Cafeína faz mal? Entenda o que é verdade sobre ingerir essa substância
A ideia de que a cafeína faz mal é uma dúvida que muitas pessoas têm, acima de tudo, sobre o seu consumo e as consequências dela. Por isso, este artigo irá responder essa questão de uma forma clara, confira a seguir.
É verdade que a cafeína faz mal para o organismo?
No geral, a cafeína faz mal para o organismo quando consumida em excesso. Por outro lado, na medida certa, ela consegue trazer inúmeros benefícios para a saúde em suas diversas variantes de café, como o:
- café espresso;
- latte macchiato;
- cappuccino;
- arábica.
Isso significa que você pode degustar tudo na medida certa que não corre o risco de a bebida fazer mal, ou seja, o segredo é ter equilíbrio.
A cafeína faz bem
É correto afirmar que o café faz bem para a saúde, de modo geral, porém, é preciso ter cuidado com o excesso, a princípio. Há vários estudos que comprovam que ele traz muitos benefícios, como evita doenças do coração.
A cafeína faz mal em quais situações?
A cafeína faz mal quando o consume é em excesso, como você conferiu no tópico anterior. Todavia, há alguns casos em que isso pode ser ainda mais prejudicial à saúde das pessoas, logo, é preciso ter um pouco mais de cuidado.
É importante frisar que os efeitos podem variar de acordo com a pessoa. Ou seja, há aquelas que têm uma tolerância maior, mas também existem indivíduos que podem ser mais suscetíveis aos impactos da cafeína.
O ideal é que você procure um profissional de saúde para entender como a bebida pode afetar o seu organismo. Dessa forma, irá aproveitá-la sem se preocupar com os efeitos negativos, assim como ter um equilíbrio entre o excesso e a moderação.
Nos tópicos que você verá a seguir darão mais detalhes sobre quais são os casos em que a cafeína pode fazer mal. Então, leia com atenção e tire as suas dúvidas sobre o assunto.
Gravidez e amamentação
A gravidez é o estado no qual a mulher está bem sensível à várias substâncias e o café pode ser uma delas. Por esse motivo, o exagero do consumo pode ser um risco grande para a gestação e pode gerar aborto espontâneo, parto prematuro, entre outros.
O ideal é que durante esse período haja um limite de ingestão da bebida para evitar qualquer tipo de problema. Além disso, mesmo depois da criança nascer, é vital restringir a ingestão da bebida em doses menores, pois pode afetar o leite materno.
Isso significa que terá impacto direto no sono do bebê, bem como no bem-estar. No entanto, vale frisar que não é preciso deixar de tomar o seu café com leite, cappuccino ou derivados, mas limitar a dosagem. Ainda mais, existe a versão do café descafeinado, que possui menos cafeína.
Sensibilidade à cafeína
Os benefícios do café são muitos, porém, mesmo sendo um fato, há pessoas que são sensíveis ao consumo da bebida. Por isso, é comum que ao ingeri-la, o indivíduo possa desenvolver efeitos, como ansiedade, nervosismo ou insônia.
Nesse caso, procure consumir bebidas com doses bem pequenas de cafeína, como o descafeinado, por exemplo.
A cafeína faz mal apenas para quem tem uma forte intolerância ou sensibilidade à ela. Imagem de Elle Hughes no Pexels.
A cafeína faz mal em excesso, mas quais são os seus benefícios?
O uso da cafeína faz mal em excesso, porém, ela traz vários benefícios à saúde, como deixa a pessoa mais alerta. Aliás, isso e muito mais, se houver um equilíbrio no seu consumo.
Nesse sentido, alguns dos pontos positivos que valem destacar da substância natural são:
- aumenta o estado de alerta de uma pessoa nos estudos ou trabalho;
- dá mais resistência, força e energia;
- pode suprir o apetite de forma temporária;
- reduz os riscos de doenças.
Essas são apenas alguns dos motivos que mostram que o uso da cafeína faz bem quando o seu consumo é feito sob medida. Portanto, sempre que for beber café, tenha em mente que a moderação é vital para a sua saúde, então, fique atento.
Por que as pessoas acham que a cafeína faz mal?
A cafeína faz mal quando há um desequilíbrio no consumo, mas, os efeitos colaterais são individuais e as pessoas tendem a acreditar nos malefícios. Porém, é importante frisar que isso varia conforme a sensibilidade de cada um.
Essa substância, assim como qualquer outra, quando há o uso em exagero, sem moderação, pode ser prejudicial à saúde. Assim, por falta de informação, muitas pessoas tendem a acreditar que a bebida, de modo geral, faz mal para quem a ingere.
A Bicafé
A Bicafé possui vários tipos de café em cápsula para quem ama essa bebida. Em suma, lá você encontra variedades para todos os gostos, como a cápsula de cappuccino, latte, macchiato e outras opções especiais, como a versão sem cafeína. Não deixe de experimentar.
Deixe um comentário