma, veja em poucos passos como preparar essa delícia mais do que especial para a família.

Saiba como surgiu o ovo de páscoa

Esse símbolo é bastante antigo, onde desde antes do cristianismo, os povos se presenteavam dessa forma. O ovo era sinal de força e fertilidade, então, entregar isso a alguém era desejar bonança e fartura nas colheitas. 

Desde então, para chegar no formato atual, confeiteiros franceses recheavam ovos vazios de galinhas e os pintavam por fora. Assim, depois os pais escondiam entre a casa para que as crianças pudessem brincar de caça ao tesouro. 

Com o avançar dos anos, a tecnologia foi evoluindo e novos jeitos de fazer essa sobremesa começaram a surgir. Hoje em dia, os ovos de páscoa estão bastante presentes e costumam ocupar um grande espaço em mercados e confeitarias.

Foto: Os ovos de páscoa começaram como ovos de galinha pintados.

Veja como fazer a casca do ovo de páscoa com café

Comece com ovos de tamanho médio, com cerca de 250 gramas. Assim, é mais fácil de aprender e de fazer. Em seguida, você vai precisar de:

  • Forma para ovo de 250g;
  • 340g de chocolate.

Modo de preparo

Em primeiro lugar, derreta o chocolate em banho maria com atenção para não queimar. Desse modo, você fará a temperagem, o que vai evitar o seu derretimento depois.

Feito isso, coloque o chocolate na forma de ovo com ajuda de uma espátula. Logo após, para ter uma casca uniforme, vire as formas de cabeça para baixo e espere até que tudo escorra. Por fim, ponha na geladeira, e quando secar, desenforme. 

Ovo de páscoa com café

Para os apaixonados por café, fazer uma sobremesa especial com essa bebida é uma mistura que surpreende e combina. Dessa forma, veja como fazer um delicioso ovo de páscoa com café:

  • 30 ml de café;
  • ½ caixa de creme de leite;
  • ½ lata de leite condensado;
  • 1 e ½ colheres de chocolate em pó;
  • 40 gramas de chocolate meio amargo.

Como o café é líquido, ele é usado para fazer o recheio do ovo, portanto, faz parte do preparo interno da receita.

Modo de preparo

Em uma panela, adicione todos os ingredientes, exceto o chocolate meio amargo. Sempre misture em fogo médio/baixo, sem parar de mexer até que a massa fique no ponto de desgrudar da panela.

Por último, inclua o chocolate meio amargo já com o fogo desligado. Dessa forma, o chocolate passará por um tipo de temperagem, o que dará um sabor mais especial. Assim, está pronto o seu recheio para um ovo de páscoa com café.

Café expresso dentro do ovo de páscoa

Uma cafeteria no Brasil inovou ao servir o café com ovo de chocolate. Então, a ideia é fazer um mini ovo de páscoa com um pequeno buraco no meio e colocar dentro da xícara. Assim, a bebida fica ainda mais deliciosa, já que o chocolate derrete com a temperatura.

Ovo de cappuccino 

Ao falar em inovação, também é possível usar outro sabor de café no ovo de chocolate. Em seguida, veja como fazer um recheio de café sabor cappuccino:

  • 100 g de chocolate ao leite;
  • 1 colher (sopa) de manteiga;
  • Uma colher (sobremesa) de café diluído;
  • 1 colher (chá) de canela em pó;
  • Uma lata de leite condensado.

Em uma panela em fogo baixo, misture todos os ingredientes e mexa até chegar ao ponto de desgrudar do fundo. Logo depois, recheie o seu ovo de páscoa com esse ótimo brigadeiro de cappuccino.

Falando em inovação, além de fazer o ovo de páscoa com café, confira a loja na Shopee da Bicafé e conheça os seus diferentes sabores marcantes para incrementar a sua receita.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.