café em grãos espalhados ao lado de uma xícara

Como escolher café em grão? Dicas para o momento da compra

Você já se perguntou como escolher café em grão? Essa escolha é essencial para ter um café de qualidade, mas, diante de tantas opções disponíveis, como é possível tomar a decisão certa?

Com as dicas que preparamos neste post, você vai aprender como escolher café em grão em apenas alguns minutos. Desse modo, você poderá apreciar uma bebida incrível. Acompanhe para saber mais!

A importância de escolher um bom café em grãos

Escolher café em grãos de qualidade é importante para ter uma bebida saborosa e aromática. Afinal, a qualidade do café é influenciada desde a colheita do grão até o preparo.

Um grão de qualidade é colhido no momento certo e passa por um processo cuidadoso de seleção, limpeza, mistura, torrefação e embalamento. Ao escolher um bom grão, é possível apreciar diversos sabores e aromas.

Além disso, vale mencionar que um café de qualidade é rico em nutrientes e pode trazer benefícios para a saúde. Por exemplo, você sabia que ele ajuda a reduzir o risco de doenças como o Parkinson e o Alzheimer?

Qual é a origem do café em grão?

O café em grãos é originário da Etiópia, na África. Foi lá que os árabes dominaram a técnica de plantio e preparo do café, onde a bebida ficou conhecida como Kahwah – que pode ser traduzido como “força”.

Desde então, o café para moer se espalhou por todo o mundo e passou a ser cultivado em diferentes países, como Colômbia e Vietnã, chegando ao Brasil em 1727, vindo da Guiana Francesa. Atualmente, mais de 70 países que produzem a bebida, mas os principais produtores são:

  • Colômbia;
  • Etiópia;
  • Brasil;
  • Vietnã;
  • Indonésia.

Segundo uma pesquisa realizada pela USDA (2023), esses países produziram, juntos, 130,3 milhões de sacos de 60 quilos durante a safra de 2022/23. Esse número corresponde a 75% da produção mundial.

Ainda segundo a pesquisa, o Brasil é o líder do ranking com 36,8% da produção de café mundial. No território nacional, os melhores cafés brasileiros são produzidos nas seguintes regiões:

  • Sul de Minas Gerais;
  • Cerrado Mineiro;
  • Mogiana;
  • Bahia;
  • Espírito Santo.

Como a região de origem influencia no sabor do café

O clima e o solo onde o grão é cultivado podem influenciar no sabor do café. Por exemplo, o café cultivado em regiões mais altas tende a ter um sabor mais ácido e frutado, enquanto o grão de café para moer cultivado em regiões mais baixas tem um sabor mais encorpado e amargo.

café em grãos
Prefira café em grãos selecionados à mão. Imagem do Freepik.

Afinal, como escolher café em grão?

Como você já pôde perceber, saber como escolher café em grão é essencial para ter uma bebida saborosa e de qualidade. Dito isso, existem algumas sugestões que vão ajudar você a fazer a escolha ideal.

Veja a seguir algumas dicas básicas para facilitar o momento da escolha. Assim, você saberá como fazer café em grãos e apreciar uma bebida de alta qualidade.

Defina suas preferências de sabor

Antes de tudo, é importante ter em mente que tipo de café você gosta, ou seja, uma opção mais suave, encorpada, torrada, com notas frutadas, ácida ou amarga. Tudo isso ajudará na escolha do café ideal.

Verifique a data da torra

A torrefação é um processo importante para desenvolver o sabor e o aroma característico do café em grão torrado. Por isso, é fundamental verificar a data da torra, impressa na embalagem. Afinal, quanto mais recente for a data, melhor será o sabor do café.

Observe a origem do café

Como mencionamos, o café é produzido por diversos países, e a origem pode interferir no sabor e na qualidade final da bebida. Por isso, dê preferências para produtos em que seja possível identificar a origem e, assim, determinar a qualidade do café.

Identifique o tipo de torra

Existem diferentes tipos de torra de café, como a torra clara, média e escura, cada uma delas resultando em sabor e aroma diferentes. Para escolher a opção ideal para o seu paladar, é importante experimentar os diferentes tipos.

Avalie o tipo de moagem

Também é importante avaliar e conhecer os tipos de moagem do café, já que esse é um processo muito importante para garantir a qualidade da bebida. Nessa área, você pode optar pela moagem fina, média ou grossa.

Verifique a embalagem do produto

Outro ponto importante sobre como escolher café em grão é a embalagem. Sendo assim, prefira cafés embalados em pacotes com válvulas de ar, que conservam o sabor e o aroma do café por mais tempo.

Como moer o café em grão?

Agora que você já sabe como escolher café em grão, vamos explicar como moer café em grãos. Assim, você poderá preparar bebidas deliciosas em poucos minutos.

O primeiro passo é ter um moedor de café. Coloque os grãos selecionados no moedor e acione a máquina que irá transformá-los em pó. Em seguida, coloque o pó em um filtro e despeje água quente sobre ele. Utilize água livre de impurezas e cloro.

Lembrando que a moagem é essencial para ter uma bebida mais fresquinha. Esse processo, quando feito adequadamente, garante uma extração ideal do café.

café em grãos
O café em grãos moído na hora possui mais aroma e sabor. Imagem do Freepik.

Vale a pena comprar café em grãos?

Sim, comprar café em grão vale muito a pena. Em geral, eles preservam melhor as propriedades características dos grãos e garantem o sabor e o aroma por muito mais tempo.

Gostou de saber como escolher café em grão? Então, não deixe de conhecer as opções de café para moer da Bicafé, uma linha com grãos selecionados que oferecem qualidade e sabor incomparáveis.

A Bicafé se destaca pela qualidade dos produtos. A sustentabilidade e o meio ambiente são preocupações fundamentais da marca, que faz uso de tecnologias que minimizam o impacto ambiental.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.