Café e esporte: entenda porque a combinação é perfeita e dá aquela ajudinha

Você sabia que pode acelerar o metabolismo unindo café e esporte?  Com a ajuda da paixão nacional e treino, fica mais fácil chegar ao corpo pretendido. Aliás, muitos já comentam sobre se o café emagrece ou não. Saiba mais sobre isso a seguir.

Café

Ela é uma das bebidas mais usadas no mundo, no Brasil, é paixão nacional. Além de consumir, é um dos países que mais exporta a bebida. Durante anos ele foi a base da economia e está presente durante quase todo o dia, seja após refeições ou para se distrair.

Por esse motivo, não há razão para não juntar algo que já é rotina com saúde e qualidade de vida. Isso porque a bebida possui vários elementos que são capazes de melhorar  o seu atuação no esporte, ou academia.

Café e esporte porque uni-los?

Muita gente já sabe que o café é um estimulante natural, aliás, muitos tomam para despertar após o almoço no trabalho. Nele, há substâncias capazes de fazer o corpo entrar em forma com a ajuda de café e esporte e dieta equilibrada.

Note que dentro das bebida há elementos importantes e que fazem toda diferença, são eles:

  • Cafeína;
  • Teofilina;
  • Diterpenos;
  • Ácido clorogênico.
  • Teobromina.

Veja o que cada composto pode fazer para auxiliar, seja na perda de peso, ou aumento do rendimento na academia, corrida, ou seja, nos esportes em geral.

Foto: café e esporte é uma boa união, já que a bebida é um estimulante natural

Cafeína: café e esporte para acelerar o metabolismo

É até parecido, o nome é a primeira característica que vem à mente quando se pensa em café. Aliás, está certo, já que ela é uma das principais substâncias presentes na bebida.

A cafeína está presente em diversos alimentos e bebidas, mas é no café que ela se destaca. Aliás, o seu consumo é livre para atletas, embora em pequena quantidade. Além disso, ela tem vários prós, por exemplo:

  • Diminui as dores de cabeça;
  • Melhora o foco;
  • Sensação de bem estar;
  • Reduz a sonolência;
  • concentração;
  • Dá energia;
  • Ajuda a combater a fadiga.

Note que a cafeína quase sempre faz parte de produtos para academia. Afinal, ela possui ação estimulante que age no sistema nervoso central, assim após consumi-lo será perceptível o aumento de foco e a ação nas atividades.

Teofilina

Outro item presente no café é a Teofilina. Essa substância faz parte, em doses maiores, de remédios para tratar os problemas respiratórios.

Um dos prós dessa substância é que ela relaxa a musculatura dos vasos do sistema respiratório, ou seja, ajuda a respirar melhor, pois há um maior fluxo de ar nos pulmões.

Aliás, ter uma boa respiração é o ideal para qualquer atividade física que venha a fazer. Por isso, café e esporte é uma combinação perfeita.

Diterpenos

O Cafestol e o caveol são duas substâncias encontradas no café e que fazem parte dos Diterpenos. São orgânicos que têm ação anti-inflamatória e antimicrobiana. Aliás, os vegetais os produzem de forma natural e eles exercem diversas atividades biológicas.

Função dos diterpenos

A substância é alvo de diversos estudos por conta de seus atributos. Então, é uma boa opção e que vai ajudar a quem quer unir os benefícios do café e esporte.

Atualmente, há diversas pesquisas que demonstram que o diterpenos do café têm efeitos quimioprotetores, ou seja, protegem o corpo contra o câncer. 

Foto: Café e esporte melhoram o metabolismo

Ácido clorogênico: emagreça com café e esporte

O ácido clorogênico é visto também no chá verde. Ele é um dos principais termoativos naturais que existem. Além disso, há outros prós, por exemplo:

  • Ajuda no controle da pressão arterial;
  • Prevenir diabetes tipo 2;
  • Ajuda a regular a glicemia;
  • Controle do colesterol.

Ele ainda ajuda a retardar a absorção de carboidratos. A princípio, é uma substância que ajuda na saúde como um todo.

Saúde em dia

É um benefício para quem quer um up na qualidade de vida. Ou seja, é exatamente quem usa o café e esporte tanto almeja que é cuidar do corpo e também da saúde.

Por fim, outra boa notícia, além de tudo o que ele já faz pela saúde, o Ácido ainda pode ajudar no processo de emagrecimento, pois ajuda a queimar as gorduras que incomodam.

Teobromina

O nome é difícil, mas os prós que ela faz para a saúde é o que faz dela um elemento bom que é encontrada no café. De antemão, faz parte da família da cafeína, ou seja, também possui o poder de acelerar o metabolismo.

Ela é um estimulante natural, entre seus traços principais está o aumento no foco, Embora possua também outras funções que ajudam no organismo, por exemplo:

  • Diminuir a pressão arterial;
  • Relaxa os brônquios dos pulmões;
  • Dilatar os vasos sanguíneos.

Acima de tudo, quem pratica qualquer tipo de exercícios precisa ter resistência pulmonar, logo, mais um benefício em unir o café e esporte.

Retenção de líquidos

Infelizmente, tem pessoas que são propensas à retenção de líquido, principalmente mulheres em período menstrual. A Teobromina possui a capacidade de estimular a produção de urina, ou seja, ela tem função diurética. 

Dose correta

Que o café e esporte é uma combinação que faz sentido e com certeza faz bem, uma dúvida que surge é o quanto tomar. Por isso, de acordo com especialistas, o ideal seria até quatro xícaras ao dia, ideal para a cafeína também.

Uma forma de ter sempre o café quentinho e em uma boa quantidade é usando a cápsula. Assim, é fácil preparar a dose certa, sem desperdícios e sem gastar a mais.

Quando usar?

A cafeína atinge o seu pico após 30 minutos, a princípio, é para beber antes do seu treino. Caso, não goste da bebida, nas lojas de suplementos é fácil achar produtos que têm concentração maior.

Caso queira consumi-lo após o treino ele ajuda na recuperação do músculo, o que também é bom para quem pratica exercícios.

Nem sempre é fácil ter tempo para fazer um café, por isso invista nas cápsulas, elas possuem uma grande gama de sabores, como expresso, tradicional, entre outros. Assim fica mais fácil ter uma bebida fresquinha antes e depois dos exercícios físicos.

Café e esporte: aumento no rendimento

É fato que o café possui estimulantes que podem ajudar no aumento do rendimento na academia ou em outros exercícios. Pode-se  tomar sem preocupação antes de muitas atividades, por exemplo:

  • Caminhadas;
  • Corridas;
  • Academia;
  • Lutas em geral;
  • Crossfit;
  • Modalidade de danças em geral.

Ela é uma bebida natural que aumenta o seu rendimento físico e dá mais energia para terminar o seu treino pessoal. Mas vale lembrar que altas doses de cafeína no sangue é um dos motivos de desclassificação pelo Comité Olímpico Internacional.

Caso a intenção seja participar de competições oficiais, recomenda-se não exagerar nas doses da bebida, por isso fique atento.

Vale a pena tomar café antes de praticar esportes?

É válido o uso de café e esporte para aumento no rendimento tanto quando se faz trabalho muscular quanto aeróbico. Para pessoas comuns que se exercitam com foco no bem-estar e emagrecimento também é uma boa opção.

Vale a pena tomá-lo para aumentar o pique e dar um ânimo maior no dia a dia. Aproveite a variedade do café em cápsula, tome uma xícara  quando quiser e se exercite com mais prazer.

Conheça a Bicafé

A Bicafé é uma empresa que vende ótimas opções de café em cápsula que podem dar mais energia para o seu treino. Além disso, os sabores podem encantar o seu paladar e te acompanhar em outras horas do seu dia, portanto, conheça a loja oficial.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.