Café garapa: tudo sobre a bebida que veio dos engenhos para a mesa do brasileiros
O café garapa, ou café com caldo de cana, conforme conhecido em alguns lugares, é uma bebida cheia de história e tradição. Bem como, uma fonte de doçura e energia. Além disso, pode ser servida, quente, fria e também como um drink delicioso como o pingado Paraty.
O que é o café garapa?
Um café garapa é uma bebida preparada com uma mistura de café e garapa, o suco é extraído da cana-de-açúcar. A garapa é uma misturada ao café já preparado. Em geral, na proporção de 1 para 3, o que cria uma bebida doce ao passo que encorpada.
A bebida é popular no Nordeste, uma vez que a cana-de-açúcar é cultivada em grande escala. A bebida é conhecida por ser revigorante, assim como enérgica.
Possui sabor único que mistura a amargura do café com o doce da garapa. É comum encontrar cafés de garapa em bares e restaurantes, bem como em feiras e festas populares.

Garapa
Embora conhecida por garapa em São Paulo e Minas Gerais, esse nome não é comum em outras partes do Brasil. Como, por exemplo, no Nordeste onde a bebida é chamada de “caldo de cana”.
A garapa é composta, de modo básico, de água e sacarose, e preserva todos os nutrientes da cana-de-açúcar, a saber os carboidratos, ferro, potássio, cálcio, minerais, vitaminas do complexo B e C. Além disso, também é composta por:
- frutose;
- ácidos graxos;
- flavonoides.
Nas usinas de açúcar, o caldo da cana é a matéria-prima utilizada para produzir açúcar, etanol, bem como a cachaça. É uma bebida com alto teor de energia e oxidante, utilizada inclusive na recuperação muscular de atletas.
Bebida que veio dos engenhos
A história da cozinha brasileira reúne a influência dos diversos povos que contribuíram para a construção da sociedade. Essa bebida, por sua vez, tem origem nos negros escravos dos engenhos.
Com a mistura do caldo de cana com café, produziram um alimento rico em energia. Por isso, é conhecida como café de engenho. Conheça mais sobre a história dos engenhos, que movimentaram a economia do Brasil no vídeo a seguir.
Para o preparo, no entanto, é preciso usar ingredientes frescos, a começar pelo caldo de cana extraído pouco tempo antes. Uma curiosidade é que o café de garapa não é comum nas cafeterias urbanas.
Como preparar um café garapa?
O método de preparo do café garapa, você vai precisar de somente dois ingredientes: 3 cápsulas de café da sua preferência e 100 ml de caldo de cana fresco.
Ferva o caldo de cana até que esteja bem quente. Em seguida, misture o caldo de cana com o café quente. Uma dica importante é que você pode usar um coador de pano para “passar” essa mistura. Depois disso, a bebida pode ir para a xícara.
Experimente essa receita rica em sabor e energia, que também pode ser servida gelada. Vale procurar uma feira mais próxima, a fim de conseguir uma dose de garapa feita na hora.
Quais são os benefícios nutricionais do café garapa?
Além do sabor marcante, o café garapa pode trazer benefícios nutricionais, pois une os compostos do café e os nutrientes do caldo de cana.
Vitaminas e minerais presentes na bebida
O caldo de cana contém ferro, potássio, magnésio e cálcio, que contribuem para o bom funcionamento do organismo. Já o café é rico em antioxidantes, que auxiliam na proteção celular contra radicais livres.
Energia e disposição: como o café garapa atua no organismo
O café é conhecido por seu efeito estimulante devido à cafeína. Ao ser combinado com o caldo de cana, que é uma fonte natural de glicose, o café garapa se torna uma excelente opção para um rápido aumento de energia.
Quais são as dicas para preparar o café garapa perfeito?
O segredo de um bom café garapa está na escolha dos ingredientes e no método de preparo.
Escolha dos ingredientes ideais
Prefira café de qualidade, com torra média para equilibrar a acidez com a doçura do caldo de cana. O caldo de cana deve ser fresco e natural, sem adição de açúcar artificial.
Técnicas de preparo para realçar o sabor
O café pode ser feito no coador de pano, prensa francesa ou espresso, conforme a preferência. Misture o caldo de cana ao café ainda quente para garantir melhor incorporação dos sabores.
Quais são as curiosidades sobre o café garapa?
O café garapa é uma bebida com uma história fascinante e cheia de particularidades.
A origem do nome “café de engenho”
Nos engenhos de cana-de-açúcar, os trabalhadores costumavam misturar café com caldo de cana para obter energia ao longo do dia. Isso levou à popularização do nome “café de engenho”.
O papel do café garapa em festividades locais
Em algumas regiões do Brasil, o café garapa é servido em festas típicas, sendo apreciado tanto quente quanto gelado.
Como fazer uma xícara de café garapa com café moído?
Para fazer uma xícara de café garapa, você vai precisar de apenas 3 ingredientes, a saber: café, água e o caldo da cana. E também muito útil para quem quer saciar a saudade de forma prática. Você vai precisar de:
- 2 colheres de sopa de café recém-moído;
- 1 xícara de água quentes;
- 2 colheres de sopa de garapa ou caldo de cana.
Comece moendo os grãos. Isso pode ser feito em um moedor manual de café e em seguida, coloque no filtro ou cafeteira. Após isso, ferva a água e adicione as duas colheres de garapa. Use esta mistura para coar o café individual.
Outra forma de fazer esta receita, é deixar para adicionar a garapa apenas após o café estar pronto. Ou seja, usar o caldo de cana para adoçar. Então, depois basta servir e aproveitar.

Como fazer uma jarra de café garapa gelado?
Para fazer uma jarra de café garapa gelado você vai precisar de gelo e limão, além dos itens básicos. Assim, com poucos ingredientes você prepara esta bebida cultural para, por exemplo, um encontro à tarde com os amigos. Veja a seguir como é o passo a passo:
- 400 ml de café pronto para servir;
- 400 ml de garapa ou caldo de cana;
- 2 limões;
- gelo a gosto.
Comece preparando o seu café sem açúcar. Em seguida, deixe esfriar. Porém, caso queira acelerar o processo, coe cerca de 40g de café em 200 ml de água e reserve o restante para esfriar o café.
Após isso, coloque a garapa em uma jarra, adicione o café frio e o restante da água, se for o caso. Então, misture e adicione o suco dos 2 limões espremidos. Acrescente o gelo a gosto e sirva-se desta deliciosa e refrescante bebida.

Como fazer café garapa com pinga?
Para fazer o café garapa com pinga, ou pingado de Paraty é preciso apenas café, caldo de cana e uma boa dose de cachaça. Ou seja, esta é uma receita que também leva poucos ingredientes e é prática de fazer. Assim para esta receita os ingredientes são:
- 1 xícara de chá de garapa ou caldo de cana;
- 1\2 xícara de café de água;
- 10 colheres de chá de café moído;
- 40 ml de pinga ou cachaça.
Comece diluindo a garapa na água. Em seguida, leve ao fogo baixo até esquentar. Depois disso, use o caldo de cana diluído para coar o café da forma que preferir. Após isso, coloque a dose de pinga. Veja também como fazer café com whisky
Adapte a receita ao seu gosto pessoal
Por ser derivado da cana-de-açúcar, o café garapa pode apresentar uma doçura muito acentuada para alguns paladares. Contudo, lembre-se que é possível adaptar cada uma delas para seu gosto pessoal, reduzindo a quantidade da garapa, ou aumentando a água.
Quais são as variações do café garapa?
Existem duas variações bem conhecidas do café garapa, como o expresso. A primeira delas é utilizar a cápsula de café expresso com um limão tahiti ou siciliano.
Para o preparo, você vai precisar de 1 cápsula de café espresso, ¼ de xícara de caldo de cana quente, assim como uma rodela de limão.
Misture o espresso ao caldo de cana fervido e adicione algumas gotas de limão para dar um toque cítrico. Caso queira intensificar as notas cítricas da bebida, basta acrescentar gotas de limão.
Agora, se o sabor cítrico não agrada, experimente a segunda variação da bebida em uma versão menos doce. Muitas pessoas que já provaram a receita sugerem variações na proporção dos líquidos para se adequarem aos diversos paladares.
Tente, por exemplo, diluir o caldo de cana com proporção igual de água antes de ferver. Isso ajuda a equilibrar o sabor da bebida. Ajuste a receita de acordo com a preferência. Lembre-se de que é um café adocicado, uma vez que a garapa é base do açúcar.

Quais alimentos combinam com o café garapa?
Ele combina com diversos alimentos, como por exemplo os pães, assim como os salgados, como os queijos. Tal bebida tem sabor de história e é uma mistura saborosa e energética do café e do caldo de cana.
Embora seja uma receita desconhecida nos grandes centros urbanos, o café de engenho é fácil de fazer em casa com ingredientes frescos e de qualidade.
Não deixe de experimentar essa bebida única e versátil, e descubra novas formas de preparo, assim como diferentes combinações com alimentos.
Para tanto, a Bicafé tem à sua disposição um universo de cafés em cápsula para você. Conheça a loja virtual e escolha os próximos cafés que vão compor seu momento de energia do dia.
Um café de qualidade
Um café de qualidade, torna as suas receitas ainda mais saborosas e aromáticas. Então, cadastre-se na Bicafé e receba benefícios exclusivos da marca comprometida com a qualidade em toda sua cadeia de produção.
O que mais saber sobre o café garapa?
Veja, portanto, as dúvidas mais comuns sobre o assunto.
O que torna o garapa diferente de outras bebidas à base de café?
Ele se destaca pela combinação do sabor encorpado do café com a doçura natural do caldo de cana. Essa mistura cria uma bebida energética e nutritiva, diferente das versões adoçadas artificialmente.
É possível preparar garapa utilizando café espresso?
Ele pode ser feito com café espresso, resultando em uma bebida ainda mais intensa e aromática. O contraste entre o amargor do espresso e a doçura do caldo de cana realça os sabores.
Quais são os principais benefícios do garapa para a saúde?
Ele fornece uma fonte natural de energia, além de conter antioxidantes do café e minerais essenciais do caldo de cana, como ferro, potássio e magnésio, que auxiliam na disposição e no bem-estar.
Existem versões alcoólicas do café garapa?
Há variações que incluem bebidas alcoólicas, como o Pingado Paraty, que mistura garapa com cachaça, proporcionando um drink forte e aromático. Outras combinações podem incluir licores ou whisky.
O consumo de café garapa é ideal para todas as idades?
Apesar de ser uma bebida natural, ele contém cafeína, o que pode não ser ideal para crianças ou pessoas sensíveis ao estimulante. O consumo exige moderação nesses casos.
Deixe um comentário