Pessoa segura xícara de café espresso com mãos esticadas onde a bebida tem adição de leite para formar desenho em sua superfície

Café requentado: essa bebida realmente faz mal?

O café requentado é uma grande incógnita, sempre gera dúvidas e muito debate entre os apreciadores de café, assim, tem quem ame e quem odeie. Se você é daqueles que têm o hábito de esquentá-lo, continue aqui, e confira os malefícios que esse costume pode causar.

Xícara de café em cima de mesa redonda de vidro com pires branco abaixo do mesmo
Tomar café requentado é comum entre muitas pessoas. Imagem de Arturo Añezno Unsplash. [link]

O que é café requentado?

Antes de mais nada, café requentado ou amanhecido, como também é conhecido,nada mais é que, a bebida que foi esquentando após algumas horas frio. Logo, as pessoas esquentam a infusão após esfriar por vários motivos, veja a seguir: 

  • fez uma quantidade maior do que deveria;
  • não houve consumo do total produzido;
  • hábito para evitar o desperdício;
  • após feito não deu tempo de beber.

Certamente, estas são apenas algumas das diversas razões que levam os indivíduos a reutilizar o café depois de um longo tempo após a produção. Mas, o que é realmente relevante, é o fato dessa prática ser muito comum, apesar dos mitos que a cercam. 

A cafeína presente no café requentado

Para começar, muitos elementos naturais do próprio café se perdem depois que esse é feito e passa certo tempo para ser consumido. Entretanto, nada comprova que a cafeína se perca também, pois ela é única que permanece mesmo após a torra intensa do grão.  

Oxidação do café amanhecido

De modo geral, os alimentos passam pelo processo de oxidação, e isso, não é diferente para o café, todavia, essa leva os alimentos a deteriorar. Nesse sentido, o café começa a oxidar desde a hora que os grãos são colhidos no cafeeiro.

Ao ter isso em mente,  após pronta, a bebida inicia a oxidação após 20 minutos, ou seja, o tempo limite para consumir e preservar sabor. Conforme isso, o café requentado sofre esse processo e perde boa parte dos seus aspectos originais. 

Diferença do sabor nesse café

Devido ao processo de oxidação, o café perde seu aroma original, bem como, seu sabor perde a potência, o que o torna indigesto e travoso. Além disso, o mesmo pode absorver cheiros do ambiente enquanto esfria, e ficar com gosto de queimado depois que esquentar. 

Café requentado faz mal?

Pode-se afirmar que o café requentado faz mal por causa das alterações que sofre, principalmente, se esse hábito for comum no seu dia a dia. Segundo isso, o ato de sempre consumir o café que foi esquentado, pode prejudicar a saúde a longo prazo. 

Sobretudo, este também deixa a boca com gosto amargo durante um extenso período de tempo, o que pode ser muito ruim. Então, não esqueça de preparar o café só na hora que for beber, nada de fazer para tomar em outro momento. 

Cuidado com seu estômago

Desde já, consumir qualquer alimento em excesso faz mal à saúde, porém para quem tem estômago sensível o café pode ser um grande vilão. Pois, a bebida é capaz de irritar esse órgão e o resultado é a dor e desconforto que podem seguir após seu consumo. 

Ferver o café é errado?

Sem dúvidas, ferver o café não é uma boa opção, porque, durante o ato de fervura, assim como ao esquentar, muitas substâncias podem se perder. Portanto, café requentado nunca é uma escolha certa. 

Quanto tempo dura o café depois de pronto?

Todos sabem que o café pode durar muito tempo, inclusive, de um dia para o outro, no entanto, a recomendação em horas é bem menor. Como já foi dito, o certo é tomar a bebida em até 20 minutos, afinal, depois disso, começa a perder todos os atributos. 

Faz mal esquentar o café no microondas?

Convém ressaltar que, o café requentado não é bom, então, não importa se para esquentar teve uso de microondas, fogão ou qualquer outro item. Em outras palavras, não é o meio utilizado que irá fazer mal, mas sim, o ato de tomar a bebida após esse processo. 

Fotografia tirada de cima de caneca de café preto com algumas bolhas na superfície sobre mesa de madeira clara em desfoco ao fundo
Café requentado nunca é uma boa opção. Imagem de Kássia Melo no Unsplash. [link]

Qual a forma certa de requentar o café?

Em suma, não há uma forma certa para fazer o café requentado, tal qual, além de não ter um bom sabor, traz vários malefícios. Ainda mais que, fora oxidar, o açúcar adicionado ao mesmo, também ajuda a destruir todos os compostos deste, que atuam a favor do palato. 

Reutilizar para não usar café requentado

Acerca do que já foi visto até então, ficou claro que não vale a pena esquentar café para tomar, logo, são muitos os pontos ruins. Em contrapartida, nada impede que se busque maneiras de aproveitar o café para outros fins que não seja o consumo. 

Apesar das infinitas formas que você achar para aproveitar o café, não esqueça que, a melhor opção sempre será o consumo rápido deste.

Efeitos colaterais do café requentado

É indiscutível que o consumo excessivo de café não faz bem a ninguém e pode estar associado a diversos problemas que acarretam à saúde. Contudo, ao tomar café requentado, os efeitos colaterais podem surgir de imediato, são esses: 

  • dor de cabeça, no estômago e barriga;
  • enjoo;
  • azia;
  • sensação de mal estar. 

Claro que, essa não é uma via de regra, e, é possível que algumas pessoas não apresentem nada, enquanto, outras se sintam muito mal. Desse modo, cada indivíduo é único e os sinais clínicos se manifestam de modos diferentes em cada um deles. 

Café frio faz mal?

De antemão, a resposta é não, tomar café frio não traz malefícios à saúde, pelo contrário, quando frio, prejudica menos os dentes e estômago. Assim, ao invés de esquentar a bebida, que começou a esfriar, aproveite para prová-la de uma forma diferente. 

Dentre os motivos para tomar frio, se pode citar, que o mesmo é bom antes do treino, e, é melhor para harmonizar com outros alimentos.

Cápsulas da Bicafé: para não precisar esquentar o café 

Por fim, foi possível entender o quão ruim é tomar café requentado, então, para acabar com esse problema, as cápsulas da Bicafé são a melhor opção. Afinal, você pode preparar uma porção única na hora que quiser, sem desperdício.

Estas, contam com muitas opções de sabores e são muitos práticas, o que te proporciona ter sempre a dispor opções rápidas sem precisar esquentar nada. 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.