O café emagrece de verdade? Saiba o que é lenda e o que é verdade sobre a bebida

Você sabia que café emagrece? Veja como ele pode ajudar o organismo a perder os quilinhos extras e dar mais energia para os treinos. Além disso, saiba como aproveitar todos os benefícios do café ao incluí-lo, uma bebida que é paixão nacional.

Aumento de peso

Antes de tudo, nos últimos anos muitos passaram mais tempo em casa e nem sempre foi possível ir a um parque fazer uma caminhada. Assim, locais fechados como a academia também não estavam acessíveis.

O resultado foi que algumas pessoas engordaram neste período. A conta é básica, quando se come mais e se faz menos exercícios, é natural ganhar alguns quilos.

Com isso, além das atividades físicas, a alimentação precisa ser usada para ajudar na perda de peso. Então, é preciso entender como alguns alimentos agem em nosso organismo e, assim, aproveitar o que eles tem de melhor para nos oferecer.

O café

O grão que mais usado é o arábico, rico em oxidantes. Além disso, ele possui outros nutrientes como o magnésio e o potássio. Por isso, invista na bebida para melhorar a saúde, só tome cuidado com a forma que o adoça, para não abusar de açúcar..

Essa bebida age na parte digestiva, apoia a função muscular, além de cuidar do coração. Além disso, ele é uma opção saborosa, mas ainda há dúvida sobre se o café emagrece mesmo.

Café emagrece: mito ou verdade?

Há um mito em torno do queridinho nacional, além disso, algumas pesquisas dão como certo que o café ajuda emagrecer. Mas de fato ele tem muitos pontos positivos para a saúde, por exemplo:

  • Acelera o metabolismo;
  • Evita a depressão;
  • Melhora o foco e concentração;
  • Dá energia;
  • Melhora nos treinos.

Diante disso, muitos unem o útil ao agradável e incluem a bebida em sua rotina com esse fim. Afinal, não é muito difícil encontrá-la, seja em mercados ou lojas online.Incluir café na dieta está liberado, se não usar açúcar melhor ainda,caso não consiga opte pelo adoçante.

Foto: café emagrece porque acelera o metabolismo.

Café emagrece por suas substâncias

Um exemplo de alimento que pode ajudar o corpo a perder peso é o café. Aliás, muitos acham que é um mito esse efeito que ele possui. Por isso, vamos olhar para dentro da bebida mais amada no mundo e entender o porquê desta crença. 

A bebida tem alguns ativos que agem no metabolismo, por exemplo:

  • Cafeína;
  • A teobromina;
  • Teofilina;
  • Ácido clorogênico.

Cada uma dessas substâncias age no corpo de formas distintas. Assim, algumas delas de fato influenciam na crença de que café ajuda emagrecer, descubra se isso é verdade a seguir.

Cafeína

Quando se pensa em cafeína é comum associá-la ao café. Mas essa substância é encontrada em chá verde, cacau, guaraná, o que muda é a quantidade presente nos elementos.

Ela é liberada e quase sempre está presente como suplemento para atletas, pois a ação estimulante age no sistema nervoso central, aumenta o foco e o desempenho.Por conta dela, o café acelera o metabolismo e dá mais energia durante o treino.

Teobromina

De antemão, ela pertence à mesma família da cafeína, portanto, também é um estimulante. Ajuda nos dias em que precisa de foco para trabalhar e estudar, por isso, é bem comum usá-la para estudar para o vestibular.

Ela possui função vasodilatadora, ou seja, ajuda  o sangue a percorrer seu corpo. Além disso, ela ainda possui a capacidade de estimular a produção de urina, ou seja, ela é diurética.

Teofilina

Antes de tudo, ela é encontrada no café, cacau, e outros alimentos,porém, em quantidade maiores ela é usada para tratar de problemas respiratórios. Um dos seus efeitos colaterais é a perda do apetite, para quem precisa perder peso, essa função é perfeita.

Ela ajuda a relaxar a musculatura dos vasos do sistema respiratório,ou seja, faz a desobstrução. Para esse processo, ela induz o corpo a usar o tecido adiposo como fonte de energia e, ainda, o café acelera o metabolismo.

Ácido clorogênico

Também é encontrado no chá verde, não à toa as duas bebidas levam a fama de ser termoativas, ou seja, de acelerar o metabolismo e, por isso, a fama que o café emagrece.

A afirmação é verdadeira, pois o ácido clorogênico ajuda a retardar a absorção de carboidratos. Ou seja, ela impede que o corpo use o açúcar da comida como fonte de energia e obriga o corpo a usar a gordura, daí vem a perda de peso.

Quanto e quando tomar ?

O café emagrece, pois ajuda a quebrar as células de gordura. Mas é preciso saber quando e quanto deve-se usar para obter o melhor da bebida.

A regra é não fazer exageros na hora de consumir a bebida.Isso porque o efeito pode ser a ansiedade e atrapalhar o seu sono. Mas pode tomar até duas xícaras de manhã e mais duas à tarde sem problemas.

Uma forma eficiente de tornar o café um aliado é no pré-treino, assim, terá mais energia para executar os exercícios, fora aumentar a taxa basal.

Café emagrece, mas como incluí-lo na rotina?

Na rotina do dia, nem sempre é possível parar e coar uma xícara de café, por isso, uma forma de tomar a bebida de forma regular é com o uso de cápsulas. A praticidade de fazer o café em minutos ajuda na dieta e  eliminar o peso, veja quando incluí-lo, como por exemplo:

  • Antes do almoço: ajuda a diminuir a compulsão;
  • No pré-treino: dá aquela dose extra de energia;
  • Pós-treinos: ajudam a recuperar o músculo.

Além do café puro, você pode incluí-lo nas receitas e aproveitar os seus princípios de várias formas. Então, é uma opção para o  caso de quem não é tão adepto ao cafezinho tradicional.

O que usar?

Fora não haver desperdício e nem consumo exagerado, porque cada cápsula só dá uma dose da bebida, é possível escolher um sabor. Assim, aposte nas opções que mais agradam a você, por exemplo:

  • Expresso;
  • Tradicional;
  • Extra forte;
  • Intenso.
Foto: café emagrece porque diminui a fome.

O que evitar?

A princípio, é difícil resistir aos sabores de café em cápsula, mas lembre-se, para fazer o efeito precisa ser o tradicional pretinho. Então, algumas opções que se deve consumir com menor frequência são:

  • Macchiato;
  • Capuccino;
  • Mocha;
  • Chocolate;
  • O chai latte tea;
  • Latte.

Café emagrece

O café emagrece, pois é capaz de contribuir com o aumento da taxa metabólica em repouso, que são as calorias que o corpo gasta para se manter vivo.

A bebida pura possui cerca de 5 calorias, isso se levar em conta uma xícara comum de 230 ml. Assim, o ideal para quem busca resultados na balança é consumir cerca de quatro xícaras, o que daria 400 mg de cafeína.

Pessoas que têm problemas para dormir ou ansiedade devem testar mais essa medida. Além disso, em casos muito extremos, talvez a melhor opção seja buscar uma orientação profissional para incluir essa bebida na rotina sem sofrer.

Por fim, o indicado para quem quer aumentar a perda de peso é tomar o café sem nenhum tipo de açúcar, até mesmo quando usar o adoçante, ter moderação na quantidade. 

Conheça a Bicafé

A Bicafé é uma empresa que vende café em cápsula para os que desejam apreciar a bebida de qualquer forma. Então, se você deseja aproveitar esse benefício do café ou busca apenas ter uma bebida de qualidade, vale a pena conhecer a loja.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.