Bebidas com cafeína: confira as cinco opções que mais agradam aos coffee lovers

Para quem não sabe, há diversas bebidas com cafeína e também alimentos. Aliás, muitas delas são saborosas e prometem agradar ao paladar do amante de café. Então, confira cinco opções de sucesso que além de sabor, vão agregar mais bem-estar ao seu dia a dia.

Bebidas com cafeína, das clássicas às mais inusitadas

Quem ama café sabe que, acima de tudo, ele é uma das bebidas mais versáteis que existem. Por isso, continua ranqueando na lista de líquidos mais consumidos no mundo.

Ao visitar uma cafeteria, por exemplo, há um amplo catálogo de opções com uma infinidade de sabores. Aliás, parece sempre haver uma novidade no mercado que envolve o elemento mais marcante do cafezinho, a cafeína. 

Seja um convencional espresso até os produtos mais especiais como o Irish coffee ou macchiato. Sem contar, os cada vez mais populares drinks com café como:

  • Caipirinha de café;
  • Espresso Martini;
  • Café cubano;
  • Lady Winter;
  • Cappuccino com amarula.

De forma resumida, o que não faltam são opções para inovar, além do tradicional café puro. Portanto, conheça nos próximos tópicos, as cinco bebidas com cafeína que vem fazendo sucesso entre o público que é apaixonado por esse grão.

Foto: Há bebidas com cafeína quentes, frias e também com álcool

1 – Espresso

Essa é uma das versões mais clássicas com cafeína dessa bebida. Além de ser uma das favoritas dos coffee lovers de plantão. Assim, a sua origem foi na Itália em 1884, na época em que a máquina de espresso foi patenteada por Angelo Moriondo de Turim.

A mesma sofreu mudanças ao longo do tempo, de fato. Hoje em dia, elas são modernas e basta uma única cápsula da Bicafé para que se possa consumir uma bebida de qualidade sem igual. O espresso, então, costuma se dividir em três partes. 

Coração

Pertence a camada do fundo do líquido. Portanto, tem um tom de marrom mais escuro, bem como possui uma acidez maior, que contrasta com o cheiro doce do café.

O corpo do espresso

Essa é a camada média da bebida. Dessa maneira, note que o corpo possui uma cor diferente que fica entre o marrom e o tom de caramelo. 

Crema

Já essa é a camada superior, ou seja, a espuma da bebida. Assim, tem uma cor marrom-dourada e mais esbranquiçada, por conta dos óleos que se extraem durante a tiragem. Sem dúvida, para um espresso perfeito, a crema deve ser consistente e densa.

2 – Bebidas com cafeína energéticas

Os famosos energéticos são uma das bebidas que levam essa substância tão presente no café. Assim, em geral, esses produtos são compostos de:

  • Carboidratos;
  • Açúcar;
  • Taurina;
  • Glucoronolactona;
  • Cafeína.

A cafeína tem como função deixar a mente mais desperta e alerta. Enquanto a taurina, por outro lado, tem um efeito antioxidante. Por isso, ela é bem presente em carnes e peixes. Por fim, a glucoronolactona ajuda a retirar as toxinas do corpo.

Energético faz mal à saúde: mito ou verdade?

Sabe-se que essa é uma das bebidas com cafeína mais consumidas no mundo. A fim de dar mais energia para quem se sente cansado para realizar as suas tarefas. Ou para dar um estímulo extra durante um evento social.

Ainda hoje, no entanto, há uma grande dúvida se o energético é prejudicial à saúde. Antes de tudo, diversas pesquisas científicas já foram feitas, tanto no Brasil quanto no exterior sobre os efeitos dessa bebida no corpo. 

Chegou-se à conclusão de que elas não fazem mal. Também não é verdade que podem provocar problemas no coração. Mas, para obter os benefícios dos energéticos, deve-se ingerir de modo moderado, respeitando os limites que a comunidade médica recomenda.

3 – Café Affogato

Essa é uma das bebidas com cafeína ideais após um almoço em família ou jantar com os amigos. Isso porque, na verdade, se trata de uma sobremesa muito saborosa e vai fazer sucesso.

Desde os anos 70, o Affogato está presente na Itália e no paladar dos apreciadores dessa deliciosa combinação de espresso e gelato. O nome, que na tradução significa “afogado” expressa o que, de fato, é essa bebida: uma bola de sorvete neste tipo de café.

A receita tradicional usa sabor creme, no entanto, cabe a pessoa inovar da maneira que quiser. Assim, uma dica é substituir por um gelato de baunilha, por exemplo. 

Saiba como preparar um saboroso Affogato

O preparo é bem simples, mas para curtir a sobremesa ao máximo, torna-se essencial seguir o passo a passo direitinho. Antes de tudo, garanta que o café esteja quente, mas não fervendo.

Vale destacar ainda que para só adicionar o cafezinho ao servir o Affogato. Assim, não se corre o risco de que a bebida derreta a bola de sorvete. Pegue uma taça ou um copo de vidro, a fim de observar o momento em que o gelato será coberto pelo espresso. 

Produtos de qualidade fazem toda a diferença

Outra dica é incrementar com uma calda no fundo e quem sabe, adicionar um pouco de chantilly. Aliás, invista em ingredientes de qualidade, como os expressos da Bicafé.

Foto: As diferentes bebidas com cafeína são ainda melhores de apreciar em uma reunião de amigos

4 – A caipirinha de café é uma das bebidas com cafeína

Saiba que o cafezinho vai muito bem com drinks alcoólicos. Um deles é a caipirinha de café que possui uma receita bem prática de fazer e ainda exige poucos ingredientes. 

Antes de tudo, prepare a sua cápsula de espresso e deixe-o esfriar, isso é bem importante para o sucesso do preparo. Em seguida, fatie um limão. Aliás, separe uma rodela para decoração, assim, corte-o em formato meia lua. 

O próximo passo é colocar os limões em uma coqueteleira. Em seguida, adicione 30g de açúcar sob o limão cortado. Agora, basta pressionar os dois ingredientes com um macerador. Por fim, inclua cubos de gelo.

Últimos passos para finalizar a sua receita

Para curtir essa que é uma das bebidas com cafeína mais saborosas, coloque a cachaça, de preferência, a branca e as mais envelhecidas do mercado. Afinal, cada toque especial vai dar um sabor a mais ao seu drink.

Feche a sua coqueteleira e chacoalhe bastante até resfriar a mistura. Assim, pare apenas quando sentir as suas mãos “queimarem” de frio. A partir disso, a sua caipirinha de café estará pronta para consumo.

Toques finais para uma experiência inesquecível

Escolha um copo de perfil baixo, o mais comum para se apreciar a caipirinha. Em seguida, coloque o conteúdo da coqueteleira e adicione o shot de espresso que estava em repouso. Por fim, aproveite a sua bebida com calma, a fim de detectar todas as nuances de sabores.

5 – Café gelado é uma das bebidas com cafeína

Essa é uma das bebidas com cafeína perfeitas para um dia quente. Dessa forma, esse preparo se caracteriza por resfriar o cafezinho. Isso pode acontecer por meio de vários métodos como:

  • Deixá-lo esfriar de forma natural;
  • Na geladeira;
  • Em banho maria;
  • Junto a itens gelados como sorvete ou gelo.

Há diversas receitas para esse tipo de bebida. Mas, uma das mais simples de todas é adicionar o cafezinho congelado em cubos a uma dose do mesmo já resfriado em temperatura ambiente.

Outra ideia é usar o gelo normal em uma dose de café. Além disso, também pode-se preparar com:

  • Caldas de chocolate, caramelo ou mel;
  • Limão e laranja;
  • Sorvetes.

Para tornar a degustação mais interessante, adicione essência de chocolate em pó e baunilha, bem como ingredientes como canela, leite, chantilly e hortelã. Ou seja, tudo é permitido, basta investir na criatividade.

O café gelado é famoso no mundo todo

Essa bebida é conhecida e apreciada no mundo todo, com destaque no Japão e nos EUA. Aliás, no país asiático, o sucesso é tanto que o Iced Coffee é mais consumido do que o refrigerante da famosa marca Coca-Cola, por exemplo. 

Curiosidades sobre a cafeína

Hoje em dia, os diversos mitos sobre o café caíram por terra. Isso porque, diante de tantas pesquisas e comprovações, a ciência chegou à conclusão de que:

  • Ajuda a combater a depressão;
  • Estimula a atenção;
  • Melhora o foco;
  • Evita doenças do coração.

Dito isso, muitos dos benefícios acima só são possíveis graças ao composto presente nesta famosa bebida, a cafeína. Aliás, não é só no café que ela é encontrada, mas também em outras plantas como:

  • Cacau;
  • Erva-mate;
  • Folha de coca;
  • Guaraná.

Ainda, ao tomar um cafezinho logo pela manhã, saiba que a cafeína presente nele fica no organismo por cerca de 12 horas. Assim, ela começa a fazer efeito dentro de 15 a 20 minutos após a sua ingestão.

O seu pico no sangue do coffee lover acontece entre 30 a 60 minutos. A partir disso, pode durar até oito horas depois. Isso, no entanto, varia de acordo com o organismo de cada pessoa, segundo pesquisas da Duke University School of Medicine.

Descubra a quantidade ideal de cafeína

Para adultos saudáveis, de acordo com a FDA, a dosagem diária é de até 400 miligramas. Já para as grávidas, por exemplo, 200 miligramas é o bastante. 

Invista nas bebidas com cafeína e aproveite todos os seus sabores

Aqui foi possível conferir cinco bebidas com cafeína em detalhes. Mas, saiba que existem muitas outras e ainda, quem sabe, você mesmo pode criar a sua ao se inspirar nas misturas apresentadas.

Não se esqueça, no entanto, que para uma combinação de sucesso, deve-se investir em um café de qualidade. Por isso, conte com as cápsulas da Bicafé para agregar mais sabor e aroma em seus preparos.

Conheça a Bicafé

A Bicafé é uma empresa que vende café em cápsula de sabores variados, ou seja, para todos os gostos. Então, se deseja escolher uma boa opção com ou sem cafeína, vale a pena conhecer a loja.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.