As curiosidades sobre o café que você precisa conhecer antes de tomá-lo

As curiosidades sobre o café são diversas, já que ele é uma das bebidas mais consumidas no mundo. Neste artigo, você conhecerá nove fatos curiosos sobre ele e porque há vantagens da cafeína para a saúde. 

Curiosidades sobre o café: uma das bebidas mais amadas

Seja pelo aroma ou sabor, o café é a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros. Além disso, no mundo, encanta a maioria das pessoas que experimentam dela. Aliás, o hábito de tomar um xícara não tem hora nem lugar, por exemplo: 

  • Ao acordar, com pão e manteiga;
  • No escritório, durante a pausa de quinze minutos;
  • Em uma roda de amigos no fim de tarde;
  • Com um bolo fresquinho, recém tirado do forno; 
  • Durante o dia para dar aquela energia. 

Umas das curiosidades sobre o café é que, além do sabor marcante, essa bebida tem diversos benefícios para a saúde. Por exemplo, melhora o desempenho cognitivo, atua contra o câncer e o Alzheimer.

Início do consumo de café

Os primeiros relatos sobre o consumo dessa bebida vem dos árabes. Onde ele era  considerado um estimulante sexual. Por esse motivo, era visto como algo apenas para os homens. 

As principais curiosidades sobre o café que você precisa saber

Que ele é a bebida favorita dos brasileiros, todo mundo já sabe. Mas há outras curiosidades sobre o café que poucos conhecem, por isso, veja algumas a seguir.

Foto: Uma das curiosidades sobre o café é que é visto como afrodisíaco em algumas culturas

1 – A bebida mais consumida no mundo

É a segunda bebida mais consumida em todo mundo. Então, o café só perde apenas para a água. Além disso, algumas culturas o tem como um afrodisíaco. Assim, ingerido todos os dias para garantir um bom desempenho sexual.

2 – O Brasil é o maior produtor de café no mundo todo

O Brasil além de produzir em grande escala, também exporta esse produto para vários outros países. Mas, além do Brasíl, outros locais também o produzem, por exemplo:

  • Guatemala;
  • Vietnã;
  • Uganda;
  • Honduras;
  • México;
  • Colômbia; 
  • Índia; 
  • Indonésia;
  • Etiópia.

Em cada país, o sabor pode ser distinto por conta das condições do clima e do solo. Desse modo, alguns são mais doces e suaves, enquanto outros podem ser mais amargos.

Não surgiu no Brasil

Muitos acreditam que o café surgiu no Brasil. Mas a primeira produção ocorreu na Etiópia. Ainda assim, nos dias atuais é o quinto país que mais produz esse grão no mundo.

3-  Não existe apenas um tipo de café 

Engana-se quem acredita que existe apenas o café tradicional  do dia a dia. Há vários outros dois tipos dessa bebida, o canéfora e também o arábica são apenas alguns exemplos. Assim, em geral, eles têm as seguintes quatro categorias:

  • Tradicional;
  • Superior;
  • Gourmet;
  • Especial.

Quem produz ou vende, em geral, indica qual é o tipo de acordo com a escolha do grão. Então, vale a pena ficar atento às principais diferenças entre eles a fim de poder distingui-las.

Café arábica e canéfora

O arábica garante grande parte da produção mundial do café. Afinal, possui um sabor mais agradável e também delicado para o paladar. Já a canéfora é mais usada para fazer fórmulas instantâneas, já que possui um gosto mais forte e resistente. 

4 – Curiosidades sobre o café: o Vinho Árabe da Europa

O nome do café para os europeus, quando tiveram o primeiro contato, era vinho de grão. Então, por esse motivo, por algum tempo ele foi chamado na Europa de Vinho Árabe, chegou ao nome que tem hoje bem depois.

Foto: Uma das curiosidades sobre o café é que ajuda a manter o foco e atenção.

5 –  A primeira cafeteria não foi na América

Uma das curiosidades sobre o café que poucas pessoas sabem é que a primeira cafeteria não foi na América. Mesmo que não fosse uma bebida da Europa, o primeiro local com venda exclusiva  foi a Inglaterra, em 1652. 

6 – Curiosidades sobre o café: motivo de divórcios 

Para quem acredita que somente os brasileiros levam tão a sério o café, engana-se. Já que na Turquia, o costume é algo presente que está  até na lei, por meio de uma cláusula que permite às esposas pedir o divórcio. 

Caso o marido não forneça por mês uma quantidade deste produto, a mulher pode solicitar que o mesmo supra a cota do café. Então, se ele não o fizer, ela pode se separar e receber o valor de uma multa pela falta do grão. 

7 – Café da manhã, um luxo para poucos 

No Brasil, o café da manhã é algo normal e feito por quase todas as famílias: o tradicional, café com leite e o pão com margarina. Mas no começo da produção desse grão, era um luxo para poucos poder desfrutar dessa refeição.  

Isso porque o preço do café, da farinha de trigo e também da manteiga era alto. Além disso, apenas famílias com grande poder aquisitivo podiam comprar esses produtos todos os dias. 

8 – Cafeomancia, saiba o que o seu futuro lhe reserva

Parece algum tema de filme, mas  com origem na França, a cafeomancia é a arte de adivinhar o futuro por meio da borra do café. Além disso, existem diversas pessoas que ganham a vida dedicando a prever o que virá através de uma xícara usada. 

9 – Futuros clientes ganham o café 

O último item das curiosidades sobre o café é que em Nápoles existe a prática solidária envolvendo essa bebida. Ou seja, é uma tradição que existe há décadas, na qual pessoas pagam uma xícara para seus futuros clientes. 

Apesar de ter começado na Itália, nos dias de hoje ela ocorre em outros lugares do mundo. Empresários e futuros clientes se reúnem em cafeterias ou em restaurantes para tomar um cafézinho e fechar um contrato.  

Outras curiosidades sobre o café 

Além dos 10 fatos interessantes citados acima, a famosa xícara dessa bebida quente também tem outras particularidades. Então,conheça outras curiosidades sobre o café

  • Segundo produto mais vendido do mundo, perde apenas para o petróleo;
  • Os etíopes fermentavam o suco deste grão ter uma bebida alcoólica; 
  • Foi proibido em Meca, pois os líderes o consideravam como a bebida do diabo.

Uma das melhores bebidas do mundo 

O café é ótimo para qualquer situação, seja a primeira refeição do dia, receber uma visita especial e até mesmo fechar o negócio. Por isso, sempre escolha o melhor café para o seu momento especial. 

Conheça a Bicafé

Uma curiosidade atual é que você pode tomar vários sabores de café sem precisar viajar. Afinal, a  Bicafé tem várias opções de cápsula para os apaixonados pela bebida que querem fazer um lanche de forma prática e prazerosa.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.