café affogato

O que é o café Affogato?

O café affogato tem origem italiana e une a bebida com sorvete. A seguir, descubra um pouco mais sobre essa receita fora do comum e veja se pode prepará-la em casa e se há segredos.

Saiba o que é o café affogato

Como o nome denuncia, é um café de origem italiana. Essa bebida especial surgiu nos anos 70 e é um sucesso até hoje. Aliás, não só na Itália, mas em outros países do mundo. Assim, a denominação se refere a forma que o sorvete fica no meio da xícara, submerso.

A definição dessa mistura ainda é uma questão polêmica. Por um lado, uns afirmam que é uma sobremesa, já outros o consideram uma bebida. O fato é que a sua composição causa a dúvida mesmo, porque é a união do café com o sorvete.

Essa controvérsia está, de certo modo, solucionada hoje em dia. Isso ocorreu porque durante as últimas décadas, o affogato entrou em outras culturas e recebeu algumas modificações. Portanto, é mais comum considerá-la como uma bebida gelada.

Conheça mais sobre essa bebida

Nessa combinação inusitada, o café affogato conquistou o paladar de muita gente. Então, saiba alguns fatos sobre essa bebida ou sobremesa tão popular, por exemplo, seu modo de preparo.

A seguir, confira detalhes que deve conhecer sobre a bebida antes de provar. Ou até de fazer em casa mesmo.

Descubra o modo de preparo

Fazer essa sobremesa é uma tarefa muito simples, mas a receita tradicional conta com algumas particularidades. Assim, no preparo ela leva apenas dois ingredientes básicos, como o café expresso e o sorvete de creme ou baunilha.

Para ter o café affogato, portanto, basta colocar o sorvete dentro do seu café nas quantidades do seu gosto e aproveitar. Então, é uma receita simples, mas que apresenta uma essência europeia, em especial, a italiana.

Variações no café affogato

Depois de algumas décadas, a sobremesa foi alvo da criatividade humana e recebeu as mais diversas combinações pelo mundo. Assim, outros ingredientes entram no preparo desse café hoje em dia.

O seu café gelado pode ter quase qualquer sabor que você preferir. Alguns exemplos das misturas possíveis são:

  • Chocolate;
  • Avelã;
  • Conhaque;
  • Suspiro;
  • Bolachas.

E essas são apenas algumas opções para quem deseja experimentar outras versões do café affogato. Fora esses exemplos, existem ainda alternativas veganas e algumas com teores calóricos mais baixos para quem quer manter a forma física.

A escolha, portanto, do sabor do affogato depende dos gostos pessoais e não há razões para se prender a um único jeito de preparar e consumir. Como a variedade demonstra, a receita básica está aberta a várias possibilidades.

Você pode preparar em casa

Sem dúvidas, uma das receitas mais simples e que você pode fazer na sua casa. Aliás, adicionando o que mais gosta ou provando novos sabores. Assim, apenas dois elementos são essenciais como café expresso e o complemento da sua preferência.

Aproveite para receber sua família e amigos com o affogato e impressioná-los com essa bebida de origem italiana. Portanto, deixe tudo reservado para o momento do lanche. Afinal, ela é feita na hora e não necessita de tempo de espera.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.