O que é a acidez no café e o que fazer para reduzir ou aumentar essa característica

A acidez no café é algo normal do grão, assim, pode ser o protagonista para uma bebida mais rica em sabor. Mas, muitos não sabem identificar o ácido e acabam confundindo com outras sensações. Dessa forma, veja a seguir, as características do cafezinho.

O que é acidez?

A acidez nada mais é do que o nível de pH de uma matéria. Logo, é possível identificá-lo  na água, no sangue, na terra, nos alimentos, por exemplo. Entretanto, tenha atenção às comidas ácidas, pois em excesso pode causar cáries, aftas e desgastes nos dentes.

Tipos de acidez 

No café, os ácidos mais encontrados são os orgânicos e clorogênicos. Desse modo, os primeiros são mais frutados e estes últimos, mais amargos. Porém, existem outros tipos de acidez, como:

  • Acético;
  • Málico;
  • Tartárico;
  • Cítrico.

Por outro lado, desses citados, o café deve estar longe de ter o ácido acético. Afinal, este é o ácido do vinagre, que provoca queimação no estômago. 

A acidez no café

Muitas pessoas confundem o ácido com o amargo, mas esse pensamento está errado. Logo, a acidez do café se compara com a da laranja, pois, apesar de possuir acidez, essa fruta madura também possui a doçura, causando um equilíbrio perfeito.

Dessa forma, a acidez, quando bem representada na bebida, é responsável pelo doce, toques frutais e pela sua vivacidade de sabor.

Foto: A acidez do café pode ser comparada a acidez de uma laranja.

Fatores que influenciam na acidez

A acidez é algo normal no café. No entanto, existem fatores externos que podem influenciar o seu desenvolvimento nesse grão, como:

É possível notar que cada detalhe é importante para a qualidade e o sabor do café. Afinal, o ácido é bastante frágil e sensível, então, é preciso ter cuidado ao lidar com ele.

Características do café ácido

Agora você já sabe o que influencia e o que pode causar o ácido no café. Por isso, descubra quais são as características dessa bebida com acidez a seguir:

  • Possui baixo amargor;
  • É suave;
  • Refrescante.

Sendo assim, quando é equilibrada, a acidez pode tornar a bebida brilhante e diferente, causando uma explosão de sabores de uma forma sutil. Do contrário, se não for bem preparada, terá um gosto “avinagrado”, não sendo nada agradável.

Entenda como reduzir a acidez do café

Nem todas as pessoas podem gostar dessa bebida ácida. Do contrário, existem muitos consumidores com o paladar mais sensível e que podem até sofrer com azia. Assim, saiba que há formas de reduzir a acidez no café e melhorar a sua experiência.

Comece escolhendo cafés com torras escuras, fuja de embalagens que afirma que o grão possui “torra clara”. Por último, opte por cápsulas que ofereçam sabores mais suaves e cremosos, como a de café com leite, por exemplo. 

Agora como aumentar a acidez no café?

Em contrapartida, existem aqueles que amam a acidez e gostam de sabores diferentes. Assim, para aumentar essa característica no café, escolha um produto que tenha a torra clara, pois esses são mais ácidos que os normais.
Também leve em conta o tipo de grão, qual apresenta uma maior acidez. Seja qual for a sua preferência, a Bicafé e sua loja na Shopee pode supri-la. Por isso, não deixe de conhecer as opções disponíveis.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.