Principais receitas de café com chocolate: aprecie essa combinação incrível

O café com chocolate é uma combinação que agrada o paladar de diversas pessoas. Afinal, ela traz um equilíbrio entre o amargo e o doce, um sabor que facilmente conquista muita gente. Portanto, confira como harmonizar esses dois aromas.

Por que o café com chocolate combina tão bem?

Misturar uma bebida intensa e encorpada com um doce cremoso e aromático só podia resultar em uma bela combinação. Os sabores juntos diminuem o amargor comum do café, mas sem o deixar melado. Por esse motivo, é muito fácil de agradar qualquer um.

A junção desses dois elementos se popularizou há muito tempo entre cafeterias e amantes de um cafézinho. Nos dias de hoje, as opções de café com chocolate só aumentam, e os fãs desse estilo de bebida também. Desse modo, ele é uma ótima escolha para se provar.

As combinações são infinitas

É normal imaginar que só é possível combiná-los da maneira tradicional. Mas, na verdade, são muitas formas de preparar, e é até possível usar outros tipos de chocolate, como o branco. Assim, cada um deixa um sabor e uma textura diferente para o seu drink.

Foto: O café com chocolate permite diversas combinações

Como harmonizar café com chocolate?

Para conseguir criar as suas próprias receitas, é importante conhecer bem os dois produtos. Nesse sentido, é preciso provar os diversos tipos existentes no mercado, desde os mais amargos aos mais doces. Dessa maneira, terá uma boa noção de sabor.

Um bom jeito de testar seu paladar e encontrar boas misturas é provar o café com chocolate. Por exemplo, ao tomar um gole de café e em seguida comer um bombom dá para perceber o contraste. E assim, se descobre o que funciona melhor junto.

Tipos de chocolate

Outro ponto relevante é lembrar que sabores diferentes de chocolate levarão a outros resultados também. O tipo branco, por exemplo, ao invés de adoçar, vai tornar o drink mais azedo. Desse modo, é só ao provar que você vai saber o que fica bom ou não.

As melhores receitas de café com chocolate para provar

Com a ajuda da internet, ficou mais fácil produzir bebidas deliciosas na sua própria casa. Ou seja, é possível fazer receitas dignas de cafeteria com coisas fáceis de encontrar na cozinha. Assim, é possível harmonizar café e chocolate do jeito certo.

Diversas combinações saborosas

As opções para reproduzir são infinitas e vale a pena testar o que combina mais com os seus gostos. Portanto, conheça uma seleção das mais deliciosas e populares misturas desses dois sabores.

O famoso frappuccino de café com chocolate

Uma receita muito popular de café com chocolate é o frappuccino estilo Starbucks. Essa bebida é ideal para quem gosta de algo mais doce e é feita para tomar gelada. Além disso, é muito prática de preparar e basta alguns ingredientes como:

  • 250ml de café;
  • 300ml de leite;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 2 colheres de sopa de chocolate para cobertura;
  • 1 colher de sopa de chocolate em pó;
  • Opcional: chantilly.

Não é difícil e nem exige muitos aparelhos para fazer esse drink de café. Desse modo, só será preciso usar um liquidificador para deixar espumoso e bem misturado, e a geladeira para esfriar. 

Como é feito o frappuccino?

O primeiro passo é preparar o café normalmente e colocar em forminhas de gelo para congelar. Após isso, é só colocar os cubos no liquidificador, leite, açúcar e chocolate em pó e bater até misturar bem. Por fim, jogar a calda de cobertura no líquido e mexer. 

É bom usar a calda quente, para ela endurecer e assim, virar pedacinhos crocantes. Para quem preferir adicionar o chantilly, basta decorar o copo com ele ao final para dar uma aparência mais bonita.

Versão especial de chocolate quente com café

A tradicional receita de chocolate quente tem também a sua versão com cafeína. Ela é simples, rápida e assim, é uma ótima escolha para se aquecer nos dias de frio. Desse modo, ele ganha um sabor a mais e garante uma textura cremosa.

São poucas coisas que você precisa para fazer a bebida, então, é muito prática para se fazer em casa. O que será necessário para preparar o seu café com chocolate são:

  • 250ml de leite;
  • 50ml de café;
  • 2 colheres de chocolate em pó;
  • 1 colher de açúcar;
  • Pitada de canela

Ele fica melhor com chocolate meio amargo, para o sabor não ficar doce demais. Além disso, algumas pessoas gostam de adicionar creme de leite ou amido de milho para deixar mais encorpado. Mas, essa parte é opcional, já que é possível deixar cremoso mesmo sem.

Qual é o seu preparo?

Após deixar o leite aquecer, basta adicionar os outros ingredientes secos e misturar ainda no fogo baixo. Então, quando o líquido ganhar mais textura e engrossar um pouco, adiciona-se o café. Assim, ele já está pronto para o consumo.

Cappuccino cremoso com chocolate

Difícil achar quem não aprecie o gosto docinho e saboroso de um cappuccino. Ainda mais com um toque de canela, que não pode faltar na bebida. Porém, nessa versão ele ganha um detalhe a mais, que é a adição de chocolate e a sua aparência super cremosa. 

Essa é mais uma receita de café com chocolate imperdível de se provar e que agrada todo mundo. Afinal, seu sabor é muito agradável e por ser encorpado, fica melhor de se tomar. Para isso, será preciso de uma batedeira e alguns produtos como:

  • 1 pacote de café solúvel;
  • 2 xícaras de chá de açúcar;
  • 1 xícara de água quente;
  • 2 colheres de sopa chocolate em pó;
  • 1 colher de chá de canela.

A vantagem é que rende para usar mais vezes, e por isso, pode guardar na geladeira. Quando quiser beber, é só pegar uma colherada e misturar com leite quente até derreter.

Como fazer o cappuccino cremoso? 

Para preparar, é preciso bater por mais ou menos 10 minutos todos os ingredientes, exceto a canela e o chocolate. Desse modo, quando a textura estiver bem densa e cremosa, coloca-se o resto dos itens e está pronto.

Foto: O cappuccino cremoso é uma das receitas de café com chocolate

Affogato de café com chocolate

Para quem quer fazer algo bem diferente e gostoso, o affogato é uma ótima opção de bebida de café com chocolate. Ele é popular em algumas cafeterias e usa sorvete na sua composição. Além disso, é rápido e fácil de fazer, por isso, precisa apenas de:

  • 1 cápsula de espresso;
  • 2 bolas de sorvete de creme ou baunilha;
  • Raspas de chocolate.

Essa combinação é perfeita para o verão, pois ajuda a refrescar e mesmo assim, não deixar a cafeína de lado. Ainda mais, não é preciso de nenhum equipamento além da cafeteira. Ou seja, qualquer um pode preparar essa bebida.

Modo de preparo

É preciso primeiro ralar ou picar uma barra de chocolate de sua escolha, de modo geral se usa ao leite. Depois disso, colocar o sorvete numa taça ou copo e colocar na cafeteira para o café passar. Assim, os ingredientes se misturam aos poucos e formam um drink docinho.

O líquido traz um equilíbrio entre quente e frio, mas o gelado predomina um pouco mais. Por fim, com certeza é uma boa escolha para os dias quentes e ideal para qualquer pessoa amante de doces.

Existe benefícios de consumir café com chocolate?

Muitas pessoas podem pensar que não, mas há diversos benefícios em tomar café com chocolate. Já é comprovado que é uma boa bebida para ajudar na saúde do cérebro, porque contribui para a melhora da memória. Assim, outras vantagens do seu consumo são:

  • Aumentar o foco;
  • Melhorar a memória e raciocínio;
  • Proteger a saúde cerebral;
  • Diminui o cansaço;
  • Reduz efeitos negativos da cafeína.

Vale lembrar que mesmo com suas vantagens positivas, é preciso saber dosar a quantidade. Porque, se o chocolate usado for ao leite, vai conter bastante açúcar na sua composição. Além disso, o café em excesso também pode causar problemas para a saúde.

Ao tomar uma xícara por dia ou menos, as chances de fazer mal diminuem bastante. Portanto, basta saber equilibrar o consumo de cacau e cafeína e não exagerar na bebida. 

O cacau e suas propriedades

Essa mistura auxilia tanto na saúde do cérebro graças ao cacau, que protege o organismo dos radicais livres. Ainda mais, apostar em um chocolate mais natural como o meio amargo permite aproveitar mais das suas qualidades.

Foto: O café com chocolate oferece benefícios para a saúde cerebral.

Prove a incrível combinação de café com chocolate

O café é a bebida preferida de diversas pessoas ao redor do mundo, e ele realmente combina para muitas ocasiões. Além disso, é versátil e permite a criação de novas receitas e sabores diferentes. Por isso, vale a pena provar o que há de novo.

Com o uso das cápsulas, fica bem mais fácil e rápido preparar uma bebida especial. Para isso, basta escolher os melhores fornecedores. Conheça a Bicafé, uma loja online onde você encontra uma variedade de produtos de qualidade por um ótimo preço. 

Receitas que agradam qualquer um

A junção de café com chocolate é muito agradável ao paladar, pois é suave e mais doce que o comum. Assim, é ótimo para um dia de frio ou para o final da tarde para adoçar a boca. De qualquer modo, vale a pena testar pelo menos uma dessas receitas incríveis.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.